English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

várias pessoas do meu círculo de conhecidos, inclusive eu, está boicotando uma certa empresa de mídia (que não vou citar qual é, por razões óbvias), por causa do comportamento dela nas últimas eleições, e também de forma geral, na questão de manipulação das informações em favor do governo, e dos seus interesses particulares, além do boicote pessoal, recomendamos também no "boca a boca", a todas as pessoas conhecidas, que não se consuma o "produto", dessa empresa, explicando o motivo, que eu já citei.

Muito bem, tenho lido e ouvido várias informações ainda meio desencontradas, meio na surdina, que essa empresa, está sistematicamente perdendo audiência, popularidade, anunciantes, etc, pergunto: Será que é efeito do boicote, ou, e a melhora na concorrÊncia? Será que as pessoas um pouco mais inteligentes (modéstia a parte), desse país, finalmente vão conseguir fazer alguma coisa boa, honestamente, sem fazer apelação e alarme?

2007-03-28 01:51:34 · 8 respostas · perguntado por Calvin 2 em Ciências Sociais Sociologia

8 respostas

Teko, que bom ver alguém que pensa como eu! Modéstia à parte também... hehe... acho que todos deveriam ter nosso senso crítico - respeito pessoas que discordam de mim, mas as que não pensam, não.

Bem, acredito que você está se referindo à uma determinada rede, grupo, a qual eu também detesto, e não são poucas as razões. Mas, se for a mesma, eu não detesto somente por atitudes recentes, na verdade, nunca prestou.

Acho que o boca-a-boca teria tudo para funcionar caso as pessoas entendessem que são importantes. Infelizmente entre as pessoas com as quais convivo, são pouquinhas as que pensam assim. A maioria deixa água rolar, nem está aí, alienação total. Alguns poucos até concordam com a idéia, porém são tomadas pelo pensamento "de que adianta só eu fazer isso? o que sou eu ou meia-dúzia de nós dentre milhões?". Bem, eu acredito no trabalho de formiguinha, acho que cada um de nós deve fazer sua parte, tal qual na estorinha do beija-flor no incêndio. Continuo lutando sempre e acho que a médio/longo prazo as pessoas terão consciência do poder que têm.

Nesse aspecto invejo os estadunidenses. Caso uma empresa patrocine um programa de televisão ou um evento que eles desaprovem, eles simplesmente boicotam produtos dessa empresa. Isso pra citar só um tipo de boicote.

Beijoca

2007-03-28 02:06:15 · answer #1 · answered by Rose 5 · 0 0

Funciona sim, mas só falar não adianta. É preciso conscientizar...
bjs

2007-03-28 09:07:50 · answer #2 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 1 0

boicote email a email também funciona. Uma comunidade no orkut ajuda...

2007-03-28 09:01:30 · answer #3 · answered by Alex 3 · 1 0

Depende do tamanho da proporção que ele toma.
Se ele se propagar de uma maneira grande, com certeza vaia fetar.

2007-03-28 08:57:24 · answer #4 · answered by ? 7 · 1 0

O trabalho de formiguinha tende a se perder se não houver efetividade e constância

2007-03-28 08:55:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Tanto para aumentar a popularidade, quanto para arruinar uma empresa, a "técnica" do "boca a boca" é sempre muito eficaz, se a empresa não tiver meios de defender-se publicamente, com provas reais, por um canal de comunicação de grande veiculação certamente terá grandes prejuízos.

Bjinhos.

2007-03-28 10:04:19 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Boa pergunta.
O boicote, com visto na história já conseguiu muito.
Na minha opinião pessoal acho o boicote válido e a forma inteligente de protesto.
Porém temos que analisar as coisas como funcionam atualmente. Primeiro, para fazer um boicote voce tem que ter um pouco de consiência para desencadear a ação deixar de fazer, outra é boa vontade (que acho que é aqui que mora o perigo), e por último boicote de um só não é boicote. Tem que levar a ideia pra o maior número de pessoas.
Infelizmente moramos num país que a maioria praticamente não tem a conciência, e a maioria não tem emprego ou passa muitas dificuldades e isso vai interferir na boa vontade dessas pessoas de trocar o canal (contando que tenham essa possibilidade) e "deixar de se divertir" para ver outra programação.
Nos damos contas que vivemos num país em que a maioria esta invertendo os valores.
Acho que boicotes pontuais ainda podem ter efeito. Eu mesma já fiz parte de um que repercurtiu: um programa de TV estava fazendo piadinhas contra um estado do país. O pessoal deste e de outros estados se juntaram e fizeram um boicote por internet, e os produtores do programa pediram desculpas e pararam de fazer as piadas.
Agora, boicotar um emissora inteira... é meio delicado.
Eu diria. Faz boicote sim, mas "ajuda" as concorrentes.

2007-03-28 09:08:05 · answer #7 · answered by ... 4 · 0 0

Parceiro, eu ficaria muito feliz se, de fato esta queda de, digamos, popularidade se deva a esta iniciativa de seu circulo...

No Brasil ainda não tinhamos tradição nesta "revolução silenciosa", mas em outros países, esta atitude consegue dobrar gigantes como a Bayer, o Wal-mart, a Johnson & Johnson... enfim... em outros países, os gigantes temem o cidadão organizado...

A título de sugestão, circulem informação... mesmo que seja valendo-se do anonimato, uma vez que muito provavelmente vcs não dispoem de provas materiais. Claro, isso reduz a informação ao nível do boato, mas é uma maneira de conscientizar as pessoas.

Adoraria saber mais a respeito... meu e-mail é chrystian_ronaldo@yahoo.com.br

msn: vemdamari@hotmail.com

Abraços

Chrys

2007-03-28 09:06:45 · answer #8 · answered by Chrystian 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers