Paulo, o Big Bang não foi uma explosão química. Nem mesmo foi uma explosão. Foi uma expansão explosiva. Quer dizer, uma expansão tão rápida que parecia uma explosão.
Agora pensa um pouco sobre a tua pergunta. Nos primeiros instantes do Big Bang não haviam átomos. A matéria era tão quente, que não havia condições dela se agregar em átomos, tanta era a densidade de energia: eram apenas partículas subatômicas. E isto por pelo menos 10.000 anos (os primeiros núcleos atômicos se formaram logo depois dos 100 segundos), segundo as estimativas atuais. Como é que pode haver consumo de oxigênio no "ponto de impacto", se não existe ainda o oxigênio? Mais ainda, os átomos formados no Big Bang foram apenas o Hidrogênio, o Hélio e o Lítio. O oxigênio se formou no interior das primeiras estrelas, ou seja, a matéria teve que resfriar, formar átomos de hidrogênio e hélio, estes átomos tiveram que esfriar o suficiente para se condensar nas primeiras estrelas, que, por terem muita matéria, duraram poucos milhões de anos e explodiram, espalhando os primeiros elementos químicos, entre eles o oxigênio.
Outra coisa, o Universo está se expandindo, mas não está se expandindo para nenhum lugar, por que se estivesse, era o caso de se supor que ele estivesse dentro de alguma coisa, e se ele estivesse dentro de alguma coisa, não seria o Universo, certo? O Universo simplesmente está se expandindo. Ele não tem centro e não tem paredes ou bordas. Em qualquer ponto que você estiver do Universo, vai ter a impressão que todas as galáxias distantes estão se afastando de você, e que você está no centro do Universo. Como pode ser isto?
Leia o "Big Bang para Principiantes" para entender:
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
2007-03-28 00:25:04
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
4⤊
0⤋
Oxigênio (?) Você fala de combustão? Todo o oxigênio do Universo não deve chegar a 10E-10 % do seu total, e no primeiro momento ele sequer existia.
2007-03-28 00:29:11
·
answer #2
·
answered by tremeterra13 5
·
0⤊
0⤋