English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-28 12:27:15 · 13 respostas · perguntado por Diêgo 2 em Artes e Humanidades Filosofia

13 respostas

MANDALA

Mandala é uma palavra Sanscrita para círculo de cura ou mundo inteiro. É uma representação do universo e de tudo que há nele. Khyil-khor é a palavra Tibetana para mandala e significa "centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita". Os círculos sugerem totalidade,unidade, o útero, completude e eternidade.
Elas não representam uma estranha realidade, e sim, um mundo iluminado que sempre existiu que é revelado quando as manchas da raiva, apêgo e ignorância são transformados. Paradoxalmente estes mundos iluminados são construídos das mesmas energias que nós, em nossa visão dualística, percebemos como raiva, apêgo e ignorância, mas no estado iluminado, inabalável, são vistos como força, compaixão e sabedoria. Portanto, mandalas são projetos arquitetônicos ou vistas aéreas de palácios celestiais constuídos de conceitos iluminados.
As Mandalas no Budismo Tibetano
Monges Tibetanos criam estas imagens arquetípicas para nos lembrar do ciclo de vida e morte. No Tibet, o processo de se criar uma mandala é tão importante quanto a mandala em si. Leva-se anos de preparação e treinamento para se ganhar a habilidade e conhecimento apropriado para pintar uma mandala. Mesmo quando se está apto para pintar, ainda é feito uma meditação de três dias antes que se dê as primeiras pinceladas.
Existem muitos tipos de mandala no Tibet tais como a "transmutação de forças demoníacas" e "fortalezas cósmicas". As primeiras são reconhecidas por suas imagens de fogo sinistras, dragões e guerreiros onde se tem a impressão geral de dinâmica ou movimento de energias. As "fortalezas cósmicas"criam um visual de paz, de lugar seguro, repleto de deuses, deusas lotus e figuras angelicais que possuem a função de nos proteger e nos abençoar a medida que nos sintonizamos com o nosso próprio ser interior, aquele centro dentro de nós mesmos.
As mandalas de areia são um tipo especial de se fazer mandalas desenvolvido por monges Budistas Tibetanos. Com padrões intrincados que refletem os vários tipos de compreensão, são criadas em uma superfície plana com areia fina colorida afunilada através de um fino tubo de metal, criando estas formas circulares em três dimensões. Elas podem ser apreciadas por sua beleza, pela variedade de cores e imagens intrincadas e detalhes meticulosos. Antigamente no Tibet era usada a areia moída de pedras coloridas para se fazer as mandalas. Hoje, pedras brancas são moídas e depois tingidas com guache opaco para produzir os tons fortes encontrados nestas pinturas de areia. As cores básicas são azul, vermelho, amarelo e verde com três tonalidades - o escuro, médio e o claro - num total de 14 cores.
A construção destas mandalas é um ritual que pode demorar até um mês com um ou dois monges devotando os seus dias nesta experiência meditativa. O desenho é ritualmente preenchido com areia colorida durante dias e depois é destruído pelo vento ou varrido para representar a impermanência da vida. A areia que se torna abençoada através do processo de feitura da mandala é tida para beneficiar a terra ou rios onde ela é jogada. Os Tibetanos acreditam que uma mandala de areia contém o conhecimento para se adqüirir iluminação dentro desta vida.





Mandalas no Ocidente

Existe também uma tradição de círculos de cura no Ocidente. Um simbolismo poderoso pode ser observado nas pinturas nativas do índio Americano, nas rodas medicinais e escudos de guerra. As rodas medicinais representamo universo, mudança, vida, morte, nascimento e aprendizagem. O grande círculo é a hospedaria de nossos corpos, nossas mentes e nossos corações. Apesar de existir muitos paralelos com as mandalas Tibetanas, os nativos Americanos nunca usaram a palavra para descever seus próprios círculos sagrados.
Na Europa, as mandalas Herméticas, apesar de desenhadas linearmente, podem ser também circulares. Simbolismos da Alquimia, Kabbalah, geometria e numerologia possuem um papel importante na criação e desenho destas.

A arquitetura das catedrais góticas nos mostram um outro caminho para a iluminação os vitrais rosáceos foram construídos nos tempos da praga e da guerra. Como mandalas, eles eram construídos para ser um símbolo de iluminação do espírito humano. Sentando-se no escuro e contemplando a luz que vaza através dos desenhos inspirados nos proporcina uma experiência poderosa e reveladora.






Jung e as Mandalas
Foi Jung quem nos chamou a atenção desses desenhos circulares percebido por ele enquanto estudava religião Oriental. Ele percebeu que seus clientes experienciavam estas imagens circulares como "movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a idéia de um refúgio seguro, de recociliação interna e inteireza". Para Jung as mandalas são vasos ou embarcações na qual nós projetamos nossa psique que retorna a nós como um caminho de restauração. Ele reconheceu que figuras arquetípicas (símbolos universais) de várias culturas podiam ser identificados nesta expressão espontânea do inconsciente. Os círculos são universalmente associados com meditação, cura e o sagrado que podem funcionar como chaves para os mistérios de nosso reino interior, que se usados para esta finalidade podem nos levar de encontro com os mistérios de nossa alma.

2007-03-28 14:07:51 · answer #1 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

diego as mandalas que eu vi que constavam de circulos concentricos cercados de quadrados concentricos, segundo me informaram serviam para a meditação.
o significado delas é que partindo do centro para as extremidades teríamos a nossa insignificancia perante ao universo nos trazendo a humildade a resignação perante as armadilhas do mundo. e indo em direção das extremidades para o centro seriam todas as situações duvidosas que passamos até no circulo central se encontra a verdadeira luz, da sabedoria da verdade ou o karma que é a ausencia de todos os desejos tanto os bons como os ruins.
saudações gordo

2007-03-28 13:43:32 · answer #2 · answered by gordo 4 · 1 0

Poxa...como é bom falar de mandalas,já que eu sou apaixonada por esses desenhos,tão apaixonada que tatuei uma nas minhas costas. Bom...as mandalas são representações esquemáticas do cosmo ou dos mundos ideais.Originadas na índia,são um traço essencial da prática da meditação,em que o praticante aprende a visualizar os vários reinos de Buda.Acredita-se que sejam poderosos centros de eneergia psíquica.São praticamente rituais particulares de meditação.Pode-se dizer que a mandala é a religião budista transformada em arte.
Um abraço...

2007-03-28 13:03:01 · answer #3 · answered by *Mistik* 4 · 1 0

Olá, Boa noite!


Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.

Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.

Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.

Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia. Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.

O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.


Espero ter ajudado!
Abraços.

2007-03-28 13:00:17 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Mandala é uma palavra Sanscrita para círculo de cura ou mundo inteiro. É uma representação do universo e de tudo que há nele. Khyil-khor é a palavra Tibetana para mandala e significa "centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita". Os círculos sugerem totalidade,unidade, o útero, completude e eternidade.

2015-04-05 06:19:02 · answer #5 · answered by Camille 1 · 0 0

MANDALA É UM SÍMBOLO MÍSTICO DO UNIVERSO OU DA VIDA NUM TODO,SUA ORIGEM É ORIENTAL OU NO OCIDENTE
POR UM FOI APLICADA POR NATIVOS AMERICANOS.
[ MANDALA, CÍRCULO]

2015-01-18 06:49:07 · answer #6 · answered by Francisco de Paula 1 · 0 0

Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia

2014-09-14 10:32:24 · answer #7 · answered by Welter 1 · 0 0

A mandala nada mais é do que um campo de força, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores possuem poderes vibracionais atuantes.

“Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera e essa modificação é sempre muito positiva”, explica Celina Fioravanti no livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.

Partindo do princípio que tudo começa no nosso campo vibracional e, portanto na nossa mente, e que todas as nossas decisões são tomadas com base no que sentimos e pensamos é que concluímos que o melhor é que estejamos equilibrados e vibrando na melhor sintonia possível para que tenhamos sucesso. E é aí que as mandalas entram como nossas aliadas já que elas são capazes de mudar nosso padrão vibracional.

Sendo assim, podemos usar a força da mandala para mudar nossa energia, desbloquear nossos Chakras, equilibrar nossa numerologia e de nossa casa, harmonizar as áreas de acordo com o feng shui e assim alcançarmos os nossos objetivos, sejam eles espirituais ou materiais.

Escolha sua mandala segundo aquilo que você quer e precisa potencializar em sua vida. Com certeza será uma experiência maravilhosa, eu prometo.

Como usar as mandalas :

Use as mandalas para desbloquear os Chakras harmonizando assim sua vida e saúde, para promover o desenvolvimento pessoal, para potencializar as áreas da sua casa de acordo com o feng shui, para equilibrar sua numerologia, a numerologia de um endereço, bem como a de uma empresa e assim atingir os seus objetivos.

Escolha sua mandala segundo aquilo que você quer e precisa potencializar em sua vida
Veja mais aqui:
http://www.dhonella.com.br/mandalas
http://www.dhonellalojavirtual.com.br/57-produtos-com-mandalas

2014-04-21 07:33:55 · answer #8 · answered by Márcia 2 · 0 0

O Mandala é um símbolo de inclusão, completude, totalidade e harmonia.
Digo "o" mandala porque é assim mesmo, a palavra é sânscrita e é masculina.

2007-03-28 13:22:42 · answer #9 · answered by tubalcain1733 7 · 0 1

MANDALA

Mandala é círculo mágico;
Mandala é ponte para dimensões superiores;
Mandala é caminho a percorrer;
Mandala nos revela nosso Eu;
Mandala nos leva ao nosso centro;
Mandala nos leva a nossa Essência;
Mandala nos leva a Fonte Divina;
Mandala é energia e movimento;
Mandala é totalidade, integração e harmonia;
Mandala é o começo, o percorrer, o fim e o começo;
Mandala é morte e renascimento.

2007-03-28 12:34:35 · answer #10 · answered by maria celia mg 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers