Quem se forma depende da aprovação no dificílimo Exame da OAB para exercer a profissão, caso contrário ficará num limbo profissional permanente, tendo como única opção estudar e muito na vã tentativa de passar em algum concurso público, estes cada vez mais rarefeitos e concorridos. Haverá um tempo em que, dada a enorme quantidade de novas faculdades que surgem em cada esquina que teremos que perguntar sobre quem não é formado em Direito. E você, formado ou não nesta área, o que pensa a respeito?
2007-03-28
03:50:33
·
5 respostas
·
perguntado por
?
5
em
Artes e Humanidades
➔ Outras - Artes e Humanidades
Realmente, a cada instante pipocam vários cursos de Direito.
Na verdade, a oferta de cursos de graduação superior continua numa ascendente e temos a sensação que chegará um momento que não existirá oferta de vagas no mercado para a quantidade de profissionais graduados.
Cabe destacar um artigo que li há alguns anos, mostrando o interesse de um grupo ligado a uma instituição de ensino superior americano que estudava a hipótese de adquirir uma instituição de ensino particular no Brasil para investimento, uma vez que, seus estudos apontavam para um percentual enorme de invidividuos em idade academica fora da academia.
Assim, percebemos que a demanda que hoje ocorre e decorrente dos que estão em idade academica e muitos dos que não tiveram a oportunidade quando estavam na época ideal.
É claro que o exame da ordem se tornou um bicho papão
para muitos e que a oferta de cursos assusta, mas devemos lembrar que somos um país cujo o mercado potencial traduz -se em 180 milhoes de pessoas, porém, uma pequena parcela participa do mercado e da população economicamente ativa, ou seja, poucos participam do mercado e podem ser clientes de fato, pois a maioria por questoes socio-educacionais estão excluidas deste jogo.
Desta forma, acredito que ao proporcionarmos educação e condições para que a miriade de excluidos possamter condições deste jogo teremos mercados para muitos profissionais.
O outro aspecto também é relacionado com a exclusão, ou seja, nosso sistema educacional é exclusor, ou seja, fraco desde as bases, acarretando a rolagem de falhas ate o fim do percurso. Com isso quero afirmar que nossa educação é deficiente e cheia de lacunas, atrapalhando os poucos que atingem a graduação.
Então, a prova da ordem se torna dificil pelos vicios de percurso, pois muitos estudam pouco e não possuem a base sólida, carregando vicios que acarretam na propria exclusao.
Acredito que quando adotarmos um padrao de excelencia na base do ensino e que as geraçoes possam estudar na epoca propicia para isto tenderemos a não observar o exame da ordem como uma oficina de horror.
Afinal muitos conselhos reprovariam profissionais se provas fossem feitas, mas o fato é que poucos ainda as re
alizam
2007-03-28 11:30:24
·
answer #1
·
answered by oliveira j 1
·
0⤊
0⤋
Acho que a OAB está mais do que certa em fazer exames difíceis na tentativa de coibir a formação de maus profissionais. Cabe a cada um decidir se vai enfrentar 5 anos de estudos (e mensalidades) e se garantir na hora de fazer o exame da OAB. O que não podemos é ter pessoas desqualifidadas, seja qual for a área de atuação.
2007-03-28 10:56:58
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Sou bacharel em Direito. Formei-me em 2002 na Universidade Santa Úrsula. Não quero ser advogado, tentei a OAB na época e não passei, e lembro que somente 30% no Brasil passaram na porcaria da prova.
Eu gosto da teoria do Direito, mas a prática não.
Hoje estou tentando uma área mais legal e criativa, de Comunicação.
Fiz alguns concursos e não passei, mas eu não tenho saco de pegar esses livros chatos de Direito.
O Direito pra mim perdeu a moral, não tá com nada. Qualquer um faz Direito em faculdade vagabunda de esquina.
Uma pena! Com uma teoria tão bonita, e uma prática tão imunda.
Você se forma em Direito, não pra fazer justiça ou aplicar a lei, mas para ser esperto e driblá-la através das falhas e lacunas da lei. E arrogância dos profissionais da área é tanto, que a maioria se acham os senhores da verdade plena e absoluta. Mas a única verdade é que a justiça é cega, surda e burra.
2007-03-28 10:56:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
acredito q até seria bom o fim da facu de direito... isso até me fez lembrar de uma piada: ( se me permitem)
tá o lula, o maradona e um advogado e vc tem duas balas no seu revolver. Em quem vc atira?
R: 2 vezes no advogado...
eles são mto fdp.. e sei lah.. não acho justo vc defender e tentar defender um bandido sabendo q ele é... vc não faz JUSTIÇA .. o q era a intenção desses fdps...
entendo q coloca em risco o nome.. mas sei lah.. bandido eh bandido e naum deve ser defendido!
2007-03-28 10:55:36
·
answer #4
·
answered by li_smurfette 5
·
0⤊
1⤋
axo q direito eh legal...+ eh chato pacas....heheheh
2007-03-28 10:53:27
·
answer #5
·
answered by Totti 5
·
0⤊
1⤋