English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-28 07:50:56 · 14 respostas · perguntado por Wishzinha' 3 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

14 respostas

O universo das Gueixas,mulheres artistas,que se dedicam a
agradar aos homens por meio de dança, da música e da
pura adulação é um território a parte do Japão.É um mundo de sonhos, permeado de romance,luxo e exclusividade.Para
conhecer seus misterios, poucos são os selecionados.
Ser gueixa ñ é uma simples opção. Para se tornar mestras de entretenimento masculino, as maikos (aprendizes) precisam muito mais do que dotes artisticos e um rosto sem espinhas. Afinal elas são treinadas para amansar os egos
dos homens mais poderosos do Japão, sejam eles politicos graduados,abastados empresários ou temidos Yakuzas(mafiosos), Todos milionarios que ñ se importam de torrar fortunas para serem inebriados sem suas proprias fantasias.
O mundo das Gueixas é o mais comentados e curiosamente, um dos menos conhecidos do mundo , são lindas e anônimas, com o rosto coberto pela espessa maquiagem branca, elas estão entre os símbolos mais marcantes do Japão. De reputação muito duvidosa, muitos
ainda teimam em classificá-las como garotas de programa.
Enigmáticas, são donas de um estilo de vida que já inspirou
livros. O mais badalo deles, Memórias de uma Gueixa, do escritor americano Arthur Golden e que já firou filme pelas mãos de Steven Spielberg. Toda a fama desse universo se
deve exatamente ao fato das Gueixas serem inacessíveis
para a maioria dos mortais. É um universo tão exclusivo
que a maior parte dos japoneses nunca teve e nem terá a oportunidade de conferir de perto.O privilégio é exclusivo
de ricos empresários,politicos poderosos e renomados artistas. E só. Ninguém mais entra nesse restrito clube.
Nem mesmo o dinheiro pode comprar o acesso.
Esse é o munda das Gueixas um mistérios e sedução.
Um grande abraço.

2007-03-28 09:04:41 · answer #1 · answered by luiza 2 · 1 0

Gueixas, são as prostitutas de luxo Japonesas.

2007-03-28 13:34:31 · answer #2 · answered by Wilarmont P 5 · 1 0

Gueixas são mulheres especialmente treinadas para entreter homens. Este entrenimento não é obrigatóriamente sexual. As gueixas são especialistas na cerimônia do chá, que levam treze anos para aprender, tocam vários instrumentos, inclusive os mais antigos, falam corretamente de vários assuntos, sabem se sentar e levantar com leveza e graça. Aliás, uma gueixa tem a leveza de uma borboleta. As melhores gueixas treinam a vida inteira para ser a mulher que só fala na hora certa e faz tudo na maior perfeição.

2007-03-28 09:20:25 · answer #3 · answered by Bye Bye periguetes 7 · 1 0

Alguns explicaram muito bem, mas vamos deixar uma coisa bem clara: GUEIXAS NÃO SÃO PROSTITUTAS DE LUXO, NEM PROSTITUTAS DE QUALQUER COISA, OK?

2007-03-31 09:30:21 · answer #4 · answered by Gaara 6 · 0 0

Lindas e Belas Japonesas. Dá-lhe Japão!

As gueixas são japonesas cujo objetivo é entreter os homens e apresentam-se de forma peculiar: pintam seus rostos de branco e se maquiam após, como atores de teatro kubuki. Elas trabalham em casas de chá.
Gueixa significa - artista - e para ser gueixa ela precisa saber: cultura japonesa, dança japonesa clássica, saber tocar o shamisen, regras de etiqueta, o falar bem, portar-se de maneira feminina.
A estação em que as gueixas se apresentam são as marcadas pelas cerejeiras e pelas folhas vermelhas dos bordos. Em Pontocho é conhecido o Festival Kamogawa Odori (em maio) nestes festivais elas apresentam toda a sua arte e encenam a peça Kabukiesque, de repertório kabuki, sendo que os atores encenam papéis femininos e as mulheres papéis masculinos, entre eles o de gueixas. Essas manifestações remontam ao período do Edo - 1600 a 1867 origem dessa profissão. São formas de entretenimento da cultura no Japão. Os nomes das gueixas são escolhidos pela sua importância pública. No Festival em Pontocho seus nomes começam com o caracter ichi (xamanismo). Ichiko foi a mulher que inaugurou a casa de chá chamada de Dai Ichi em 1916. Esse nome permanece com a pessoa até sua aposentadoria. Essa foi a forma como as mulheres japonesas alcançaram sua autonomia na restrita sociedde japonesa. Por isso a leitura sobre o passado das gueixas revela o autoritarismo masculino naquela nação e dos ideais masculinos de subserviência e nessas sociedades gueixas o papel se inverte.

2007-03-30 23:00:20 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

O marofran… disse tudo, parabéns!
Nunca aprendi tanto sobre esse assunto em minha vida.
Sugiro 10 pontos pra ele.

2007-03-28 16:29:17 · answer #6 · answered by Lobo Mau 4 · 0 0

São símbolos vitais numa cultura nipônica, usada´para identificar "pessoas refinadas, junto a conversa:ao, arranjas de flores e a cerimônia do chá[a.

2007-03-28 15:06:33 · answer #7 · answered by lalinha 4 · 0 0

são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto. A palavra geiko é usada em Kyoto para descrever as gueixas. Gueixas eram muito comuns nos séculos XVIII e XIX, e existem atualmente em menor número. Em português a grafia é Gueixa, em japonês a palavra é "Geisha" com a mesma pronúncia. Em Kansai é usada a palavra "geiko" e a palavra "maiko" é usada nos distritos de Kyoto. As gueixas não tem relação com a prostituição; porém, a palavra "geisha girl" tem, e foi usada durante a ocupação americana no Japão, denegrindo a imagem das gueixas. Na China a palavra gueixa é traduzida como "yi ji", que soa como "ji" e tem relação com a prostituição. Mas, as gueixas entretem por meio da cultura e das tradições, não pelo sexo. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que também prejudicou a imagem delas, deturpando o conceito.

Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (okiya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa.
Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi, lê-se "ranamáti"), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.

As aprendizes (maiko) eram, desde crianças, especiais, isto é, eram consideradas crianças muito inteligentes e de beleza rara.
Elas ingressavam na okiya fazendo trabalhos domésticos, como limpeza das casas, lavagem das indumentárias, etc.
Isto para depois, quando adolescentes, começarem seu rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa.
Muitas destas crianças eram vendidas por suas famílias para estes estabelecimentos, mas, hoje em dia, a adolescente ingressa por decisão própria, não sendo muito bem aceita pela sociedade por isto.

Elas aprendiam as artes da dança, pintura, caligrafia, música, dicção, etiqueta, acrobacias, interpretação teatral e tinham que estudar muito, até atingirem uma perfeição, possuindo uma formação privilegiada das demais mulheres japonesas.
As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que possuíam a oportunidade de alcançarem uma independência, por nunca casarem e nem terem ocupações domésticas, dedicando-se inteiramente à profissão. Outra peculiaridade é o fato de poderem ter filhos, e serão privilegiados somente os do sexo feminino, ao contrário de todo o Japão.

Além de toda a formação intelectual, elas tinham de ter uma aparência impecável, vestindo quimonos cheios de adornos, que pesavam muitos quilos, uma maquiagem que cobria todo o rosto de branco (oshiroi), usavam tamancos de madeira (zori) e tinham que estar sempre alegres e com postura delicada.

As casas onde viviam eram sustentadas por um homem rico e, muitas vezes, casado - o danna. Geralmente esta figura possuía uma gueixa como amante, mas o fato de esta ter contato íntimo com algum homem era raro.

Elas eram mulheres contratadas por homens poderosos e milionários para entretenimento e atração em festas, reuniões, jantares, e o objetivo delas era tratar seus clientes muito bem, proporcionando momentos de prazer, com boas conversas, para que este descontraísse e se sentisse inteligente.
Elas os seduziam com sua beleza, dotes artísticos e encantamento. Cada momento com gueixas pode custar uma fortuna.

2007-03-28 08:03:12 · answer #8 · answered by marofransa 3 · 0 0

Sao mulheres cultas e educadas para fazer compania ao homem solitario.

2007-03-28 07:55:09 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Japonesas tradicionais que serviam aos samurais.

2007-03-28 07:54:04 · answer #10 · answered by Ecoponto 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers