English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Sem poder responder negativa ou positivamente ao ultimatum francês por ocasião do Bloqueio Continental, a situação de Portugal refletia com toda a clareza a impossibilidade de manter o status quo *. Pressionada por Napoleão, mas incapaz de lhe opor resistência, e também sem poder prescindir da aliança britânica, a Corte portuguesa estava hesitante. Qual­quer opção significaria, no mínimo, o desmoronamento do sistema colonial ou do que dele ainda restava. A própria soberania de Portugal encontrava-se ameaçada, sem que fosse possível vislumbrar uma solução aceitável. Nesse contexto, destacou-se o papel desempenhado por Strangford, que, como representante diplomático inglês, soube impor, sem vacilação, o ponto de vista da Coroa britânica.
Para a Corte de Lisboa colocou-se a seguinte situação: permanecer em Portugal e sucumbir ao domínio napoleônico ou retirar-se para o Brasil. Esta última foi a solução defendida pela Inglaterra.
Indeciso, o príncipe regente D. João' adiou o quanto pôde a solução, pois qualquer alternativa era danosa à monarquia.
Afinal, a iminente invasão francesa tornou inadiável o desfecho. A fuga da Corte para o Rio de janeiro, decidida na última hora, trouxe, não obstante, duas importantes conseqüências para o Brasil: a ruptura colonial e o seu ingresso na esfera de domínio da Inglaterra.
Chegando ao Brasil, D. João estabeleceu a Corte no Rio de janeiro e em 1808 decretou a abertura dos portos às nações amigas, pondo fim, na prática, ao exclusivo metropolitano que até então restringia drasticamente o comércio do Brasil.

2007-03-28 07:35:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Sim Danny a família real veio fugida pois era alida da Inglaterra e esta deixou Portugal entregue a prórpria sorte.

2007-03-29 00:26:29 · answer #2 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Sim.Se não me engano,a França(no governo de Napoleão) proibiu todos os países de comercializarem com a Inglaterra, mas Portugal tinha uma grande dívida e não podia abandonar os ingleses, por continuar mantendo relações comerciais com a Inglaterra , o país foi invadido pelos franceses e a família real fugiu para o Brasil.

2007-03-28 14:42:35 · answer #3 · answered by Driquinha 2 · 0 0

óbvio: o bonaparte "tocou" eles de lá, que tiveram que se refugiarem aqui, na colônia deles. a Europa estava em guerra na época. e os covardes correram pra cá, pra explorarem as nossas riquezas para mandar pra lá e patrocinar a guerra contra napoleão e ainda por cima comer as índias e fazer o povo brasileiro, juntamente com o livre comércio de escravos da Africa pra cá, o que acabou de misturar ainda mais o povo Brasileiro. eta!

2007-03-28 14:33:19 · answer #4 · answered by Mauro Souza 4 · 0 0

Medo de morrer.

2007-03-28 14:27:47 · answer #5 · answered by Elias 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers