Ser amigo da onça é ser um amigo hipócrita,incoveniente,maldoso ou desastrado. A expressão nasce da história de um caçador mentiroso,que referia que,sem armas,fora acuado por enorme onça,de encontro a uma rocha,ao lado da qual não havia nem uma árvore,em que subisse,nem um pau ou pedra com que se defendesse. Contudo,escapara,dando um grito tão grande que a onça fugira em pânico. Um circunstante declarou que isso não poderia ser verdade e que,nas condições descritas,ele teria sido inevitavelmente devorado pela onça. Donde a pergunta indignada do mentiroso: "Afinal,você meu amigo,ou amigo da onça?" Daí partiu o caricaturista Péricles para a criação de um tipo cômico, o Amigo da Onça,popularizado nas páginas da revista "O Cruzeiro".
Aliás, lí muito esta revista.
Ok? Meu amigo.
Abraços
2007-03-30 00:47:41
·
answer #1
·
answered by jotape 2
·
0⤊
0⤋
O Amigo da Onça, personagem criado pelo pernambucano Péricles, fez tanto sucesso, na época, que leitores compravam a revista apenas para ver qual era a última aprontada por ele!
Era uma expressão comumente usada na época para definir aquelas pessoas que tentavam lucrar com o prejuízo do outro. Era o amigo da onça, um sujeito aparentemente inofensivo, 'boa pinta' e tal, enfim, um lobo em pele de cordeiro. Porém, um lobo simpático. Pois foi exatamente esse protótipo da identidade 'malandra' do brasileiro que o pernambucano Péricles de Andrade Maranhão adotou quando, naquele 23 de outubro de 1943, publicou na revista O Cruzeiro o primeiro cartum de um dos personagens mais lembrados, senão o mais, do desenho brasileiro: o próprio Amigo da Onça.
2007-03-28 13:33:42
·
answer #2
·
answered by jlhulhier 2
·
1⤊
0⤋
Existem fontes que dizem que a expressão veio de uma anedota:
- O que faria você se estivesse na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Dava um tiro nela.
- E se você não tivesse uma arma de fogo?
- Tentava furá-la com o meu facão.
- E se você não tivesse um facão?
- Apanhava qualquer coisa, como um pedaço de pau, para me defender.
- E se não tivesse um pedaço de pau por perto?
- Procurava subir na árvore mais próxima.
- E se não tivesse nenhuma árvore no lugar?
- Saía correndo.
- E se você estivesse paralisado pelo medo?
Aí, o outro, já aborrecido, retruca:
- Afinal, você é meu amigo, ou amigo da onça?
Portanto parece ser daí...
2007-03-28 13:32:23
·
answer #3
·
answered by Olliver 6
·
1⤊
0⤋
Porque a onça devora seu próprios amigos qnd está com fome,, então deve ser isso,, vc é capaz de desiludir seus amigos então é um amigo da onça.
2007-03-28 14:00:24
·
answer #4
·
answered by Piadista na Àrea 3
·
0⤊
0⤋