English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As plantas são arbustos relativamente grandes, porem um dia aparece um galho com as folhas murchas e em uma semana + ou - estão totalmente secas. Eu retiro este galho e logo aparece outro na mesma situação. Desse jeito a planta vai se acabar aos poucos e eu não sei o que fazer. Quem tiver conhecimento do assunto por favor me diga o que devo fazer. Obrigado

2007-04-02 16:26:54 · 7 respostas · perguntado por Jose Moacir 1 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

7 respostas

Olá José

Sua planta não está com nenhum tipo de praga ou doença.
Apenas não está conseguindo absorver do solo a água que necessita. Para resolver o problema basta retirar a maior quantidade possível de terra ao redor de cada uma delas sem danificar as raízes e colocar uma terra nova sem fazer adubação. Após fazer a troca da terra regue bem durante tres dias. A recuperação será bem rápida.

Abraços

2007-04-06 11:26:02 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 1 0

Pela sua descrição fica claro de que sua Azaléia está sofrendo com a chamada "seca fisiológica", isto é, tem água mas a planta não consegue absorvê-la. Isso ocorre sempre que houver desequilíbrio de nutrientes no solo onde está plantada.
Solução:
Retire em torno dela o máximo de terra possível sem danificar as raízes. Isso feito, coloque um novo substrato substituindo a terra tirada. O ideal é utilizar substrato de boa qualidade (RendMax por exemplo) . Não efetue nenhum tipo de adubação. A Azaléia é uma planta rústica que não exige muitos cuidados. Muitos a matam colocando adubos em excesso.
Caso você não encontre em lojas de jardinagem o substrato sugerido, coloque terra arenosa para possibilitar uma boa drenagem.
Suas Azaléias irão adquirir uma nova vida!
Bjs

2007-04-05 10:54:54 · answer #2 · answered by Zena 5 · 2 0

azaleias e rododendros sao sensiveis as conchonilhas que passam de uma planta para outra com ajuda das formigas. elas retiram a seiva ematam o galho.retire da planta todos galhos contaminados e queimeos.na planta vc pulveriza 1 remedio chamado Decis , compre na agropecuaria.as regas devem ser regulares .

2007-04-06 14:24:32 · answer #3 · answered by vrfvvvvvvrf 1 · 0 0

não é normal o que está acontecendo,pode ser um pulgão ou coisa parecida mas é difícil dizer sem ver, verifique se não há por baixo das folhas um "pó" branco e se tem umas formigas miudinhas passando, se tiver coloque KAOTRINE você acha em farmácia veterinária e vem explicando como usar, cuidado é veneno

2007-04-03 20:32:41 · answer #4 · answered by DUCHINKA 4 · 0 0

Elas podem estar secando por vários motivos.Difícil dizer sem vê-las
Pode ser: falta de água; solo muito alcalino ou a
presença de fungos. Aconselho a tirar uma foto, pegar um dos galhos que estiver seco, um galho com folhas e levar numa agro veterinária. São essas lojas que vendem artigos de veterinária comoremédios,adubos, etc. para quem planta ou cria animais.Eles têm um técnico de plantão que poderá te auxiliar
Arquiteta paisagista

2007-04-03 19:20:06 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Procure um agrônomo e explique a ele o que ocorre.
Eu tinha um limoeiro no quintal de casa que apresentou o mesmo problema,o agrônomo disse que a muda já estava praguejada quando foi comprada. Também tive problemas com uma roseira,só que esta no caso secou por completo e morreu. Depois descobri que formigas haviam feito ninho no pé dela e estavam se alimentando da sua seiva.

2007-04-03 08:26:37 · answer #6 · answered by Rosana R 2 · 0 0

Família: Ericáceas
Origem: China e Japão
Porte: Atinge até 2 m. de altura
Floração: inverno e início da primavera
Propagação: estacas de galho
Luminosidade: sol pleno/meia-sombra
Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco

A azaléia, um arbusto da família das Ericáceas, tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo maciços em jardins, alegrando corredores e entradas mesmo plantada em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso. Outro segredo é que a azaléia é uma planta relativamente rústica e resistente: suporta com bravura certas condições bem adversas e, por isso, é muito usada em jardins e praças públicas, dando um toque de "vida" até mesmo nos canteiros das grandes avenidas de cidades como São Paulo, tão castigada do ponto de vista ecológico-paisagístico.
A variedade mais popular no Brasil é a Rhododendron indicum, que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, mas graças à intervenção humana, pode ser encontrada em inúmeras matizes chegando até ao vermelho brilhante.

Solo: Por ser um arbusto rústico, a azaléia adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produza uma florada exuberante, o ideal é cultivá-la usando a seguinte mistura de solo:
· 2 partes de terra comum de jardim
· 1 parte de areia
· 1 parte de composto orgânico

Luminosidade e regas: As azaléias não florescem dentro de casa e precisam de luz solar plena para crescerem bem. Para mantê-las em áreas internas, deixe as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela. O cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Adubação: Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes para a azaléia. Adube uma vez por mês com a seguinte mistura:
· 1 parte de farinha de ossos
· 1 parte de torta de mamona
Se for utilizar fertilizante químico, dê preferência para aqueles ricos em fósforo (o P da fórmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Ex: um NPK de fórmula 4-12-4.

Podas: Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaléias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.

Controlando problemas

Galhas - folhas e pétalas atacadas tornam-se espessas e deformadas apresentando, às vezes, manchas esbranquiçadas. As extremidades dos ramos também podem manifestar o problema, tornando-se "esgalhadas". Controle: Elimine as partes afetadas e utilize um fungicida do tipo Calda Bordalesa.

Oídio - A planta apresenta manchas esbranquiçadas na frente e verso das folhas e até no cálice da flor. Com o tempo, as folhas apresentam coloração cinza escuro e começam a cair prematuramente. Controle: Reduza a quantidade de água nas regas, isole as plantas atacadas ou suspeitas e faça pulverizações com fungicida em casos mais severos.

Seca de ponteiros - Apresenta-se na forma de uma podridão marrom escura, que se inicia na ponta do ramo e se espalha para baixo, atingindo a haste principal. Pode provocar até a morte da planta. Controle: Faça a poda dos ponteiros atacados e proteja o corte com uma pasta à base de oxicloreto de cobre.

Clorose - Toda a folhagem pode tornar-se amarela. Controle: Normalmente, o problema surge por deficiência nutricional. Deve-se observar a adubação correta, verificando se há carência dos nutrientes.

Ferrugem - Manchas semelhantes à ferrugem nas folhas acusam a presença de fungos. Controle: Aplique Calda Bordalesa
°°°

2007-04-02 23:50:50 · answer #7 · answered by Cesinha ♂ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers