English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Existem muitos motivos que podem levar uma pessoa para o mundo das drogas. Mas e quando essa pessoa aparentemente não tem preocupações ou carências com que se preocupar? Muitas vezes uma vida estável e também a fama não são capazes de afastar alguns ricos e famosos da tentação dos vícios. Na verdade, o próprio meio social em que vivem, cheio de “badalação e glamour”, pode atraí-los para isso.

Nem mesmo os mais abastados estão livres de enfrentar dramas pessoais que podem trazer para eles qualquer tipo de carência. E esse pode justamente ser o caminho que os levará a se perderem, na tentativa de acharem a solução “mais fácil”. A riqueza e a fama trazem podem trazer a abundância, mas uma personalidade fraca pode não suportar os prós e os contras que a vida apresenta.

2007-03-28 20:00:16 · 4 respostas · perguntado por @... 5 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

4 respostas

Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.
Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom.
Todo usuário e principalmente sua família têm arcado com as consequências decorrentes desse tipo de busca de prazer.
Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio.

Caminhos disponíveis

1. Do medo - Os jovens não se aproximarão das drogas se as temerem. Para se criar o medo, basta mostrar somente o lado negativo das drogas. Pode funcionar para crianças enquanto elas acreditarem no adultos.

2. Das informações científicas - Quanto mais alguém souber sobre as drogas, mais condições terá para decidir usá-las ou não. Uma informação pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa.

3. Da legalidade - Não se deve usar drogas porque elas são ilegais. Mas e as drogas legais? E todas as substâncias adquiridas livremente que podem ser transformadas em drogas?

4. Do princípio moral - A droga fere os princípios éticos e morais. Esses valores entram em crise exatamente na juventude.

5. Do maior controle da vida dos jovens - Mais vigiados pelos pais e professores, os jovens teriam maiores dificuldades em se aproximar das drogas. Só que isso não é totalmente verdadeiro. Não adianta proteger quem não se defende.

6. Do afeto - Quem recebe muito amor não sente necessidade de drogas. Fica aleijado afetivamente que só recebe amor e não o retribui. Droga é usufruir prazer sem ter de devolver nada.

7. Da auto-estima - Quem tem boa auto-estima não engole qualquer "porcaria". Ocorre que algumas drogas não são consideradas "porcarias", mas "aditivos" para curtir melhor a vida.

8. Do esporte - Quem faz esporte não usa drogas. Não é isso o que a sociedade tem presenciado. Reis do esporte perdem sua majestade devido às drogas.

9. Da união dos vários caminhos - É um caminho composto de vários outros, cada qual com sua própria indicação. Cada jovem escolhe o mais adequado para si. Por enquanto, é o que tem dado os resultados mais satisfatórios.

10. Da Integração relacional - Contribuição para enriquecer o caminho 9. Nesse trajeto, o jovem é uma pessoa integrada consigo mesmo (corpo e psique), com as pessoas com as quais se relaciona (integração social) e com o ecossistema (ambiente), valorizando a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a ética e a cidadania.
(Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba. Editora Gente, 6ª edição)

2007-03-28 20:37:41 · answer #1 · answered by elidarolim 4 · 0 0

Basta ter personalidade, é dizer que não vai usar e pronto. Pq os mais abastados, em vez de usar drogas, não usam essa força pra, por exemplo, ajudar as pessoas que precisam em vez de ficar fazendo m.e.r.d.a. por aí como sempre vemos?
Se ainda fosse pobre não diria nada, pois eles acham que as drogas os tiram do mundo de dor em que eles vivem por um determinado tempo, mas rico fazer isso? Comendo do bom e do melhor? Mulheres mil pra sair? Muitos manés desses dizem que não tem amor dos pais ou da amada, por isso se drogam; ah, fala sério, tem é que enfiar a porrada num p.u.t.o. desses!

2007-03-28 22:29:01 · answer #2 · answered by ZikZira 7 · 0 0

A vida é provação a que todos estamos expostos, o "céu" e o "inferno" é opção de cada um!

2007-03-28 20:14:26 · answer #3 · answered by cotamalanje 4 · 0 0

qual a pergunta, afinal?

dizem q há um gene q predispõe ao vício....

2007-03-28 20:04:50 · answer #4 · answered by Betinha 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers