English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Após a declaração, a Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial afirmou que é natural a discriminação de negros contra brancos, acrescentando: "Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou." Alguns membros do governo envolvidos no combate ao preconceito racial ficaram muito constrangidos.

Como brasileiro, não aceito o preconceito racial, venha de onde vier. E VOCÊ, ACHA CORRETA A POSTURA DA MINISTRA? O QUE VOCÊ PENSA DISSO?

2007-03-27 15:53:44 · 13 respostas · perguntado por Lobo Mau 4 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

13 respostas

Acho a postura dela extremamente compatível com amediocridade do governo ao qual pertence.

Esta senhora é patética.

É da linha dos "discriminados" que se colocam como vítimas da história e por tal razão passam a ter um crédito eterno para dar o troco em seus "agressores".

No caso específico da questão racial, ela está uns 30 anos defasada no tempo.

Esta linha de segregação inversa, que defendia a discriminação contra brancos praticada por negros, era a linha adoitada pelo movimento dos direitos do negros estadunidenses nas décadas de 60 e 70 (panteras negras, malcolm X).

Lá este momento foi superado em meados da década de 70, trocando-se a segregação inversa pela inclusão social.

Esta deveria ser a postura de uma ministra de governo, mas para o nível de ignorância reinante nos asseclas que cercam o presidente, ela está perfeita!

Viva a ignorância! Viva a ministra!

2007-03-28 05:07:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 0

Se o racismo é a doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras, significa que como o racismo de brancos para com negros dá cadeia porque o de negros para com brancos também não daria?

Com relação o que a ministra disse sobre "quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação.... " isso é muita besteira, veja só, no caso dos homossexuais, eles são todos os dias rejeitados pela sociedade hetero, até mesmo sua família o rejeita, por causa disso eles vão odiar os heteros? Vão odiar a própria família?

O próprio governo dá razão ao preconceito quando criou essa histórias das cotas universitárias. Então minha opinião é que se esta ministra tivesse ficado calada teria falado muito melhor.

2007-03-28 01:41:04 · answer #2 · answered by Anjo 1 · 5 0

Se não é racismo então o que é ? Que culpa tenho eu de ter nascido branco, e depois que a escravidão já não existia mais. Um abraço a todas as raças.

2007-03-27 16:28:49 · answer #3 · answered by velho07 6 · 4 0

Não achei correto,a Ministra pisou na bola e muito feio!!!
Ela pode ser ou não racista,mas no cargo que ela ocupa,foi de uma deselegância tamanha,poderia ter ficado pra ela o comentário.Se não acredita que o racismo pode ter um fim, não aceitava o cargo.

2007-03-28 16:47:07 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

Meu caro Lobo Mau, bem que esta ANTA desta ministra poderia ser a vovózinha para que nós pudéssemos servi-la a ti como antepasto.
Esta ANTA muito provavelmente não tem a menor noção do que está falando porque o crime de racismo atinge a pessoa e não a cor dela.
Ou seja, se um negro discriminar um branco contra ele deverá ser aplicada a lei.
E que tal começarmos pela ministra por ter cometido um crime previsto no código penal " INCITAR ALGUEM A COMETER ATO ILICITO"
Mas num país que pretende obstruir ações racistas, porém cria cotas para estudantes de uma determinada etnia estabelecendo assim uma postura contrária a lei das igualdades, que existe em nossa constituição como cláusula pétrea, não se poderia esperar coisa melhor.

2007-03-28 03:06:27 · answer #5 · answered by Sérgio D 5 · 3 0

Ela foi extremamente infeliz nessa afirmação,e acabou revelando que ela mesma é uma grande racista.

2007-03-28 18:47:29 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

Na verdade, tanto o branco tem preconceito contra o negro quanto o negro tem preconceito contra o branco e ATÉ contra o próprio negro. A senhora Ministra talvez tenha se expressado mal ao dizer, em linhas gerais, que quem apanha não esquece, num momento tão crucial como aquele em que foram pronunciadas tais palavras. EU PARTICULARMENTE não tenho preconceito contra raça, cor, religião, futebol, política, etc, porque sei respeitar os direitos individuais. Cada povo com seu uso, cada roca com seu fuso. A mídia, talvez, explorando o assunto, venda mais jornais , notícias, e tudo o mais.

2007-04-01 08:07:37 · answer #7 · answered by ciririka 7 · 1 0

Gente:
Voces que falara isso devem ser brancos com certeza, mas eu quero vos alertar para uma coisa que acontece todos os dias.
Nas Ruas do Brasil inteiro, morrem afrodescentes por assim dizer, negros ou misturados (Mestiços) em favelas morros etc, e uma nova estatistica divulgada pelo IBGE acaba de afirmas que no Brasil 54% da população é afrodescendete, isso é a pura verdade, talves o brasil daqui a dez anos vai aceitar isso normalmente porque até la acredita-se que os Negros estejam em posição melhor na sociedade e exercendo talves as profissões mais dignas da sociedade brasileira e até mesmo no mundo.
Eu acredito que os Negros da Inglaterra, serão reçarcidos primeiro e depois os dos Estados Unidos da América, e depois os de outros Paises Europeus, assim como os negros do Brasil serão mais tardiamente como foi com "a abolição da escravidão". O Brasil sempre é o ultimo a fazer as incrementar políticas, seja de desenvolvimento ou de qalquer outra adaptação social economica ou política que deve ser mudada porque a partir de um determinado momento ja não é conveniente chamar por exemplo alguem de negão, ou de negro para diminui-lo. Isso acontece todos os dias no Brasil, é evidente que é uma agreção até maior do que o açoite que a ministra se referiu. É muito mais doloroso quando alguem te chama pela cor e voce prcebe que essa pessoa te chamou pela cor para te ofender. Assim como aconteceu hoje terem queimado os africanos que são internos na UNB Universidade de Brasilia, que a Mídia até fez pouco caso, mas disse com clareza que os que praticaram o ato são brancos e o fizeram por racismo.

Lí as dclarações que escreveram alguns chamaram a Ministra de anta - indignados com as declarações da ministra que sugeriam que há incitação que o negro faça racismo contra o Branco. è Claro que isso incomoda quem é |Branco assim como um negro se incomoda quando é chamado pela cor - mas quando isso acontece - os Brancos tampam os ouvidos até mesmo a mídia, não se interessa porque não esta vivendo isso na pele. Vejam só a ingnorancia com que voces tratam essa questão. todos que deram delcaração aqui falaram coisas que so ofendem a moral do negro, porque na verdade a interpretação é livre de quem fala, mas se vermos bem no fundo essa reação da sociedade Brasileira era esperada porque a maioria parte dos postos são ocupados pelos brancos quando na verdade 54% da sociedade é afro. esses 54% que hoje ate o IBGE já aceita ha 10 anos atraz não eram aceites. So estão sendo aceites porque uma Pesquisa das Nações Unidas atestou isso e tambem porque quando o FHC foi na Europa num congresso sobre igualdade racial global, chamaram ele de afrodescendente. ele se sentiu ofendido evidentenmente porque ele não tem nenhum parentesco com a Africa, mas como as Naçõs Unidas tinha concluido isso a Imprensa simplesmente tampou os ouvios para isso até hoje, e so a TVE fala sobre isso e como a TVE não é o centro das atenções dos telespetadores isso não é percebido pela sociedade. Bom
Eu acho que ser negro esta na mente de cada pessoa e na pele tambem, porque quando um negro é ofendido, as coisas parem mais calmas porque normalmente ele não reage. Mas quando umbranco é ofendido até quem não é branco se sente ofendido, pela educação que recebemos. O Processo de branquiamento que na sociedade Brasileira continua é um problema que atinge maioritariamente os Brancos. Os problemas as mulhers violentadas todos os dias por brancos nas ruas de todo o Pais é um problema de segregação racial. O problema dos Jovens que morrem todos os dias nas favelas do Brasil é um problema de segregação já que 80% das pessoas que morrem em ações policiais de busca por criminosos nas periferias das grasndes cidades é negra entre 20 e 45 anos de idade. é segregagação e a midia e o YR não ve isso, quer considerar que a Ministra falou besteira? porque?
olha só o que disse o vice presidente:
Tudo é motivo para os Brancos continuarem no pode sem dar chances para os negros de terem expressão. Os que criticam as cotas querem os negros sempre burros e sem consciencia e quem-no tanto que chamam os que defendem esas políticas de políticas racistas. queremos cotas sim, os brancos são favorecidos todos os dias em todos os aspetos, e os negros nada. e quando te dá alguma coisa ao negro ja acham que o negro esta tendo demais. olhem gente ser negro é duro, é uma vida de cão. é preciso viver as experiencia para poder abrir a boca, creio que pessoas que abriram a boca nunca foram a africa ver os que os negros vivem na sua propria terra. é duro. vida de cachorro é melhor do que vida de negro. abraços

2007-03-28 18:24:13 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

Realmente ela foi mt infeliz, ao dizer um disparate deste,mas vale lembrar q o preconceito ñ acabou c a escravidão cmo mts disseram e, ele existe até hoje.

2007-04-03 07:38:47 · answer #9 · answered by EU 5 · 0 0

A lingua portuguesa tem o poder de exercitar a polêmica por onde passa. A inicial declaração negativa induz que o negro pode se insurgir ao branco. A segunda que o negro pode estar desobrigado a gostar daquele que tivera sido oponente no passado. Talvez a Ministra não tenha tido lucidez de pensar ou refletir tão bem como fez nas construções frasais que elaboru de forma absolutamente lúcida e clara no Movimento Feminista e que a tornou famosa no Brasil inteiro e no exterior.
Eu penso que quem está no poder, realmente pode e deve pensar bem, antes de falar alguma coisa para alguém.

2007-03-30 22:19:23 · answer #10 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers