Ahh estes cientistas e ateus, sempre com teorias mirabolantes sobre o funcionamento das coisas.
Está óbvio que os trovões e os relâmpagos são o poder e a glória de Zeus!
2007-03-28 02:34:04
·
answer #1
·
answered by Padreco 3
·
0⤊
2⤋
O relâmpago é uma descarga de elétrons que acontece das nuvens para terra (elétrons) e que durante esse processo forma um "arco" entre esses dois pontos.
Segundo o site http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/trovao.htm :
O trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Célsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas: a primeira é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano; a segunda é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores. Essa constitui o trovão audível.
2007-03-28 10:25:59
·
answer #2
·
answered by Marcao 2
·
1⤊
0⤋
São as formas mas lindas de expressões da natureza.
Bjus.
2007-03-29 16:46:26
·
answer #3
·
answered by Giofrusciante 3
·
0⤊
0⤋
Óia só,
trovão é os baruio, e relampo é as faísca di fogu qui nois vê rasgá u céu.
2007-03-28 21:22:16
·
answer #4
·
answered by Thoco 1
·
0⤊
0⤋
Os relânpagos são resultado de uma passagem de elétrons pelo ar. Os relânpagos são resultado do raio, que são na verdade mais finos que um lápis, o clarão visto é o relânpago, que é formado com a temperatura do ar em vouta do raio, o ar fica tão quente que os gases se expande rapidamente fezendo uma explosão. O barulho da explosão é o trovão
2007-03-28 10:07:14
·
answer #5
·
answered by Anakin 1
·
0⤊
0⤋
Os trovões na verdade são os sons produzidos pelo raio.
Já os relâmpagos são as luzes produzidas pelo raio, por isso tanto quanto o raio e quanto os relâmpagos tem algo produzido pelo raio...Compre um livro de Ciências para vc para vc saber mais viu.E a matéria é composta basicamente de cargas elétricas (positivas e negativas) que têm a tendência de manter o equilíbrio. Para manter esse equilíbrio, cargas positivas e negativas são trocadas entre matérias. O atrito das nuvens com o ar, enquanto elas viajam pela atmosfera, carrega-as com partículas negativas. Essa energia vai se acumulando e, quando chega a um certo nível, para manter o equilíbrio, é descarregada para o solo. Essa descarga forma o raio, semelhante a uma faísca, só que gigantesca.O relâmpago é a claridade causada por esta faísca gigante. O raio também aumenta a temperatura do ar a sua volta muito rapidamente. Esse ar, por esta razão, se desloca com velocidade,
Na verdade eu tenho 11 anos e sou 4ª série
Abraços e fica com Deus
2007-03-28 09:47:10
·
answer #6
·
answered by gato oculto 1
·
0⤊
0⤋
A matéria é composta basicamente de cargas elétricas (positivas e negativas) que têm a tendência de manter o equilíbrio. Para manter esse equilíbrio, cargas positivas e negativas são trocadas entre matérias. O atrito das nuvens com o ar, enquanto elas viajam pela atmosfera, carrega-as com partículas negativas. Essa energia vai se acumulando e, quando chega a um certo nível, para manter o equilíbrio, é descarregada para o solo. Essa descarga forma o raio, semelhante a uma faísca, só que gigantesca. O relâmpago é a claridade causada por esta faísca gigante. O raio também aumenta a temperatura do ar a sua volta muito rapidamente. Esse ar, por esta razão, se desloca com velocidade, chocando-se com o ar que está mais distante. Esse choque provoca o trovão.
2007-03-28 09:43:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi!Um raio ou relâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra,nesse processo ocorre uma onda sonora chamada trovão.VLW!
2007-03-28 09:30:54
·
answer #8
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Eles aparecem quando tem festa no céu, com muitos fogos de artifício e comes e bebes.
São Pedro sempre exagera um pouco na birita e no vatapá e solta uns traques pra lá de estrondosos, que a gente aqui em baixo chama de Trovões.
2007-03-28 09:29:39
·
answer #9
·
answered by marcioaciolli 6
·
0⤊
0⤋
Durante a formação de uma tempestade, verifica-se que ocorre uma separação de cargas elétricas, ficando as nuvens mais baixas eletrizadas negativamente, enquanto as nuvens mais altas se eletrizam positivamente. Várias experiências realizadas por pilotos de avião voando perigosamente através de tempestades, comprovaram a existência desta separação de cargas.
Podemos concluir que existe, portanto, um campo elétrico entre as nuvens mais baixas e mais altas. A nuvem mais baixa, carregada negativamente, induz na superfície terrestre uma carga positiva , criando um campo elétrico entre elas.
À medida que vão avolumando as cargas elétricas nas nuvens, a intensidade destes campos vão aumentando, acabando por ultrapassar o valor da rigidez dielétrica do ar..
Quando isso acontece, o ar torna-se condutor e uma enorme centelha elétrica
( relâmpago ) salta de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra
Esta descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora que chega diretamente da descarga, como também pelas ondas refletidas em montanhas, prédios, etc.
2007-03-28 09:23:41
·
answer #10
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
O trovão não é feito de uma coisa. O trovão é um evento (evento é quando acontece uma determinada coisa). Se pudéssemos ver o trovão, ele provavelmente se pareceria com estas palavras - ondas de som sendo empurradas através do ar.
O trovão é um gigantesco empurrão de ondas sonoras. O empurrão vem do tremendo calor de uma faísca elétrica, o relâmpago. O trovão é o som que ouvimos de uma explosão.
O ar ao redor do relâmpago fica muito quente e se expande muito rapidamente. E é isso que uma explosão é: quando algo fica muito grande, muito rapidamente.
O relâmpago
As principais conseqüências das descargas elétricas atmosféricas (raios) são a luz (relâmpago) e o som (trovão). Os relâmpagos são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons que, após serem excitados pela energia elétrica, retornam a seus estados fundamentais. Isto ocorre principalmente na Descarga de Retorno e por esta razão, no caso da descarga nuvem-solo, a geração da luz é feita de baixo para cima. A luz do relâmpago é bastante intensa devido à grande quantidade de moléculas excitadas. Pode-se observar que as ramificações do canal são menos brilhantes pela menor quantidade de cargas presentes nessa região. A geração de luz dura cerca de um décimo de segundo. Portanto, os fótons produzidos no início da trajetória, apesar de chegarem primeiro na retina do observador, conseguem mantê-la sensibilizada até a chegada dos fótons provenientes do final da trajetória. Por isso, é comum se pensar que o canal se iluminou todo de uma vez ou ainda que o relâmpago caiu, vindo de cima para baixo, talvez por colocarmos a nuvem como nossa referência. Geralmente a luz do relâmpago é de cor branca, mas pode variar, dependendo das propriedades atmosféricas entre o relâmpago e o observador.
2007-03-28 09:19:56
·
answer #11
·
answered by sheila_melina 3
·
0⤊
0⤋