English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-27 10:09:35 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

8 respostas

Uma maquiagem do velho, mas é a tônica do mundo globalizado. Falar-se de esquerda ficou decadente, esse modelo conseguiu se impor, pra não dizer venceu, mas como a história é ciclíca quem sabe haja mudanças no futuro.
Por trás da propaganda da possibilidade de progresso pra todos se esconde a cara feia da perversidade. O liberalismo tem bases epsitmológicas também baseadas no Darwinismo, mais precisamente no darwinismo social de Spencer. Não vou discutir, Maquiavel, Montesquieu, Smith entre outros porque a tua pergunta não se refere ao que é? mas sim ao que pensamos sobre, porém acho que não conseguiria construir a resposta sem me reportar ao darwinismo social, porque ele contaminou o ideário americano e obviamente a nossa cultura, ou seja, o mundo é dos fortes, quem quer tem oportunidade, incrementando a competição entre os seres e a ilusão de que todos podem ascender.
Isso não é real, a oportunidade não é para todos, mas enquanto as pessoas olham só pra seu umbigo, esperando que a sorte lhes caia sobre os pés, o mundo continua o mesmo e nós contribuimos com essa fantasia, fazendo exatamente o que se espera que façamos, NADA.
Ai reside a perversidade, então os seres humanos se apegam a exemplos raros, como Silvio Santos: "olha ele era camêlo" conseguiu vencer, fulano tirou na loteria, etc. esses julagamentos ingênuos fazem o jogo do poder.
Existe na realidade um excedente humano para ocupar os raros espaços de postos no mundo do trabalho e a sociedade da qual somos atores cria mecanismos de exclusão com o apoio de suas populações, porque de forma muito inteligente e nada ingênua mexe com os sentimentos e sonhos das pessoas. Que vítimas de sua alienação, querem os bens de consumo a que todos tem acesso da existência, embora poucos tenham condições de adquiri-los, esse desejo de ter faz com que vejamos nosso semelhante como concorrente ou obstáculo, então seguimos reféns da indiferença, porque pra nos protegermos criamos outros mecanismos como a banalização do sofrimento alheio, as vitímas das tramas sociais que são os grupos mais vulneráveis são vistos como bandidos, diferentes ... exterminá-los portanto, tanto faz ou é até um alívio e assim está dada a autorização para se reduzir o excedente do qual ja falei.
Então Dinastia, acho o neoliberalismo uma droga, mas vejo que as esquerdas se perderam no poder ou por ele e que pelo menos no momento atual e não falo só de Brasil, o discurso de consciência e solidariedade está esvaziado, infelizmente.

2007-03-27 13:11:26 · answer #1 · answered by calu 4 · 0 0

O neoliberalismo está no centro de vários debates da atualidade. Como já é possível discutir idéias sem ser preso e torturado por isso, diferente de anos atrás, muitas pessoas tiveram acesso a discussões sobre esse tema e, assim, puderam tirar suas conclusões. Em conseqüência disso, e não do senso comum, a sociedade brasileira construiu uma forte rejeição a essa postura teórica que comanda as práticas políticas de vários governos no mundo. Cientes da ojeriza que o termo provocou, os liberais reagiram e afirmam que “não são neoliberais, que são liberais clássicos” e que “neoliberalismo é invenção da esquerda para acabar com eles”. Mesmo que fosse invenção, eles reconhecem que teria funcionado, pois, assim como nos países capitalistas centrais, a ideologia neoliberal vem perdendo espaço também em países periféricos como o Brasil.
Além do ataque à esquerda, como que responsabilizando os outros pelo seu próprio fracasso, alguns liberais têm se manifestado publicamente, afirmando que as pessoas “de forma pobre e maniqueista culpam o neoliberalismo e o FMI pela miséria brasileira”. Ora, será que a culpa seria do PT, da CUT, do MST, da intelectualidade e do povo brasileiro? Em quem colocar a culpa de algo que foi construído unilateralmente por uns que agora não assumem a responsabilidade pelo que fizeram e ainda tentam descaracterizar o debate que já não podem mais impedir como no período da ditadura militar?

Desculpe-me pela longa resposta, mas é impossível responder as suas perguntas em algumas linhas...

2007-03-27 18:46:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

não é neo- e nem liberal.. só um monte de ecologista tentando impedir as empresas de extrair petróleo do alaska. e leis trabalhistas que estão levando os países ricos a terem milhões de desempregados por não terem como pagar tantos direitos trabalhistas.

2007-03-27 18:08:03 · answer #3 · answered by Alto Q.I. 2 · 1 0

Na verdade a concepção Neoliberal é oriunda do ideal liberal iniciado com Adam Smith que tinha como proposta a livre iniciativa e o não intervencionismo do Estado.
Durante muito tempo está visão manteve-se em voga, sendo muito mais tarde admitido o intervencionismo estatal e um dos precursores deste importante ponto de vista foi John Barnard Keynes. Na atualidade as práticas Neoliberais seguem basicamente o modelo anterior sob a égide de um mundo modificado e veloz, ávido por desenvolvimento e informação.
Afinal, esta tem sido a tônica do capitalismo que sempre urge por novas soluções para enfrentar suas fases de declinio.
Destarte, pelo exposto não vislumbro a politica NEO LIBERAL ser má, pois ela permite como anteriormente citado a livre iniciativa dos mercados e dos agentes econômicos que o integram.
Mas talvez o calcanhar de aquiles desta política no Brasil seja o baixo indice de desenvolvimento que pode ocasionar a supressão de determinados mercados em detrimento de alguns outros. Um exemplo claro de uma boa simbiose se dá nos Estados Unidos, onde a população, ou seja, os agentes economicos têm um nivel de desenvolvimento intelectual além do razoável e acabam fortalecendo o Estado, suas instituições, gerando um Estado forte que ampara a livre iniciativa e prega a intervenção minima Estatal em questões politicas e socio-economicas.
Deste modo, talvez o problema não é a polica liberal ser boa ou má , porém, no contexto econômico onde ela é aplicada.

2007-03-27 18:02:56 · answer #4 · answered by oliveira j 1 · 1 0

UM SISTEMA INCOMPLETO.

2007-03-27 21:52:20 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Individualista e egoístico por natureza.

2007-03-27 19:53:24 · answer #6 · answered by Rainha 6 · 0 0

tanto o neo como o antigo
tudo é o mundo véio
vc só colhe oq planta
e se vc fizer oq os outros querem q vc faça
os outros em troca te darao dinheiro

2007-03-27 17:21:39 · answer #7 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

acho muito bacana o neo, todos aqueles poderes são muito legais. mas pelo jeito ele fez tanto sucesso que o nome do filme vai ter agora o nome dele! estou ansioso para ver o Neo liberar o lismo

2007-03-27 17:14:39 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers