English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tanto em direitos quanto deveres ...
vc acredita que esse principio é levado a sério??????

2007-03-27 06:45:43 · 1 respostas · perguntado por FLOR 2 em Governo e Política Lei e Ética

1 respostas

Não, estar em lei significa que a sociedade aceita que a isonomia seja algo necessário, mas não significa que por de baixo dos panos alguém simplesmente respeite o princípio de isonomia. O acesso a justiça de forma desigual é uma prova disso, bons advogados altamente especializados e com bons históricos e excelentes curriculuns chegam a prestar seus serviços por 100 vezes mais que um advogado abaixo da média ou mediano, o diferencial disso é que geralmente os primeiros conseguem decisões mais benéficas aos seus clientes do que os seguintes.
A própria natureza não é isonômica nem na distribuição de água pelo globo e nem o aquecimento do mundo se dá por igual, aliás nem as pessoas são iguais geneticamente e fenotipicamente. Se a própria natureza nos ensina que isonomia é algo anti-natural porque seria diferente na natureza de nossas leis?
A própria declaração do direitos do homem e do cidadão na revolução francesa se baseava em três princípios básicos: igualdade, liberdade e fraternidade. Mas o capitalismo repudia a igualdade, cercea a liberdade e promove a desfraternização dos homens.
É bonito, mas isonomia é só um conceito utópicamente tangível, sem verossimilança. Acho que até o deputado Maluf pode explicar como mostrar que direitos e deveres variam conforme o ponto de vista.
Acho que se um dia pudermos mudar geneticamente o comportamento humano e controlarmos rigorosamente o seu ambiente as coisas podem mudar, num misto de admirável mundo novo, gattaca e 1982(Big Brother). Ou seja, neste momento, nunca.

2007-03-27 07:10:04 · answer #1 · answered by aprateu 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers