English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Somos relativamente livres para escolhermos a cada novo momento o caminho pelo qual iremos seguir, mudar de direção ou continuar na mesma estrada. A cada momento escolhemos sempre uma coisa à outra. Essa escolha, que só pode ser uma a cada instante, embora possa variar em diversos momentos, não poderia já estar predeterminada no universo? Como poderíamos nos certificar de que uma coisa poderia ter acontecido diferente do que, de fato aconteceu, realmente?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maluquice!

2007-03-28 01:55:47 · 12 respostas · perguntado por Mei 3 em Artes e Humanidades Filosofia

Tina, com todo respeito, acho que em 4° lugar, VOCÊ diria assim: EU NÃO SEI ARGUMENTAR.

2007-03-28 02:28:47 · update #1

Croata, Lenda Viva, F. ou Dr. Divã? Adorei as respostas de vocês! Mas... como tenho que escolher apenas uma...

2007-03-30 11:27:32 · update #2

Aninha, eu já tive sonhos em que previa certos detalhes do dia que iria viver logo após acordar. Estranho, né? Coisas sem nenhuma importância, às vezes um objeto, um assunto, etc... sonho e no dia seguinte acontece.

2007-03-30 11:34:20 · update #3

12 respostas

Entende-se por destino uma programação de eventos que irá acontecer, de fato, independentemente da vontade humana. O livre-arbítrio não se sustenta, pois, dentro deste conceito.

Existe uma teoria de Nietzche, conhecida como eterno retorno, da qual se pode extrair uma hipótese de destino.
Ele parte de alguns pressupostos:

1. O tempo é infinito, eterno;
2. As relações de força do universo são mensuráveis, finitas.

Pois, bem, se as relações de força do universo são finitas, quer dizer que existem padrões finitos de eventos que poderiam acontecer. E se o tempo é infinito, eterno, quer dizer que já houve tempo o suficiente para que todos estes padrões de eventos tenham ocorrido na história do universo. Quer dizer que a vida que vc leva, tal como ela é, pode ter sido repetida infinitas vezes, e continuará a se repetir no futuro, já que o tempo é eterno.

Considerando este conceito verdadeiro, qualquer pessoa que conseguisse o "mapeamento" destes eventos poderia predizer o futuro.

Isto é de certa forma o destino, já que também existe uma programação de eventos que deverão ocorrer, dado o seu caráter limitado de opções.

Mas, também, é um conceito metafísico, e como tal, inacessível a mente humana. O que se tem a respeito são meras especulações.

Dentro do livre-arbítrio, a única maneira de se predizer o futuro de maneira exata, é considerar uma dada situação como uma equação matemática. Identificar todas as variáveis possíveis e chegar em possibilidades reais de eventos, como num jogo de probabilidades. Outra opção, seria alguém com acesso à metafísica, como videntes etc, mas, como já disse, nada é comprovado. São meras especulações.

2007-03-28 05:52:24 · answer #1 · answered by F. 2 · 1 0

Olá Mei.

Acredito que possuímos livre arbítrio, porém, nosso poder de livre arbítrio é restrito (0000000,1) e é pré-determinação.

É restrito para proteção do próprio homem, uma vez que ele se perde no poder, como podemos perceber na história, na política, na religião e em todas as àreas. Poder demais leva à loucura, a megalomanía, a tirânia e a auto destruição.

Pré determinado porque acredito que nascemos com uma propenção a gostar de algumas coisas e não gostar de outras. Para tentar explicar meu raciocínio vou dar 2 ex:

1- Nascer não gostando de leite, giló, quiabo, homens tipo X, Y, e Z e gente R, O, e M; não suportando nem ficar perto; sentindo averssão a eles.

2- Nascer gostando de pimenta, manga verde com sal, xuxu, homens tipo A, M, e P e gente U, B, e D; sentindo-se atraído por eles.

Acredito que a natural atração ou averssão pré determine nossas escolhas, que acabam sendo "direcionadas" a formas diferentes, ( de frutas ou pessoas), mas a conteúdos iguas, (não vou comentar à respeito disso! rsrs)

Beijos.

2007-03-28 12:36:59 · answer #2 · answered by Lenda. 7 · 2 0

Mei, essa pergunta é polêmica, e não tem nada de maluco nela. Muitos filósofos se debruçaram sobre esse questinamento, uns afirmando a existência do livre-arbítrio, e, consequentemente, negando a idéia de um destino predeterminando nossos atos; outros concluindo exatamente o oposto: haveria um destino ao qual acabamos por cumprir.
O que é certo é que, se aceitamos a teoria do destinho, não há como sustentar o nosso livre-arbítrio, já que a nossa vida estaria predeterminada, independentemente de nossas escolhas.
Penso que há coisas que podemos escolher, outras, como o dia de nossos nascimento e morte, fogem a determinação de nossa vontade. Há coisas que é necessário que façamos, outras que, indepentendemente de nossas escolhas, seguirão seu curso. Agora, saber quais situações que está em nosso poder, no poder da nossa vontade, mudar e aquelas que devemos aceitar como não passíveis de mudança é uma questão de sabedoria, coisa, aliás, que demoramos anos para conquistar e que nunca atingimos de forma plena.
Resumindo: há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa limitada filosofia.

Um abraço !

2007-03-28 11:43:24 · answer #3 · answered by croata_sp 4 · 2 0

é claro que não.
o destino está ligado à personalidade.
muda-se as atitudes e o destino muda.
é justamente aí que o livre- arbítrio entra.

2007-03-28 15:18:42 · answer #4 · answered by Satori 6 · 1 0

Mei,
Não sei se te ajudo ou atrapalho, mas esta também é uma grande dúvida minha. Acho estranho que de um tempo para cá, sei quase sempre o que vai acontecer no meu futuro. Não sei se inconscientemente a gente possa ter um poder secreto de criar nosso "destino". Tenho a sensação que quando sonho estou enxergando cenas e sensações que vão acontecer e de fato elas acontecem.
Infelizmente acho que não temos como mudar as coisas que acontecem, se aconteceram foi porque criamos este destino, mesmo no caso de ser algo bem ruim.
Eu acredito naquele ditado que diz que "Deus escreve certo em linhas tortas". Por pior que tudo fique, sempre tem um lado bom, uma outra história acontecendo paralela a sua, mesmo que naquele momento ou que você nunca consiga enxergar!
Parece que o universo dá as pistas e a gente concretiza.

2007-03-28 13:43:51 · answer #5 · answered by Aninha 3 · 1 0

Ah, Mei, que loucura pensar nisso tudo! Infelizmente o tal do livre-arbítrio parece-me paradoxal. Observe:

Já ouviu dizer que, se a superfície do mundo fosse perfeitamente plana e desprovida de atrito, bastaria dar um peteleco numa bolinha (igualmente desprovida de falhas) para ela nunca mais parar?

Somos a bolinha. Se houvesse o livre-arbítrio perfeito, nossos pés não tenderiam para o mal, como afirma a Bíblia. Então, temos essa tendência (atrito), o que tira-nos a total liberdade de escolha. Para ser bom, é preciso esforço, ao passo que para ser mal, já somos.

Quem transcreveu a inspiração divina usando a palavra "livre-arbítrio" deveria ter usado outro termo.

Quanto ao destino, se há algo escrito, então definitivamente não faz sentido pensar em liberdade. Então, para quê se esforçar em fazer algo se os acontecimentos já estão programados?

Tudo isso nos aflige e o pior é que não conseguimos ter certeza de nada, apenas de nossa própria existência.

2007-03-28 13:00:32 · answer #6 · answered by . 5 · 1 0

A cada um segundo a sua obra.Policie suas ações; Analise-as antes de realizá-las. E então estará predeterminando o seu destino. Você é microcosmo do MACROCOSMO. Causas geram efeitos.

2007-03-28 09:10:56 · answer #7 · answered by zildopereira 6 · 1 0

Em primeiro lugar não existe destino.
Em segundo lugar não existe destino.
Em terceiro lugar não existe destino.
Em quarto lugar não existe destino.
Será que você pode adivinhar o que eu direi em quinto lugar?

2007-03-28 09:10:36 · answer #8 · answered by tina l 4 · 1 0

Acho que não pois então não seria livre-arbítrio...
Seria apenas um passear pela encarnação sem ter sido atuante e responsável por escolhas...

2007-03-28 09:09:02 · answer #9 · answered by Meyri 2 · 1 0

Com certeza temos liberdade, porém já nossas ações principais já foram definidas, como uma imagem que é apenas um rascunho(seu destino) as cores e as bordas voce que coloca.

2007-03-28 09:06:20 · answer #10 · answered by Junior 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers