As primeiras teorias da origem do Universo eram que o Universo havia sido criado por alguma entidade supranatural, ou então que ele era eterno. Quanto ao tamanho, achavam que o Universo era finito ou infinito, conforme a teoria.
Mas se o Universo fosse infinito e eterno, por quê a noite é escura? Com infinitas estrelas brilhando em infinitos pontos no céu, com certeza o céu deveria ser brilhante, mesmo à noite. Mas não é.
No início da década de 20, trabalhando com o espectro luminoso de galáxias distantes, Edwin Hubble descobriu que quanto mais longe a galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós. Esta é a definição mais simples da Lei de Hubble. Outras observações determinaram que não somos o centro do Universo, como poderia parecer, mas que qualquer observador, em qualquer ponto do Universo, vai observar a mesma coisa: todos os objetos se afastando dele. A explicação para isto é que na verdade os objetos estão sendo arrastados pelo espaço que está se expandindo. O Universo está em expansão.
Utilizando dados da Teoria da Relatividade, e mesmo da Física Quântica, os astrônomos construiram um modelo para explicar por quê o Universo está se expandindo. Imaginaram que houve algum tempo, no passado, em que as galáxias estiveram mais próximas, e que quanto mais você viaja em direção ao passado, mais próximas as galáxias estarão. Até que você chega à uma singularidade, ou ovo cósmico. Este ovo cósmico teria sofrido um processo de expansão muito rápida, que foi chamada de "Big Bang".
Bom, na verdade, os cientistas conseguem, com a Teoria do Big Bang, explicar praticamente toda a história do Universo, exceto pelos primeiros instantes. Conseguem demonstrar como surgiram a matéria, e quando esta matéria se aglomerou em nuvens de gases, quando surgiram as primeiras estrelas e galáxias, e como tem sido a vida do Universo nestes 13,7 bilhões de anos.
Mas a teoria do Big Bang não explica tudo. O primeiro instante deste ovo cósmico é um mistério, por que as leis da natureza que conhecemos não fazem sentidos neste primeiro instante.
Há uma solução matemática para isto, e é a Teoria das Cordas, mas são necessários mais experimentos e observações para encontrar algo que dê mais força a esta teoria.
2007-04-07 06:46:58
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
3⤊
1⤋
esses cientistas tam muito doido....
num sei oq é oq: a Bíblia diz uma coisa i os cientistas falam outra...
eu prafiro a teoria da Bíblia ...
2007-04-07 22:31:18
·
answer #2
·
answered by bruniuris 1
·
1⤊
2⤋
a resposta do César G é perfeita, a única coisa é que a ciência é dinâmica, se amanhã surgir uma nova teoria que responda o instante de Plank, pode mudar tudo, ou alguma coisa.
neste momento com o que conhecemos a resposta dada é perfeita.
2007-04-07 22:03:59
·
answer #3
·
answered by master 4
·
0⤊
2⤋
A teoria da grande explosão ou "Big Bang" diz que o Universo originou-se de um pequeno ponto chamado de "singularidade" de altíssima densidade e temperatura que se expandiu violentamente gerando todas as partículas e elementos conhecidos durante sua expansão . Atualmente estudos com emissão de raios cósmícos que foram emitidos nesse momento de explosão, comprovaram ainda mais essa teoria. com certeza outros usuários complementarão minha resposta .
2007-04-06 19:51:04
·
answer #4
·
answered by LsAlpha 4
·
0⤊
2⤋
My friend, esta malfadada teoria é pura especulação filosófica...De uma Grande Explosão e dos seus estilhaços surgiu nosso inteligente e exuberante Universo Cósmico!? Saiba também que o termo criação é errado, gera conceito falso, porque de Deus ou do Princípio tudo é emanação. Nada deriva do nada. Deus não cria coisa alguma, porém EMANA DE SI MESMO. Tudo deriva do UM ESSENCIAL e, por fim, tudo retorna ao UM ESSENCIAL.
2007-04-08 13:48:02
·
answer #5
·
answered by Hermes 6
·
0⤊
3⤋
existem varias teorias , mas uma que todos São de acordo, é que tudo começou no inicio
2007-04-08 12:49:58
·
answer #6
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
3⤋
A teoria quase consensualmente aceita atualmente é de que o Universo começou num ponto a partir de uma grande explosão. Essa teoria porém é uma mera hipótese e, apesar de estar de acordo com a teoria da expansão do Universo, experi~encias com radiação de fundo, modelo padrão de partículas, etc., tem muitos pontos falhos. Se quiser saber mais detalhes, o Livro "Repensando o Universo" (livraria Cortez) tem um capítulo que questiona o mito da expansão do Universo( e do Big Bang) e dá outra explicação.
2007-04-08 11:46:01
·
answer #7
·
answered by melao3 7
·
0⤊
3⤋
antes de existir esse universo já existia um universo e ele tinha uma magnetude muito grande atraindo em um só grande atómo e ele explodiu até criar outro espaço tempo e outro universo até seguir esse ciclo qualquer coisa que quebrar o espaço tempo pode avançar ou voltar no tempo
2007-04-07 22:55:27
·
answer #8
·
answered by matheus 3
·
0⤊
3⤋
O Big Bang tem a aceitação geral, mas... deixa muitas perguntas sem respostas.
Já viu os fogos no final de ano? Para que ocorra os efeitos, as figuras etc... tem que haver um artista e projetista. Agora, se olharmos para o universo, veremos uma ordem, leis que regem seu funcionamento. Ainda que o BB fosse verdade, será que poderíamos dizer que não houve nenhum projetista?
Falar que não havia tempo antes do bb é outra teoria, que não pode ser provada, pois a própria teoria do bb não pode ser nomeada de "fato cientificamente comprovado". Portanto, dizer que não havia espaço e tempo é "divagação científica". A "noção" de tempo, só faz sentido quando há movimento. t = d/v. ISSO É SIMPLÓRIO. Agora, como explicar que uma singularidade continha EXTREMO CALOR sem nenhum movimento? Se havia movimento, como não havia espaço? A TR (teoria da relatividade) não pode ser aplicada no "começo".
Cesar G!!!, você disse...
"...Mas se o Universo fosse infinito e eterno, por quê a noite é escura? Com infinitas estrelas brilhando em infinitos pontos no céu, com certeza o céu deveria ser brilhante, mesmo à noite. Mas não é...."
Esperar que o céu a noite fosse brilhante????
Uma estrela de magnitude aparente igual a -1,4 (Sirius) apresenta um nível de iluminação (iluminamento) igual a 0,000 01 lx. Nosso Sol, com m=-26,7, nos fornece um nível de iluminamento de 120 000 lx..
http://paginas.terra.com.br/educacao/astrofotometria/
O menininhos vão para suas aulinhas de física e já acham que podem sair explicando tudo. Ficam vendo a superfície e não se aprofundam. Simplesmente aceitam tudo que lhes dizem seus "mestres". Embora, não aceite todos os pensamentos de A. Einsten como "brilhantes", pelo menos vejo algo brilhante no que ele fez. Ele não aceitava tudo que lhe diziam. Isso é, de fato, BRILHANTE! Será que nossos futuros "físicos" serão estrelas ou serão somente o reflexo destas?
Wagner A.
2007-04-07 12:59:31
·
answer #9
·
answered by Wagner A 4
·
0⤊
3⤋
Um átomo explodiu! Até agora é a melhor explicação. O que existia antes não procede, já que o tempo também surgiu nesta grande explosão.
2007-04-06 21:03:22
·
answer #10
·
answered by Genio 5
·
0⤊
3⤋