English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-28 04:02:20 · 2 respostas · perguntado por Nani 1 em Ciências e Matemática Biologia

2 respostas

Click na fonte que tem mais informações, boa sorte....

Potencial de ação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A. Uma visão esquemática do potencial de ação idealizado. Ilustra as suas várias fases à medida que ele percorre um único ponto da membrana plasmática. B. Registros reais de potenciais de ação são comumente distorcidos em comparação às visões esquemáticas devido a variações nas técnicas eletrofisiológicas de registro.Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.

Muitas plantas também exibem potenciais de ação. Eles viajam por meio de seu floema para coordenar atividades. A principal diferença entre os potenciais de ação de animais e vegetais são os íons. As plantas utilizam primariamente íons de potássio e cálcio, enquanto animais utilizam mais íons de potássio e sódio.

Potenciais de ação são mensageiros essenciais para a linguagem neuronal. Provêem controle rápido e centralizado, além de coordenação, de órgãos e tecidos. Eles podem guiar a maneira em que a anatomia vai evoluir.

Índice [esconder]
1 Considerações gerais
2 Mecanismos básicos
2.1 Potencial de repouso de membrana
2.2 Potencial de ação
2.2.1 Primeira teoria: ativação independente
2.2.2 Segunda teoria: ativação única
2.3 Potencial Graduado e Zona de integração e disparo
2.3.1 Potencial graduado da membrana
2.3.2 Cone de implantação, segmento inicial ou zona de disparo (ZID)
3 Limiar e início
4 Propagação
4.1 Fase passiva
4.2 Fase ativa
4.3 Velocidade
4.4 Bainha de mielina e Nódulo de Ranvier
4.5 Considerações
4.6 Patologias
5 Período refratário
6 Potencial de ação de placa motora
7 Potencial de ação cardíaco
7.1 Potencial de ação de resposta rápida
7.2 Potencial de ação de resposta lenta
8 Influências externas
8.1 Hipo e hipercalemia
8.2 Venenos
8.2.1 Venenos atuantes na formação do impulso nervoso
8.2.2 Venenos atuantes na liberação dos neurotransmissores
9 Potencial de ação & Darwin
10 Referências
10.1 Fontes gerais
10.2 Fontes primárias

2007-03-28 04:41:32 · answer #1 · answered by Ricardão 7 · 0 0

Para compreender o potencial de membrana é preciso entender o funcionamento do transporte ativo ,o mais importante exemplo de transporte ativo presente na membrana das células excitáveis é a Bomba de Sódio e Potássio.
Tal bomba transporta, ativamente e constantemente, íons sódio de dentro para fora da célula e, ao mesmo tempo, íons potássio em sentido contrário, isto é, de fora para dentro das células.
Mas os íons (sódio e potássio) não são transportados com a mesma velocidade: A Bomba de Sódio e Potássio transporta mais rapidamente íons Sódio (de dentro para fora) do que íons Potássio (de fora para dentro).
Para cada cerca de 3 íons sódio transportados (para fora), 2 íons potássios são transportados em sentido inverso (para dentro).
Isso acaba criando uma diferença de cargas positivas entre o exterior e o interior da célula, pois ambos os íons transportados pela bomba (sódio e potássio) são cátions (com 1 valência positiva), e a Bomba de Sódio e Potássio transporta, portanto, mais carga positiva de dentro para fora do que de fora para dentro da célula.
Cria-se assim um gradiente elétrico na membrana celular: No seu lado externo acaba se formando um excesso de cargas positivas enquanto que no seu lado interno ocorre o contrário, isto é, uma falta de cargas positivas faz com que o líquido intracelular fique com mais cargas negativas do que positivas.
O gradiente elétrico então formado é conhecido como Potencial de Membrana Celular. Na maioria das células nervosas tal potencial equivale a algo em torno de -90mv.

2007-04-01 10:34:05 · answer #2 · answered by andreia m 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers