Eu li algo na internet, a meu ver é um estudo profundo da psicologia. Levar o ser humano ao extremo de seu auto-conhecimento. E pelo que pude observar o centro deste conhecimento também é se aproximar melhor de Deus.
Eu li rapidamente certa vez... más foi bom vc ter postado esta questão, pois estarei averiguando melhor. Uma vez que este conceito me interessa.
2007-03-27 10:03:32
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
0⤊
1⤋
Gnose é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer. Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.
Em filosofia, epistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia.
A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
O objeto do conhecimento da Gnose é Deus, ou tudo o que deriva dEle. Toda gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. "Conhecer" significa ser e atuar, na medida do possível ao ser humano, no âmbito do divino.
O termo "Gnose" acabou designando nos tempos atuais um conjunto de tradições que acreditam no aspecto espiritual do Universo e na possibilidade de salvação por um conhecimento secreto, mas que deve ser inato ao ser humano.
A Gnose traz com um toque ocidental a espiritualidade oriental, utilizando meditação, mantras, e práticas de cunho esotérico.
A palavra GNOSE significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais... Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Quem somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui e Para onde vamos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Com a gnose é possível encontrar as respostas para estas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as outras pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.
Esta sabedoria não é de hoje, na verdade ela é universal, existe em todos os sistemas solares. Aqui na Terra é tão antiga quanto a própria humanidade. Antes da queda do homem a gnose era naturalemente vivida no dia a dia das primeiras raças.
Após a queda do homem conhecida como "Expulsão do Paraiso" foi lentamente sendo esquecida, até que um dia ninguem lembrava mais da gnose, foi quando nosso planeta esteve preste a ser destruido.( O Semeador queima a plantação que não frutificou ) Foi quando um Poderoso Ser do Planeta Venus ofereceu-se para vir a Terra, trazer novamante a chama do conhecimento e em chambala ele montou o quartel general da primeira Loja Branca em nosso planeta e passou a procurar pessoas aptas a receber o ensinamento, naqueles tempo o ensinamento era passado de lábios a ouvidos, começou então uma nova historia para o povo de Deus.
Atualmente e principalmente na America do Sul, existe um ramo da gnose, conhecido como Movimento Gnóstico Cristão Universal, que teve como lider o colombiano Victor Manuel Gómez, Mestre Samael Aun Weor, que pôs em prática os ensinamentos de Gurdjieff, Ouspensky, krishnamurti, Helena Blavatsky dentre outros e formou sua doutrina e tem milhares de seguidores, inclusive no brasil. Segundo ele o conhecimento gnóstico é baseado em quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.
Ciência é a investigação,comprovação. É desvandar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço podemos desenvolver.
A Filosofia nos propõe dois caminhos: SER ou NÃO SER? Escolher o Não Ser, é optar por viver preso aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do Ser, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.
Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artísta é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, as sinfonias de Mozart, as esculturas gregas, vamos descobrir o ensinamento que está alí oculto, e sentir emoções sublimes, superiores.
E quando nos referimos a Mística, falamos de nossa união com o Divino que há dentro de nós, o nosso Real Ser. Ser místico é poder conversar com os Anjos, é saber meditar, é ter novamente a pureza da Alma. A verdadeira Mística perdemos através do tempo, e precisamos reconquistar. " Ó homem, conhece-te a tí mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo".
2007-03-27 17:00:13
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
já ouvi falar....muito legal, mas poucas pessoas estão preparadas para participar pq é um estudo bem profundo.
2007-03-27 23:31:34
·
answer #3
·
answered by raposa 6
·
0⤊
0⤋
Ricardo já disse o essencial, só quero acrescentar que a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung deve muito à Gnose. Leiam, por exemplo, seu texto "Septem Sermones ad Mortuos" (Os Sete Sermões aos Mortos), profundamente gnóstico.
2007-03-27 19:54:20
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Nas Escrituras Gregas Cristãs há duas palavras comumente traduzidas por “conhecimento”, gnó·sis e e·p÷gno·sis. Ambas são aparentadas com o verbo gi·nó·sko, que significa “conhecer; saber; entender; perceber”.
O modo em que este verbo é usado na BÃblia, porém, mostra que pode indicar uma relação favorável entre a pessoa e aquele a quem “conhece”. (1Co 8:3; 2Ti 2:19)
O conhecimento (gnó·sis) é colocado numa luz bem favorável nas Escrituras Gregas Cristãs.
No entanto, nem tudo aquilo que os homens possam chamar de “conhecimento” deve ser buscado, porque existem filosofias e conceitos que são um “falsamente chamado ‘conhecimento’”. (1Ti 6:20)
O conhecimento recomendado é sobre Deus e seus propósitos. (2Pe 1:5) Este envolve mais do que apenas conhecer os fatos, que muitos ateus conhecem; subentende uma devoção pessoal a Deus e a Cristo. (Jo 17:3; 6:68, 69) Ao passo que o conhecimento (apenas a informação) poderia produzir um sentimento de superioridade, nosso conhecimento do “amor do Cristo, que ultrapassa o conhecimento”, isto é, conhecer este amor por experiência, porque pessoalmente imitamos os seus modos amorosos, equilibrará e dará direção sadia ao nosso uso de qualquer informação que tenhamos obtido. — Ef 3:19.
E e·p÷gno·sis, uma forma reforçada de gnó·sis (e·pà significando “adicional”), muitas vezes pode ser entendida do contexto como significando “conhecimento preciso, exato ou pleno”. De modo que Paulo escreveu a respeito de alguns que estavam aprendendo (obtendo conhecimento), “contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato “conhecimento real” (2Ti 3:6, 7)
Ele orou também para que os da congregação colossense, que obviamente tinham algum conhecimento da vontade de Deus, pois tornaram-se cristãos, ficassem “cheios do conhecimento exato da sua vontade, em toda a sabedoria e compreensão espiritual”. (Col 1:9)
Tal conhecimento exato deve ser buscado por todos os cristãos (Ef 1:15-17; Fil 1:9; 1Ti 2:3, 4), sendo importante para se revestirem da “nova personalidade” e obterem paz. — Col 3:10; 2Pe 1:2.
2007-03-27 17:45:42
·
answer #5
·
answered by Herman 6
·
1⤊
1⤋
O tema é bastante vasto e complexo, mas é minha concepção. Existem duas únicas igrejas, a verdadeira e a falsa.
A verdadeira é a Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro.
A falsa é a chamada sinagoga de satanás (Apoc. II, 9), de onde vem a Gnose. No fundo, todas as falsas religiões procedem da Gnose, como hinduÃsmo, bramanismo, budismo, espiritismo, cabalismo, protestantismo, xamanismo, neopaganismo...
Nosso Senhor disse que é A Verdade, e ela é única. Mas as mentiras são inúmeras.
A Gnose pretende ser o conhecimento do incognoscÃvel. Ou seja, é contraditória em si mesma. Ela afirma que a Divindade foi aprisionada na matéria pelo Demiurgo, o Deus Criador do Antigo Testamento, que seria na realidade um Deus mau. Logo, os 10 mandamentos seriam a lei de Satã. Por isso o gnóstico Lutero dizia “Peca muitas vezes”.
Em todas as coisas haveria uma partÃcula divina, que precisaria ser libertada da escravidão da matéria para retornar à Divindade original. Para esta libertação, seria necessário tomar conhecimento de que no fundo da alma humana há essa partÃcula, ou centelha divina, ou seja, um deus embrionário. Através da evolução, pouco a pouco essas partÃculas peregrinariam da matéria bruta para o vegetal, deste para o animal, e daà para o homem. Neste, conforme ele tivesse conhecimento de sua natureza divina, ela se libertaria, livrando-se do corpo material. As reencarnações seriam etapas dessa libertação progressiva... espero que vc tenha entendido o meu ponto de vista...
2007-03-27 17:18:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Já ouvi falar, procurei saber mais a fundo e descobri que é igual a astrologia. Acho que tudo bem, desde que não haja fanatismo.
2007-03-27 17:00:38
·
answer #7
·
answered by Marina 3
·
0⤊
1⤋
nao
nem seyi o que é isso
2007-03-27 16:59:23
·
answer #8
·
answered by mateus totao 4
·
0⤊
1⤋