Raias, cações como o Isogomphodon oxyrthynchu ( Cação-Quati/ Bico de pato), e peixes de água doce de distribuição restrita são os mais ameaçados. As principais ameaças sobre os peixes são a pesca excessiva ou acidental, a captura de espécies para a venda e criação em aquários e a construção de grandes barragens.
A raia-de-Colares, que tem ocorrência no estuário do Rio Amazonas, é uma espécie relativamente nova e ainda pouco conhecida pela Ciência, e entrou para a lista na categoria vulnerável devido à pressão que a espécie vem sofrendo por parte dos pescadores artesanais e pelos navios pesqueiros que atuam na região do Marajó. Além da pressão humana, está é uma espécie com uma baixa taxa reprodutiva (apenas um filhote por ano), o que compromete a sua existência em áreas sob grande pressão.
O peixe serra (Pristis pectinata), espécie que pode atingir mais de cinco metros de comprimento, apresenta ampla distribuição geográfica, tanto na costa amazônica quanto no Mar Mediterrâneo. Este peixe foi completamente eliminado ou teve suas populações drasticamente reduzidas em diversas regiões de sua distribuição original, muito provavelmente pela pesca predatória. As populações remanescentes desta espécie são pequenas, estão isoladas e a espécie foi classificada na nova lista como criticamente ameaçada globalmente.
O tubarão quati (Isogomphodon oxyrhynchus), atinge cerca de 1,5 metro de comprimento e habita águas costeiras no norte da América do Sul. Suas populações têm diminuído drasticamente devido à captura acidental em redes de pesca. Tal fato, associado à baixa capacidade reprodutiva da espécie e a sua distribuição restrita, justificam sua inclusão na categoria de criticamente ameaçada. Outro tubarão martelo (Sphyrna tudes), também sofre o mesmo tipo de ameaça.
Abaixo segue a lista dos peixes oficialmente em extinção em maio de 2006:
Categoria: VULNERÁVEL
Paratrygon aiereba
Dasyatis colarensis
Manta birostris
Sphyrna media
Sphyrna mokarran
Sphyrna lewini
Sphyrna zygaena
Sphyrna tiburo
Sphyrna tudes
Prionace glauca
Negaprion brevirostris
Carcharhinus longimanus
Carcharhinus porosus
Carcharinus signatus
Ginglymostoma cirratum
Schroederichthys tenuis
Mylesinus paucisquamatus
Ossubtus xinguense
Hypancistrus zebra
Aguarunichthys tocantinsensis
Potamobatrachus trispinosus
Categoria: EM PERIGO
Rhincodon typus
Categoria: CRITICAMENTE EM PERIGO
Isogomphodon oxyrhynchus
Prisits perotteti
Pristis pectinata
Sartor tucuruiense
Crenicichla cyclostoma
Crenicichla jegui
Teleocichla cinderella
ATENÇÃO: O peixe-boi não é peixe, e sim mamífero.
2007-03-29 04:24:22
·
answer #1
·
answered by Carolina 3
·
0⤊
0⤋
Na Amazônia é o Peixe Boi. Justificativa: por ser mamífero, sua reprodução é muito lenta se comparada com outras espécies, é muito grande e de alto valor comercial, sua carne é saborosa e de fácil captura.
2007-03-27 19:07:10
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋