English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Existe um filme chamado "hipnose", querelata a "esquisofrenia" de um médico, que ao invocar seu "avatares" repete o tempo todo: "paligênese..." além de tocar com o indicador os demais dedos da mão com uma rapidez extraordinária?
Por ventura alguém tem uma resposta séria para essa indagação?
Eu conheço os termos, porém gostaria de obter mais informações?

2007-03-28 11:08:25 · 5 respostas · perguntado por Lyndsey 2 em Artes e Humanidades História

5 respostas

A palavra reencarnação (renascimento, ressurreição) é em Grego “paliggenesia”, em Português palingenesia ou paligênese. Deriva-se de duas palavras gregas: “palin”, de novo, e “gênesis”, nascimento. Significa a ação de renascer, ressurgir, surgir de novo. O Concílio Ecumênico de Constantinopla (553) condenou a doutrina de Orígenes da preexistência da alma, com relação à fecundação do corpo. Sem essa preexistência, não pode haver reencarnação. Mas não ficou esclarecido se a condenação é para toda a espécie de preexistência ou só para a que afirmava que as almas pecaram no céu, e que, por isso, teriam sido mandadas para a Terra por castigo de Deus (nosso livro: “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência” (Ed.Martin Claret).
Jesus foi ressuscitado por Deus (At 5,30), que nos ressuscitará a todos, também. A ressurreição não é, pois, um privilégio só para Jesus. E ela é do espírito e perispírito, inclusive a de Jesus. “...morto, sim, na carne, mas ressuscitado no espírito” (1 Pedro 3,18, e 1 Co 15,44). ”. E o espírito tanto ressuscita no mundo espiritual, como na carne (reencarnação), até que ressuscite em definitivo no mundo espiritual, de outras dimensões.“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá...”(Ap.3,12). E é isso o que querem dizer os teólogos cristãos, quando afirmam que Jesus nos precedeu! As aparições Dele são materializações, de que há vários outros exemplos bíblicos. Os anjos, além de se materializarem em episódios bíblicos, a exemplo de Jesus, até comiam também (Gn 19,3). E vemos esses fenômenos de materializações em todas as culturas, comprovados por grande número de cientistas renomados.
A confusão com a ressurreição do corpo físico ou da carne veio da corporeidade ou corporalidade da alma aceita por muitos padres da Igreja Antiga: São Basílio, São Gregório Nazianzeno, São Cirilo de Alexandria, Bernardo, Stº Ambrósio, Evódio (bispo de Uzala), João de Tessalônica, Tertuliano etc. (Abrahm, liv. 2, parágrafo 58, Edição Beneditina, 1686, citação de vários autores, entre eles Leon Denis, “Cristianismo e Espiritismo”, págs. 312). Mas a corporalidade da alma, aceita hoje também pela Igreja, nada mais é do que o perispírito da Doutrina Espírita, o qual é constituído de matéria muito sutil. O perispírito acompanha o espírito. E é por meio do perispírito que o espírito se manifesta. E tem ele vários nomes nas diversas culturas: Ochema, eidolon, somod, ferouer, lúcido, etéreo, aura, corpo sidéreo, ka, aromático, corpo astral, corpo bioplasmático (russo) ,“Corpo Espiritual” (de São Paulo) e “Perispírito” (de Kardec). “Se a alma não tivesse corpo, a imagem dela não teria a imagem de corpos” (Tertuliano). O perispírito (corporalidade) foi pesquisado pelos cientistas, que se tornaram espíritas: William Crokes, descobridor dos Raios Catódicos, da energia radiante, e isolador do tálio, “Pesquisas sobre os Fenômenos Espíritas”; Russell Wallace, “O Moderno Espiritualismo”; Aksakof, “Animismo e Espiritismo”; Charles Richet, Prêmio Nobel de Medicina; Gustave Geley etc. Já as ressurreições bíblicas, na verdade, foram de epilépticos. Por isso Jesus dizia sobre as pessoas que ressuscitava, aparentemente mortas, que elas dormiam. Mais tarde, é óbvio, é que elas morreram de fato. E a subida de Elias vivo em um veículo espacial confundiu também muito os teólogos sobre a ressurreição. Eles concluiram que ele foi de alma e corpo para o mundo espiritual. Mas ele ficou ainda na Terra, pois Jeorão, depois, recebeu dele uma carta (2 Crônicas 21, 12).
Se ressurreição (palingenesia) é a ação de retorno nosso à vida, essa ação de retornar só pode ser feita pelo sujeito, o espírito vivo, jamais pelo corpo morto, que é pó. “A carne para nada aproveita!” (Jo 6,63).
Autor de “A Face Oculta das Religiões” (Ed. Martin Claret). E-mail: escritorchaves@ig.com.br

2007-03-28 12:14:26 · answer #1 · answered by maria celia mg 5 · 0 0

Não posso afirmar 100% mas posso afirmar 99% que o que o médico queria dizer é "Retorne, volte, viva de novo!"

Sou espírita, e sei que assim como muitos filmes relatam perfeitamente o que aprendemos, outros desviam um pouco e com razão, porque são filmes comerciais e não religiosos.

Eu não assisti "Hipnose" porém vamos tentar descobrir juntas:

A etimologia da palavra é Palin= Novo e Genesia= Retorno, renovação, voltar ou seja reencarnar e Avatar = Nome dado a diversas reencarnações ou transformar, fazer metamorfose.

Palingenese é uma doutrina conhecida desde a mais remota antiguidade, identificada pelos gregos, é a mais coerente e lógica resposta aos problemas humanos: Morais, físicos, sociais, econômicos, raciais...portando ela é intimamente ligada a doutrina reencarnacionista pois sabe que somente através dela os problemas dessa ordem serão resolvidos.

Devido as explicações acima cheguei a essa conclusão.

Caso goste desses tipos de filmes que esclarecem sobre a doutrina espírita, é só me enviar um e-mail e pedir uma relação com filmes dizendo o que eles abordam!

Espero ter colaborado!
beijos

2007-03-28 18:41:46 · answer #2 · answered by Vendo a Vida Colorida 4 · 1 0

Michaelis Moderno Dicionário Inglês-Português (English-Portuguese)

palingenesis
[pælind'enəsis] n palingenesia:
renascimento, regeneração.
metempsicose.
Biologia; a reprodução de caracteres ancestrais, sem alteração.

Um abraço!

Encontrei em inglês, veja se é isto.

2007-03-28 18:18:37 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 0

A palavra reencarnação (renascimento, ressurreição) é em Grego “paliggenesia”, em Português palingenesia ou paligênese. Deriva-se de duas palavras gregas: “palin”, de novo, e “gênesis”, nascimento. Significa a ação de renascer, ressurgir, surgir de novo.
Acho q é isso!bjs

2007-03-28 20:57:28 · answer #4 · answered by Millena :D 3 · 0 0

A única coisa q sei sb o assunto é q esse é o nome dado à elevação d temperatura das rochas magmáticas na crosta terrestre.
É relativo a petróleo.
Ñ me lembro de mais nada, infelizmente. Poderia, no filme, referir-se a algo em ebulição, fervendo.
Bjs da Araguaia.

2007-03-28 18:20:05 · answer #5 · answered by Araguaia 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers