English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabe quando você pede algo para alguém e ela diz: - Estou "providenciando"..., estou "terminando"...
Você não tem a sensação que estão te "enganando"? Que seu problema não será solucionado em breve? O gerúndio transmite uma idéia de prolongamento das ações, cujo fim... sabe-se lá se terá!
Por que não dizem: Providenciarei? Terminarei? Não te daria mais segurança?
Tem gente que não sai do gerúndio nunca... Você conhece pessoas assim? Como reage?

2007-03-27 16:21:40 · 5 respostas · perguntado por S@n 5 em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

Realmente, Maurício, é de doer os ouvídos...

2007-03-27 16:30:57 · update #1

5 respostas

É o gerundismo, uma forma de pseudo-erudição tirada dos manuais de operadores de telemarketing americanos, traduzidos para a língua portuguesa ao pé da letra.

Eu já ouvi barbaridades como:

"Agora vamos poder estar começando a apresentação."

Uma sequência bizarra de quatro verbos.

2007-03-27 16:28:34 · answer #1 · answered by Gravitolino Nonato 6 · 2 1

Ih, tá cheio, mas o pior é... bem, vou te mandar um DICIONÁRIO DE QUANDOS.

Para evitar que estrangeiros fiquem pegando injustamente no nosso pé porque prometemos e não cumprimos, está sendo compilado o Dicionário Brasileiro de Quandos (que já deveria estar pronto, mas atrasou...), do qual foram extraídos os trechos a seguir:

DEPENDE - envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar "sim", embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laborátorio. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer "não".

JÁ-JÁ - aos incautos, pode dar impressão de ser duas vezes mais rápido que "já". Ledo engano, é muito mais lento. "Faço já" significa "Passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "Faço já-já" que dizer apenas "Assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito". "Pode ser substituído por "daqui 10 minutinhos"

LOGO - "logo" é bem mais tempo que "dentro em breve" e muito mais que "daqui a pouco". É tão indeterminado que pode até levar séculos. "Logo chegaremos a outras galáxias". É preciso também tomar cuidado com a frase "mas logo eu?", que quer dizer "tô fora".

MÊS QUE VEM - parece coisa do primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses "que vem"!!!

NO MÁXIMO - essa é fácil: quer dizer "no mínimo". Exemplo: "entrego em meia hora, no máximo". Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR - traduz-se como "nunca".

POR VOLTA - similar a "no máximo". É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. "Por volta das 5 horas" que dizer "a partir das 5 horas".

SEM FALTA - é uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque, depois do primeiro, deve-se dizer: "fique tranquilo, que amanhã eu entrego". E depois do segundo: "relaxa, amanhã estará em sua mesa". Só aí é que vem o "amanhã, sem falta".

UM MINUTINHO - é um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com o intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

VEJA BEM - é o day after do "depende". Significa "viu como pressionar não adianta?".É utilizado da seguinte maneira: "mas você prometeu o trabalho para hoje?". Resposta: "veja bem...".XIIII... - se dito neste tom, após a frase: "não vou mais tolerar atrasos, O.K.?". Exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre a nossa cultura.

ZÁS-TRÁS - palavra em moda até uns 30 anos atrás e que significava "ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa".Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do
dicionário."

2007-03-27 23:48:26 · answer #2 · answered by Penso; logo Descartes existe. 7 · 2 1

olha!! pouquíssimas coisas neste mundo me irritam, e uma delas é o gerundismo, as vezes não aguento e até tento corrigi o erro, porém não acho que seja sinônimo de enrolação, é mais um vício de fala mesmo.

2007-03-27 23:48:05 · answer #3 · answered by nanda 3 · 1 0

Resposta no gerúndio simples,tipo "estamos terminando contactando,acompanhando",são normais,compreensíveis,aplicáveis .Terríveis são os gerúndios compostos que inventaram recentemente na linguagem do tele markting: "vou estar acompanhando seu caso,vamos estar contactando o senhor,vou estar terminando o serviço ",etc.. Estes sim são sinais claros de que "vão estar te enrolando "até você desistir da sua reclamação. Boa sorte!

2007-03-27 23:34:53 · answer #4 · answered by Alice não mora mais aqui 7 · 2 1

o ando,endo,indo é infinitivo já o tempo verbal do rei é futuro do presente...entendi sua pergunta e as pessoas em sua maioria responde no gerundio!!!!

2007-03-27 23:26:51 · answer #5 · answered by deipe2004 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers