Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção. Essa taxação altíssima, absurda, era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre nossa produção de ouro. O Quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de "o quinto dos infernos". Portugal quis, em determinado momento, cobrar os quintos atrasados de uma única vez - no episódio conhecido como a derrrama.
2007-03-28 01:52:59
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
Para o bramanismo, há dezesseis infernos, não necessariamente seguindo uma ordem de rigor e punição; o quinto é reservado para aqueles que agem traiçoeiramente com os amigos e prestam falso testemunho (o sétimo, muito merecidamente, é reservado para quem rouba do rei ou copula com a rainha). Importantes textos do budismo descrevem dezoito infernos, onde a alma danada é submetida a torturas insuportáveis - sem que nada de especial destaque o de número cinco. uma das três partes da "Divina Comédia" descreve o Inferno (não "os infernos"), concebido topograficamente mais ou menos como o garimpo da Serra Pelada (uma montanha com círculos descendentes). São nove os círculos deste inferno; em cada círculo são punidos diferentes tipos de pecados. No quinto, que é um dos menos impressionantes, ficam os iracundos (que foram tomados pela ira) - nada que se relacione com a nossa expressão.
Sei que há várias concepções divergentes a respeito da composição do Inferno, no próprio seio do catolicismo, mas nada que esteja tão presente no imaginário popular a ponto de justificar a criação de um "quinto" inferno.
2007-03-28 08:51:42
·
answer #2
·
answered by patpedagoga 5
·
1⤊
0⤋
A origem está no livro de Dante Alighieri, "A Divina Comédia", já ouviu falar?
Nesse livro, Dante ingressa junto com Vigílio, seu mestre, dentro dos infernos do planeta Terra, e mostra que o inferno tem "Nove Círculos", ou nove níveis de descendência infernal. Em cada nível se encontraria um tipo de pecador. No primeiro nível, os não-batizados, no segundos os luxuriosos, e por ai vai.
O quinto nível, ou o "quinto dos infernos", é o lugar dos irados, dos raivosos, briguentos e avarentos. Portanto, quando vemos alguém com muita raiva (ou quando estamos com raiva), dizemos: vá para o "quinto dos infernos", ou seja, para o Quinto Círculo Dantesco!
Ótima pergunta a sua!
2007-03-28 08:42:27
·
answer #3
·
answered by andrecarvalho84 2
·
1⤊
0⤋
Expressão de origem portuguesa, referindo-se ao Brasil.Os outros quatro, devem referir-se às outras colonias portuguesas, penso eu.
2007-03-30 00:31:34
·
answer #4
·
answered by miauuu 4
·
0⤊
0⤋
Não é o 5º dos infernos, mas Os quintos dos infernos - Local longínquo - lá pros lados dos infernos, próximo ao lugar onde o Judas perdeu as botas, bem depois do c* da Mãe-Joana...
2007-03-29 11:25:19
·
answer #5
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋
Infelismente o Brasil continua um "quintos dos inferno"
sair de seu país p/ vir p/ ca continua uma aventura, Hoje pior.
Nosso Brasil continua uma terra s/ lei como a 500 anos atras.
2007-03-28 22:03:09
·
answer #6
·
answered by candise 7
·
0⤊
0⤋
Alguns associam o termo quintos ao imposto de 20% cobrados pela coroa portuguesa sobre todo o ouro fundido no Brasil. Falava-se em quintos mais ou menos como hoje ainda se fala em décimas, no sentido tributário.
Em Parati, por exemplo, até hoje existe a velha Casa dos Quintos. O navio que levava a Lisboa o produto dessa arrecadação era a nau dos quintos; por causa da antipatia que os brasileiros sentiam por esse tributo, teria sido agregado "dos infernos".
2007-03-28 16:05:28
·
answer #7
·
answered by Laissa-sama 3
·
0⤊
0⤋
Não tenho certeza mas acho que vem da Divina Comédia de Dante Alighieri. dê uma conferida
saudações gordo
2007-03-28 10:17:57
·
answer #8
·
answered by gordo 4
·
0⤊
0⤋
O "Quinto dos Infernos" era, no Brasil-Colônia, o nosso país, pois era um lugar longe demais e que não tinha leis, além do mais era para onde iam a escoria da Corte. Na realidade, quinto não é numeral e sim substantivo que representa um pedaço de terra devoluta, de ninguém. Mas, qdo chamavam assim nosso país, esqueciam-se de que daqui saiu toda a riqueza daquele país que hoje é apagado e sem relevância no cenário mundial. Abço forte e bjo!
2007-03-28 09:08:12
·
answer #9
·
answered by JF 4
·
0⤊
0⤋
Herbeth: O quinto dos infernos era o Brasil quando foi descoberto por Portugal, com aventureiros sem eira nem beira, um lugar que ninguém queria vir,não vinha mulher, vinham os degredados. Surgiu no século XVIII, quando o Brasil pagava a Portugal um tributo de 20% ou 1/5 de tudo o que aqui se produzia, taxação altíssima, chamava-se "O Quinto" recaía principalmente sobre a produção de ouro. Era tão odiada pelos contribuintes que quando a nau saia do Rio de Janeiro e chegava em Portugal com os quintos falava-se: lá vem a nau do quinto dos infernos.
Significado: Amaldiçoar alguém ou local muito longínquo.
Quintos, uma das freguesias de Beja, em Portugal,estava situada, na Idade Média, no limite do território português, a localidade era alvo constante das investidas dos chefes árabes que dominavam grande parte da Península Ibérica, o que tornava infernal a vida nessas paragens.Daí teria vindo o hábito de arrenegar os desafetos e inimigos, mandando-os para "o Quinto dos infernos".
Na mitologia grega, o inferno era o local de destino de todos os mortos. Não havia, portanto, o Céu. Dividido em quatro partes, quatro infernos diferentes; no primeiro (chamado tártaro); O segundo iam os mortos que em vida foram maus, covardes, ou cometeram sérios delitos; O terceiro seria uma espécie de purgatório e o quarto, reservado aos heróis, homens corajosos, era chamado de Campos Elíseos, algo assim como o nosso paraíso. Por essa explicação, a idéia de mandar alguém para o "quinto dos infernos" seria correspondente a mandar alguém àqueles lugares que, era tão ruim quanto um dos outros quatro infernos." quintos dos infernos" como o de um lugar distante "fim do mundo", "fim da galáxia", "na Conchinchina.
2007-03-28 09:01:11
·
answer #10
·
answered by wannessa22 5
·
0⤊
0⤋
Oi,
Há muitas hipóteses para sua origem.
Alguns associam o termo quintos ao imposto de 20% cobrados pela coroa portuguesa sobre todo o ouro fundido no Brasil. Falava-se em quintos mais ou menos como hoje ainda se fala em décimas, no sentido tributário.
Em Parati, por exemplo, até hoje existe a velha Casa dos Quintos. O navio que levava a Lisboa o produto dessa arrecadação era a nau dos quintos; por causa da antipatia que os brasileiros sentiam por esse tributo, teria sido agregado "dos infernos".
Outros dizem se tratar dos Quintos, uma das freguesias de Beja, em Portugal. Como estava situada, na Idade Média, no limite do território português, a localidade era alvo constante das investidas dos chefes árabes que dominavam grande parte da Península Ibérica, o que tornava infernal a vida nessas paragens. Daí teria vindo o hábito de renegar os inimigos, mandando-os para "os Quintos dos infernos".
Eu cresci ouvindo essa expressão, não no sentido de amaldiçoar alguém, mas sim para indicar algo que fica muito longe, lá nos confins - assim como nos cafundós do Judas, lá onde o diabo perdeu as botas, lá onde o vento faz a curva.
Um abraço
2007-03-28 08:58:56
·
answer #11
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋