English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

A presença de qualquer ideologia política ou político-econômica de qualquer espécie, como queiram, na educação a prejudica. Tudo porque não será educação, mas sim adestramento.

É assim que penso.

2007-03-27 17:06:10 · answer #1 · answered by Frederico de Castro 2 · 0 0

Como bem disse a Ana aí em cima, o neoliberalismo é prejudica e muito a educação. O neoliberalismo é uma doutrina político-econômica que têm como fundamento a mercantilização, se não de todos, pelo menos da maioria dos serviços básicos oferecidos pelo Estado à população, a fim de dimunuir os encargos em sua folha de pagamento, além de desobrigá-lo da execução desses serviços. Assim, vemos direitos conquistados através de várias lutas serem controlados por instituições particulares : saúde( através da criação dos planos de saúde ), educação ( pelo desmonte do ensino público, o que beneficia a rede particular de ensino), habitação e saneamento ( através do incentivo aos mutirões populares, ou seja, o povo que resolva os seus problemas ), transporte ( a venda de vales transportes e passes escolares é "direito" exclusivo dos sindicatos dos empresários de transportes, que aumentam o seu valor quando lhes dá na telha ). O maior sonho do liberalismo é uma sociedade auto-regulada pela " mão invisível do mercado", sem a interferência estatal no plano econômico. Assim, o mercado de trabalho também sofre terrivelmente com isso, pois sem a regulãção do salário-mínimo realizada pelo Estado e o fim de vários direitos trabalhistas acarretariam uma maior exploração do trabalhador. E é justamente aí que entra a questão da Educação. Os programas de aceleração escolar tem apenas garantido a manuntenção de um exército de reserva para o mercado de trabalho, garantindo a derrubada dos preços pagos ao trabalhador. Essa história de educação crítica oferecida pelas escolas não passa de balela, visto que as exigências do mercado são de trabalhadores passivos que só sabem obedecer sem questinar a sua dura realidade social.

2007-03-28 09:47:52 · answer #2 · answered by ... 3 · 0 0

Prejudica muito. A profunda transformação da educação em mercadoria leva a uma degradação assustadora na qualidade do ensino, por várias razões. Cito algumas:

1- O professor precisa agora "agradar o cliente" se não quiser perder o emprego. Assim, para ser bem avaliado pelos alunos, ele precisa ser simpático e aprovar com facilidade a imensa maioria. Ou seja, o critério de qualidade de ensino não se aplica.

2- As faculdades e universidades particulares visam o lucro, então, para manter baixos os custos, troca-se de professor para pagar salários mais baixos o tempo todo. Conclusão: o corpo docente virou uma massa descartáveis na maioria das instituições, e sobrevivem os que aceitam trabalhar por menos - qualidade, de novo, pelo ralo.

3- Numa universidade, a pesquisa garante o aperfeiçoamento do professor na sua área de conhecimento, mas as particulares raramente garantem algumas horas para que o professor as realize.

4- Nas públicas, esses problemas não ocorrem, mas a mercantilização do ensino nos anos de formação fazem com que os alunos cheguem muito mal preparados e isso também afeta o desenvolvimento dos cursos nessas universidades.

Haveria um monte de outros fatores a listar, mas acho que esses já mostram um pouco do quadro aterrador que se apresenta e se fortalece a cada dia.

2007-03-28 00:06:41 · answer #3 · answered by Ana Terra 4 · 0 0

O que é nioliberalismo?

2007-03-28 00:00:56 · answer #4 · answered by lilika. 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers