English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-27 07:36:06 · 6 respostas · perguntado por lenebcarvalho 5 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

6 respostas

O significado correto, apesar das "excelentes" respostas acima, é exercitar-se nú!

2007-03-30 10:08:20 · answer #1 · answered by ygorusan 6 · 1 1

Saindo das mesmas respostas de excercitar-se nu acima, comentamos abaixo sobre a educação grega:

Educação dos espartanos

O objetivo principal da educação espartana era transformar os jovens em bons soldados, capazes de manter a segurança da cidade. Nesse treinamento educacional eram muito importantes os treinamentos físicos, como salto, corrida, natação, lançamento de disco e dardo.
As mulheres espartanas recebiam educação quase igual à dos homens, participando dos torneios e atividades esportivas. O objetivo era dotá-las de um corpo forte para gerar filhos sadio e vigorosos.
Ao nascer, a criança espartana era inspecionada por membros do governo, que verificavam seu estado de saúde. Se fosse saudável, merecia os cuidados do Estado. Se fosse doente ou apresentasse alguma deficiência física ou mental, podia ser imediatamente morta.
De acordo com Plutarco (50-120 d.C.), quando nascia uma criança espartana, pendurava-se na porta da casa um ramo de oliveira (se fosse um menino) ou uma fita de lã (se nascesse uma menina). Havia rituais privados de purificação e reconhecimento da criança pelo pai, além de uma festa de nascimento conhecida como genetlia, na qual o recém-nascido recebia um nome e presentes de parentes e amigos. (Cf. Maria Beatriz B. Florenzano. Nascer, viver e morrer na Grécia antiga)
A partir dos 7 anos, os pais (cidadãos) não mais comandavam a educação dos filhos. As crianças eram entregues à orientação do Estado, que tinha professores especializados para esse fim. Vejamos alguns dos métodos da educação espartana, tendo como base o relato dos historiadores gregos Xenofonte (A constituição dos lacedemônios) e Plutarco (A vida de Licurgo).
Em lugar de proteger os pés com calçados, as crianças eram obrigadas a andar descalças, a fim de aumentar a resistência dos pés. Usavam um só tipo de roupa o ano inteiro, para que aprendessem a suportar as oscilações do frio e do calor.
A alimentação era bem controlada. Se alguma jovem sentisse fome em demasia, era permitido que furtasse para conseguir alimentos. Castigavam-se, entretanto, aqueles que fossem apanhados roubando.
Uma vez por ano, os meninos eram chicoteados em público, diante do altar de Ártemi (deusa grega vingativa, a quem se ofereciam muitos sacrifícios). Essa cerimônia constituía uma espécie de concurso público de resistência à dor física.
Na adolescência, os jovens eram encarregados dos serviços de segurança na cidade. Qualquer cidadão adulto podia vigiá-los e puni-los. O respeito aos mais velhos era regra básica. Às refeições, por exemplo, os jovens deviam ficar calados, só respondendo de forma breve às perguntas que lhes fossem feitas pelos adultos.
Com 20 anos, o jovem espartano entrava no exército. Mas só aos 30 anos de idade adquiria plenos direitos políticos, podendo, então, participar da Assembléia dos Cidadãos (Ápela).
Para o historiador italiano Franco Cambi, a educação desenvolvida em Esparta e Atenas constitui dois modelos educativos diferentes. Em Esparta, a perspectiva militar orientava a formação de cidadãos-guerreiros, defensores do Estado. Já em Atenas, predominava um tipo de formação mais livre e aberta, que, de modo mais amplo, valorizava o indivíduo e suas capacidades.

A educação em Atenas
Em Atenas, apesar de as mulheres também serem educadas para as tarefas de mãe e esposa, a educação era tratada de outra forma, pois até mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontrava-se homens alfabetizados.eles eram instruídos para cuidarem não só da mente como também do corpo, o que lhes davam vantagem na hora da guerra, pois eram tão bons guerreiros quanto estrategistas.

2007-03-31 06:51:58 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 1 0

A palavra era usada na antiga Grécia com o significado de local para a educação de jovens do sexo masculino.
Gymnos en grego significa "nu", que era a forma como os alunos faziam seus exercícios físicos.
Daí o sentido de ginástica como exercícios físicos, e tb como instituição de ensino, significados que não pareceriam muito relacionados. Para os gregos, a educação física e a intelectual eram igualmente importantes.

"Gimnasium" e o plural "gimnasia" são as formas latinas, e não gregas. O correto é que elas se originam no grego gymnos.
A wikipédia em português e espanhol não esclarece a etimologia.

2007-03-27 14:57:43 · answer #3 · answered by Francisco V 6 · 1 0

Excelentes respostas foram dadas.

Pricipalmente por terem fornecido as fontes.

Mais um motivo para o vício do YR se perpetuar.

2007-03-28 08:37:12 · answer #4 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Exercitar-se nu.


diez puntos

2007-03-27 14:44:51 · answer #5 · answered by Rich L 6 · 0 1

"nu"
......, outra das evidências da sua importância são os Jogos Olímpicos e os Jogos de Hera. Os Jogos Olímpicos realizavam-se em Olímpia e eram dedicados a Zeus. Durante estes jogos, e nos seus primórdios, em 776 A.C., os homens aristocratas combatiam e corriam, como indivíduos, e não como representantes de grupos ou regiões.

Este festival que se realizava de 4 em 4 anos, tinha a particularidade de que as competições se realizavam, literalmente, a nu. Daí derivou a nossa palavra ginásio, de gymnos, "nu". Gradualmente foram adicionando-se novas competições para além da luta e da corrida, mas o Stadion, que originou a nossa palavra estádio, uma corrida de aproximadamente 180m, continuou sempre a ser a competição principal.
fonte:http://calle.no.sapo.pt/ideias/historia.html
um abraço!

2007-03-27 14:42:03 · answer #6 · answered by Gregorio 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers