Com toda a certeza. Foi-se o tempo que a Páscoa era a celebração da morte e renascimento de Cristo, hoje, para a maioria das pessoas não passa de uma festa comercial, com muitos ovinhos e coelhinhos de chocolates. Acho que de todas as religiões, a única que comemora a Páscoa como Jesus ordenou, São as Testemunhas de Jeova, que comemoram a morte de Jesus, depois do por-do-sol do dia 14 do mês de nisan(este ano cairá em 2 de abril).
2007-03-28 01:00:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pra mim a páscoa é onde mais uma vez comemoramos a morte e a ressureição de Cristo. Hoje está um pouco diferente, muita gente da mais importância aos chocolates, as comidas típicas dessa época do que o verdadeiro espírito dessa comemoração. Devemos homenagear Cristo, porque se Ele não tivesse morrido numa cruz e ao terceiro dia resuscitado o que seria de nós? Beijos. Bel.
2007-03-28 09:42:13
·
answer #2
·
answered by bel 1
·
1⤊
0⤋
Para mim, significa a libertacao da morte eterna atraves de Jesus.
Assim como o povo israelita foi liberto da escravidao no Egito, assim nos cristaos somos libertos pelo sacrificio de Jesus.
Nao ligo para o ovo, mas adoro o chocolate.
PARA O TCHAIKOWYSK: PESSACH eh Hebraico e nao Grego!
2007-03-28 09:22:28
·
answer #3
·
answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7
·
1⤊
0⤋
Significa a passagem da morte para a vida, recorda a renovação das esperanças.
2007-03-29 21:24:41
·
answer #4
·
answered by Cintia 4
·
0⤊
0⤋
A Pascoa significa Passagem (do grego Pessach).
Para o Judaismo é a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito em busca da terra prometida.
Para o Cristianismo, é a ressurreição de Cristo Jesus após sua morte por crucificação.
Durante muitos anos cristãos e judeus comemoravam a páscoa juntos.
Afinal, eles tinham muito em comum. Os autores do Novo Testamento eram judeus, bem como os apóstolos e os primeiros discÃpulos.
Mas os gentios começaram a ver a nescessidade de se mudar a data, pois a páscoa entre judeus e cristãos tinham significados diferentes. Os gentios eram cristãos sem origem judaica.
Então no ConcÃlio Ecumênico de Niceia (ano 325 a.D.), convocado pelo Imperador Constantino, decidiu, por unanimidade, que a Páscoa fosse comemorada por todos os cristãos no mesmo dia.
As resoluções deste ConcÃlio determinaram que a data da Páscoa fosse comemorada sempre no Domingo seguinte à lua cheia do equinócio da primavera, isto é, após o dia 21 de março e, portanto, sempre depois da Páscoa Judaica.
O equinócio é a época em que o dia e a noite têm a mesma duração em todos os paÃses do mundo.
O Papa e Patriarca de Alexandria foi incumbido, pelo referido ConcÃlio, a preparar um calendário das Páscoas futuras e divulgá-lo para todas as Igrejas Cristãs do mundo, sempre após a festa da Epifania.
O curioso é que mesmo após a separação da Igreja de Roma da Pentarquia, continuou a Igreja do Ocidente a celebrar a Páscoa conforme o Concilio de Nicéia determinava.
A unificação das datas seguiu seu curso normal até 1582 (a.D.), quando a Igreja Romana adotou o calendário Gregoriano, elaborado pelo Papa Gregório XIII, que teria constatado "erros" no ano solar, adiantando-o em 13 dias.
A Igreja Ortodoxa não aceitou a nova data, pois estava em desacordo com o que fora estabelecido no ConcÃlio de Nicéia. A partir daÃ, a Páscoa Ortodoxa e Latina (Católico-Romana) passaram a ter datas diferentes, coincidindo apenas de 4 em 4 anos (ano bissexto).
Em 2006 a páscoa ortodoxa foi celebrada no dia 23 de abril e a romana no dia 16 de abril.
Neste ano de 2007 tanto a Igreja de Roma como a Igreja Ortodoxa celebram a páscoa dia 8 de abril.
Isso só irá ocorrer de novo 2010 quando as duas igrejas irão comemorar no dia 4 de abril.
Um coisa curiosa que ocorre todos os anos na páscoa, mais precisamente no sábado da Páscoa Ortodoxa, é o chamado milagre no Túmulo do Santo Sepulcro em Jerusalém: onde foi colocado o corpo de Jeusus, depois de ter saÃdo da Cruz. Todos os anos aparece o Fogo Sagrado.
Este fenômeno acontece todos os anos na câmara do túmulo – faÃscas de luz aparecem na altura da oração pelo Fogo Sagrado e se acende uma fogueira. O Patriarca de Jerusalém depois sai da câmara, com uma espécie de candelabro iluminado pelo Fogo Sagrado e muitas das velas nas mãos dos fiéis se acendem misteriosamente.
Estas velas são passadas de mão-a-mão e depois o Fogo Sagrado é levado por avião à Catedral de Cristo Salvador em Moscou.
Já ouve inúmeras pesquisas a respeito do assunto, sem no entanto chegarem a uma conclusão lógica de como isso ocorre.
Nos links abaixo tem disponÃvel alguns vÃdeos sobre o Fogo Sagrado:
http://www.holyfire.org/eng/velich.htm
http://www.ocf.org/OrthodoxPage/reading/light.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Holy_Fire
http://www.holyfire.org/eng/video.htm
Dos muitos contumes que existem na páscoa, o mai comun é o de preparar, dar e consumir ovos. Mas, muitas pessoas não têm idéia do seu significado.
O ovo significa a ressurreição, pois mesmo dormente, ele contém uma nova vida selada dentre suas paredes. O ovo utilizado na Páscoa representa o santo sepulcro.
Diz a tradição, que o costume do ovo (praticado anteriormente pelos egÃpcios em adoração ao deus há: "deus do sol"), teve inÃcio no cristianismo por Maria Madalena, que quando saudou o imperador dizendo: “Cristo Ressussitou”!
Entregou-lhe um simples ovo que tinha na mão.
O imperador, não acreditando na história falou: “Como um homem pode ressuscita dos mortos? Não creio nisso, seu Jesus ressuscitado seria o mesmo deste ovo se tornar vermelho”. Então o ovo em suas mãos começou a se tornar vermelho brilhante, para espanto do imperador. Desde dia em diante Maria Madalena começou a pregar o cristianismo para o Imperador.
Os ovos na páscoa são cozidos e coloridos. Algumas tradições locais, contumam usar aromas adocicados, misturando nas tintas e/ou esfregando nos ovos. Durante a liturgia, os sacerdotes costumam benzer os ovos. Os fieis após a liturgia se comprimentam batendos os ovos, e quando um dos ovos se quebra é dito:
"Cristo Ressuscitou"
Vale lembrar que essa saudação é feita, tradicionalmente, em qualquer lugar durante as festividades da páscoa ortodoxa. E não somente após a liturgia. Ao invez de dizer oi ou olá, o cristão ortodoxo diz "Cristo Ressuscitou" e a resposta que se deve dar é: "Verdadeiramente, Ele Ressuscitou".
O quebrar do ovo significa o rompimento do selo no sepulcro - O Ressussitar de Cristo. Tradicionalmente, nenhum ovo deve permanecer inteiro, pois como foi dito, ele enfatiza Cristo vencendo a morte com a ressurreição.
O ovo de páscoa é também o primeiro alimento daqueles que praticaram o jejum de quaresma.
Já o ovo de chocolate utilizado em muitos paÃses do ocidente, infelizmente é somente comercial (quando as fábricas de chocolate recuperam as perdas por causa do verão), resumindo: o ovo de chocolate não tem ligação nenhuma com o verdadeiro significado da páscoa.
2007-03-29 09:58:14
·
answer #5
·
answered by Tchaikowsky A 1
·
0⤊
0⤋
significa que Jesus ressucitou para salvar-nos dos pecados que nós estavamos comentendo no passado. ele veio para nos mostrar o caminho da salvação, uma vez que havia, e ainda há, muita descrença e falta de respeito e muita maudade por aí. leia os evangélios da bíblia que você poderá ter uma explicação mais aprofundada do real significado da páscoa. pois a páscoa não é uma comemoração que se troca chocolate, etc. , mas sim, uma comemoração para celebrar a ressurreição de Cristo.
hoje em dia, a páscoa visa muito a questão do comércio, esquecendo-se do que foi dito acima, por isso, acredito eu, que as pessoas estão perdendo o espírito de uma comemoração religiosa. as pessoas estão perdendo a fé em Jesus cristo e estão deixando em segundo plano, o real sentido da vida.
2007-03-28 12:31:07
·
answer #6
·
answered by fernanda_stella 3
·
0⤊
0⤋
Num mundo capitalista como o que vivemos perdeu-se muito a noção do real significado deste dia hoje se perguntamos a uma criança na maioria dos casos ela só se lembrará do chocolate, ovos, coelhinhos, etc... Mas penso também que mesmo quem não valoriza o significado religioso sabe que p/ nós cristãos a Páscoa significa a ressurreição de Cristo, por isso o coelho e o ovo que são símbolos de vida.
2007-03-28 11:30:47
·
answer #7
·
answered by Bel 2
·
0⤊
0⤋
Estamos no tempo da quaresma. É tempo de conversão, de jejum, de esmola, enfim, de procurar exercícios
espirituais que nos coloquem ainda mais próximos de Deus. Em breve, comemoraremos a Páscoa do Senhor, sua
ressurreição, principal sustentáculo de nossa fé. Logo, vamos nos preparar para este grande evento!
Sem Deus, nada somos. Precisamos DEle. Reflita sobre isso! Leia a Bíblia. Procure, pelo menos, meditar sobre
as passagens bíblicas dos domingos da quaresma. Pense mais em você mesmo e alimente sua fé! Pense mais
no seu semelhante e ajude-o a fazer a mesma coisa. Boa reflexão e discernimento para todos! Que o Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho, possa orientá-los nesta caminhada rumo a Jesus Ressuscitado!
2007-03-28 07:49:22
·
answer #8
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
0⤊
0⤋
nos ultimos tempos a pascoa tem sido só o "chocolate",as pessoas esqueceram o verdadeiro significado da pascoa.
a pascoa é alegria,é vida nova,é a ressurreição de jesus cristo,no dia de pascoa temos que parar e agradecer a deus por ter se sacrificado por nós...
falo isso mas não sou diferente fico muito feliz na pascoa pois adoro chocolates,e parei pra pensar agora ,e tambem estou esquecendo os verdadeiros valores da pascoa.
bjinhos e uma feliz pascoa pra vc!!!
2007-03-28 07:46:12
·
answer #9
·
answered by dai 1
·
0⤊
0⤋
Claro que a pascoa nada mais é que um dia do calendário comercial. Pra mim que sou pai é um gasto inevitável à mais.
2007-03-28 07:36:47
·
answer #10
·
answered by Juliano 4
·
0⤊
0⤋