Existem dois tipos de clonagem: a natural e a artificial.
A clonagem natural é realizada principalmente por plantas, tanto que o termo "clone" vem da palavra grega Klón, que significa broto vegetal. As plantas podem produzir novos clones geneticamente idênticos através de brotamentos ao longo de um rizoma. Em algumas espécies de plantas há a formação de propágulos ao longo dos bordos das folhas, propágulos estes que desprendem-se e se desenvolvem no solo, dando origem a novos adultos geneticamente idênticos à planta original.
Os animais, como os cnidários e esponjas, também fazem clonagem natural e dão origem a novos seres de vida independente a partir de brotamentos no corpo do indivíduo original. Desta forma, a clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula-mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários.
Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.
A clonagem artificial em plantas vem sendo usada para propagar inúmeras espécies: partindo-se de “pedacinhos” de uma planta, é possível originar, em questão de meses, dezenas ou centenas de outras plantas iguais. A importância disso é que podemos escolher os melhores indivíduos para serem produzidos, qualquer que seja o aspecto desejado (produção, sanidade, etc.)
Já a clonagem artificial de mamíferos, como a feita na
ovelha Dolly, é feita da seguinte forma: basta que um óvulo não fertilizado de uma fêmea seja obtido e enucleado (remoção do núcleo que contém a informação genética); a seguir, o núcleo de uma célula do organismo o qual se quer clonar (doador do núcleo) é introduzido no óvulo sem núcleo. A partir daí, processos químicos ou elétricos são usados para estimular a fusão das partes (citoplasma e núcleo) e formar uma nova célula que dividida sob condições artificiais formará um embrião, o qual será finalmente transplantado para um útero a fim de se desenvolver e formar uma cópia do doador, com a ressalva de alguma herança citoplasmática.
2007-03-29 03:49:18
·
answer #1
·
answered by Carolina 3
·
0⤊
0⤋
Os craques em clonagens são alguns dos usuários aqui do YR....jogam por pontos, não é a toa que são especialistas em clonagens.
2007-03-27 17:07:54
·
answer #2
·
answered by Kitty Le Musicien 5
·
0⤊
0⤋