Tolerância "ZERO" é igual a intolerância "CEM".
Apesar da impunidade e da falta de rigor ser um problema agravante da violência no nosso país, recorrer somente aos "rigores da lei" como a solução, seria uma ilusão.
As causas da violência no Brasil estão em geral ligadas a fatores mais complexos, que exigem soluções tanto ou mais complexas do que apenas medidas pontuais como estas.
Hoje em dia o crime não é mais exclusividade das principais metrópoles brasileiras, cidades pequenas e médias também já sofrem com este tipo de problema. Esse fato evidencia claramente que estamos nos referindo a um fenômeno endêmico, onde cujo as causas verdadeiras vão muito além de problemas estruturais tradicionalmente mencionadas como êxodo rural, incapacidade de absorção de mão-de-obra pelos grandes centros ou falta de planejamento urbano.
A "causa-mor" é o gigantismo do nosso Estado, que arrecada de mais e investe de menos. Se investe de forma deficiente, necessidades básicas como infra-estrutura e educação acabam ficando em estado precário. Sem essas bases, o país é impossibilitado de crescer e se desenvolver a ponto de gerar empregos suficientes para os habitantes. Faltando empregos, sobram motivos para o surgimento de mazelas.
O único meio de se resolver seriamente essa questão é oferecendo oportunidades em maior escala que a demanda por empregos, e para esse fim, só com o país crescendo pra valer. Salvo raras exceções, praticamente ninguém se arriscaria a entrar para a vida do crime se tivesse chances de construir uma carreira digna pelo caminho honesto.
O problema da violência é, portanto, somente um reflexo da falta de oportunidades existentes no Brasil. Para se superar esse problema, seria preciso que o governo construísse um ambiente econômico onde o desenvolvimento do capitalismo e da "criação" de oportunidades fosse mais favorável.
Ou seja, um ambiente diferente do de "ideário terceiro-mundista" que reside hoje ENRAIZADO na nossa sociedade.
Acho que é isto.
Abraços.
2007-03-29 14:23:55
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
4⤊
0⤋
se começasse pelos deputados e senadores eu concordaria.
2007-03-29 17:37:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Alguns prefeitos corajosos que tomaram algumas medidas, tais como o fechamento de bares e similares à meia-noite ou uma hora, viram cair significativamente os índices de criminalidade em suas cidades. E os prefeitos são apenas uma gota d'água no mar de autoridades que (des) mandam nesse país, eles só podem tomar medidas administrativas no âmbito de seus municípios. Já pensou se houvesse vontade política a nível estadual e federal, onde ia parar a bandidagem? É por isto não me canso de falar, que tem muita gente lucrando com a violência urbana e muito mais gente que não tem interesse em acabar com ela.
2007-03-29 17:28:35
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
A única coisa que iria diminuir subtamente a queda da criminalidade no Brasil é uma Reforma na Educação e uma Constituição mais rigorosa....
2007-03-29 17:22:50
·
answer #4
·
answered by Boitata 3
·
2⤊
0⤋
.
Estava lendo as respostas acima e ninguém apresenta algo que seja rapidamente aplicável e com retorno rasoável.
O Brasil está gastando uma importância muito alta em programas sociáis. O retorno não justifica 20% do aplicado.
Donde se concluí que não está sendo bem administrado
Deve estar existindo muito desvio de verbas ou essa verbas estão chegando em mãos erradas. Todo programa social sempre será assim, cheio de distorções.
80% desse valor poderia estar sendo aplicado em educação o que seria melhor para toda a sociedade.
Quanto a nossa polícia (pelo menos a da minha cidade, SP) vém fazendo um bom trabalho diante do mar de impunidade em que estamos envolvidos.
As pessoas criticam a polícia, mas o ponto fraco é o Judiciário. A justiça se torna branda, lenta e arbitrária.
Nada resolve a polícia prender um criminoso, a justiça julgalo a digamos 20 anos de reclusão e dentro de 3 ou 4 anos a mesma justiça o coloca de volta às ruas.
Ressocialização de detentos sem trabalho?
Sem orientação?
IMPOSSÍVEL.
O sistema penal é custoso porque o sustemos na totalidade. Presos de menor periculosidade deveriam trabalhar na construção das próprias penitenciárias, deveriam estar assentando trilhos de trem, quebrando pedras.
Há, mas precisamos de educação!
CLARO QUE PRECISAMOS!
Educação ajuda? Sim ajuda e devemos aprimorar a educação, mas só ela muito pouco altera a criminalidade
Não devemos misturar as coisas. Educação boa ou ruim, o governo sempre colocou para a sociedade.
A índole do indivíduo muito poco se altera por ele ter mais ou menos conhecimento de química.
Tanto é verdade que estamos presenciando notícias de muitos crimes causados por jovens de formação superior inclusive das classes média e alta. (O que vém a provar que falta de recursos econômicos faz parte, mas também não é tão vital)
Crimes hediondos e assassinos reincidentes deveriam ser punidos com a morte.
Tráfico de drogas deveriam receber penas terríveis, pelo menos 30 anos completos e com trabalho forçado.
Não deveria exisitir presídios diferênciados e nem regime semí aberto. Isso é fabrica de bandidos.
Punição para qualquer tipo de crime independente de idade.
Pequenos crimes como vandalismos, consumo de drogas, pixação, deveriam ser punidos com trabalhos à comunidade, tais como limpeza de bueiros, galerias, rios, reformas de creches e escolas. Essas punições fazem o cidadão se recompor e são ressocializantes.
2007-03-29 21:42:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se decretar tolerancia zero e todo vagabundo ladrão for preso, quem vai ficar para governar essa zorra?
2007-03-29 21:10:38
·
answer #6
·
answered by xerxes 3
·
1⤊
0⤋
Caro amigo
Seria bom se as leis fossem mudadas ao nosso gosto.
Felizmente, não são!
O 'Código Penal' sofreu em época recente alguns reajustes e muitas emendas tramitam no Congresso Nacional com objetivos idênticos.
Nós temos a tradição e cultura formada ao longo de mais de 500 anos. Seria difícil mudá-las do dia para a noite.
Por outro lado, é sabido que violência gera violência.
A tolerância ZERO daria aos maus policiais oportunidade para implementar ações que poderia atingir culpados e inocentes.
O Brasil enfrenta problemas sérios, muito além da simples mudança das Leis e torná-las mais rigorosas.
O problema da criminalidade é um problema social, de educação e saúde.
O que poderemos esperar de crianças desprotegidas que nascem em guetos? O que essas crianças esperam da sociedade? Qual os privilégios que recebem da sociedade?
A primeira resposta é a entrada no mundo da criminalidade. Quantas favelas ou guetos proporcionam saúde, educação e alimentação para essas crianças, atraves de ações públicas? (...) Porém, os traficantes são os benfeitores e protetores nesses lugares. Porisso, o encobertamento deles pela população residente.
Nada! É a resposta para a segunda pergunta. A sociedade brasileira é preconceituosa. Basta uma criança dizer que é moradora de um determinado local para ser taxado de traficante, maconheiro e tantas outros apelidos.
Tudo em nosso país é dificuldado para o menos 'sortudo' socialmente. São escolas públicas de péssimo nível, professores sem remuneração condizente, cadeias superlotadas e com vícios seculares, bandidos formados em presídio, e tantas outras questões.
Esses são os problemas e todos sabem. Falta vontade e ação política de quem pode e deve para resolvê-los. Também temos que dar a nossa contribuição! Será que damos?
Na internet, um veículo sensacional para a criação de fóruns para ajudar quem tem poder para melhorar a qualidade da população, está super congestionada de jovens, senhoras e senhores, discutindo o vestido que a Siri, usou na Argentina ou com quem será a primeira noite do Alemão depois que ganhar (todos já sabem desde fevereiro) o BBB.
Assuntos sérios? Só nos sites institucionais!
Nos blogs, flogs, etc. que foram criados para fazer os internautas interagirem entre si -somente tratam de assuntos pessoais, novelas e celebridades. É cultura, como disse antes.
Se estivessem na internet pesquisando e colaborando com as autoridades, muitos dos nossos problemas não existiriam e nem de policiais precisaríamos.
Não podemos mudar o mundo e nem fechar os olhos para os problemas! O que fazer?
Tua pergunta denota o interesse por um tema polêmico e atual, logo transforma-se em mais uma solução que somadas a tantas outras, quem sabe, ajudarão nosso país a enfrentar as situações adversas.
Não concordo com nenhum tipo de intolerância.
cordialmente
thiago augusto
Nota: Creia, não tenho tendências para a esquerda, direita ou centro. Não acredito em tendências e, como você, gosto de futebol, praia, balada, orkut, shopping, um bom fime, assim como, também gosto de discutir temas relevantes sobre o nosso país. Só contribuindo, poderemos exigir!
2007-03-29 19:59:22
·
answer #7
·
answered by thiago augusto 5
·
1⤊
0⤋
se o governo adotasse tolerância zero com a criminalidade, teriam que prender os próprios governantes.
2007-03-29 18:13:48
·
answer #8
·
answered by Nana 5
·
1⤊
0⤋
Acredito que sim,mas seria necessário construir dezenas de prisões.
2007-03-29 17:53:08
·
answer #9
·
answered by rami 7
·
1⤊
0⤋
Jamais isso pode ser adotado em nosso pais,,,, pense bem se caso isso venha a ser lei.... primeiro, nossas policias estão preparados para isso? Um policial passa talvez seis meses se preparando para sair as ruas no Brasil... coloca um 38 em sua cintura e o mande para as ruas... que vc acha... agora imagina se ele tem condições e preparo para tolerância zero... vai sair atirando até em gato dormindo na janela de casa... Tem que haver um revolução no preparo dos policiais neste sentidos...Nos EUA os policiais são altamente preparados, e ganham acima de $7.000 ou bem mais, tem incentivo e são respeitados...
2007-03-29 17:30:35
·
answer #10
·
answered by tempestade_h333 5
·
2⤊
1⤋