Evolução você sabe o que é,evoluímos todos os dias.O ser humano vem evoluindo a alguns milhares de anos, e com ele, evolui todas as ciências.
A economia não podia ficar para traz, ela é o medidor de todas as conjunturas que levam conta, a renda dos cidadãos, das cidades, dos Estados, das Nações.
Com a evolução do ser humano, a ciência econômica, também vai se desenvolvendo, quer seja com a criação das empresas de economia aberta, que colocam suas ações na bolsa,e assim por diante.
Deu para entender, de forma bem simples.?
2007-03-30 12:20:06
·
answer #1
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Wikipédia possui o
Portal de economia
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Economia - Existem muitas maneiras de conceber a economia como um ramo do conhecimento. Para os economistas clássicos, como Adam Smith, David Ricardo ou John Stuart Mill, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). Por outro lado, para os autores ligados ao pensamento econômico neoclássico, a economia pode ser definida como a ciência das trocas ou das escolhas. Neste caso, para seguir a definição proposta por Lionel Robbins, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. Segundo os economistas austríacos, especialmente Mises, a economia seria a ciência da ação humana proposital para a obtenção de certos fins em um mundo condicionado pela escassez.
A palavra economia deriva do grego oikonomía: oikos - casa, moradia; e nomos - administração, organização, distribuição. Deriva também do latim oeconomìa: disposição, ordem, arranjo.
Índice [esconder]
1 Escolas de pensamento
2 Abordagem macroeconômica versus abordagem microeconômica
3 Economia normativa versus economia positiva
4 História
5 A evolução da economia como ciência
6 Lista de economistas famosos
7 Conceitos
8 Tipos de produção
9 Ver também
10 Ligações externas
[editar] Escolas de pensamento
Ao longo da história do pensamento económico co-existiram diferentes linhas de pensamento, entre as quais podem ser listadas: a economia política clássica (corrente dominante no mundo anglo-saxão até o final do século XIX), a economia marxista, a escola neoricardiana, a escola keynesiana e a economia neoclássica. Esta última é a corrente hegemônica desde a década de 1980, mas pode ser dividida entre diferentes grupos, como a escola Walrasiana, a escola de Chicago, a escola austríaca, etc.
[editar] Abordagem macroeconômica versus abordagem microeconômica
A abordagem macroeconômica estuda o comportamento dos grandes agregados econômicos como o produto interno bruto (PIB), o consumo privado (CP), a taxa de desemprego (TD), a taxa de juro (SELIC) e consumo público. Através desta abordagem, os economistas tentam estabelecer relações entre estas variáveis para compreender e prever os efeitos de intervenções nessas variáveis sobre o futuro da economia. Um dos primeiros economistas a utilizar agregados estatísticos em suas teorias foi Keynes, considerado o fundador da macroeconomia.
A abordagem microeconômica valoriza a forma como os indivíduos reagem a incentivos, como a informação circula na economia e como estes microeventos se refletem nas variáveis macroeconômicas. Historicamente, as primeiras teorias econômicas eram microeconômicas, e explicavam as variáveis macroeconômicas com base na ação individual dos agentes econômicos.
A análise microeconômica se desdobra no estudo dos seguintes conjuntos: Teoria do Consumidor, Teoria de Empresa, Teoria de Produção e Teoria de Distribuição
[editar] Economia normativa versus economia positiva
A economia normativa é uma abordagem que procura determinar como se pode manipular a economia para atingir determinados objetivos específicos. Normalmente, o que se pretende é atingir um determinado padrão de distribuição de riqueza. A economia normativa pressupõe uma tomada de posição ética em relação à realidade.
A economia positiva é uma abordagem que não tem preocupações éticas e que se limita a determinar os fatos tal qual eles existem.
Os defensores da economia positiva defendem que os economistas devem se preocupar essencialmente em determinar os fatos e que esta tarefa é por si só, extremamente difícil. Defendem que qualquer tentativa de manipular a economia, através do uso de coerção, está condenada ao fracasso por desconhecimento dos fatos econômicos e por consequências em relação a anulação de incentivos em relação a produção.
2007-03-29 04:18:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋