Todos os dias ouvimos notícias sobre a poluição causada pela emissão dos automóveis e indústrias. Porque não escutamos nada sobre a criação de gado (40 litros de metano por dia cada um), a plantação de arroz irrigado, os lixões (4 milhões de metros cúbicos por dia na cidade de São Paulo), a queima dos canaviais antes da colheita , o metano liberado pelos lagos das usinas hidro-elétricas (energia limpa?) a poluição dos oceanos, impedindo a absorção de carbono na produção de fito plancton e a poluição com bactérias anaeróbicas nas áreas próximas da costa, aumentando a liberação de metano.
Acho que deveremos ainda saber que o metano é 18 vezes mais opaco aos raios infra-vermelhos (efeito estufa) de que o gas carbônico.
Tem muita coisa embaixo deste tapete.
2007-03-27
11:20:07
·
3 respostas
·
perguntado por
Walter_neves
3
em
Governo e Política
➔ Participação Civil
existem centenas de estudos, incluindo trabalhos da Chesf, Eletropaulo, Eletropar e várias fontes internacionais que demonstram a grande nocividade do Metano.
O metano é causado ou estimulado por quase todas as atividades humanas, pois estas sempre deixam resíduos orgânicos não aproveitados.
Quando como arroz, este causou uma grande liberação de metano no alagado onde foi plantado, quando como um bife, sei que o equivalente a sessenta vezes o seu peso foi liberada para a atmosfera em função do processo digestivo do boi. Se for bife de carne de porco a coisa piora.Quando jogo uma roupa velha fora, quando um cupim come o imóvel onde vivo ou o resto de árvores abandonadas em desmatamento, quando um lago de uma hidrelétrica é enchido e produz menos de 0.1W por metro quadrado do lago, quando uso meu vaso sanitário, estou produzindo matéria para decomposição e boa parte se transforma em metano.
O aumento de CO2 no solo altera o processo
bacteriano, aumentando a produção de CO4.
2007-03-29
17:35:59 ·
update #1