Machado de Assis coloca a história nesse livro justamente de forma a não se ter certeza disso, são tudo suspeitas. Na verdade se você for fazer um resumo ou uma resenha sobre essa obra é importante salientar no final que apesar de tantas suspeitas, nunca ficou provado a inocência ou a culpa de Capitú.
Bjos da menininha!!!
*
*
2007-03-27 05:09:25
·
answer #1
·
answered by menininha 2
·
0⤊
0⤋
Machado de Assis, como todo escritor brasileiro, não era original. Ele tentava seguir o escritor sírio Luciano de Samossata; aliás, ele não estava sozinho nisto, pois Luciano teve muitos seguidores, entre eles o filósofo Voltaire, Rabelais, Swift, Lorenzo da Ponte e até Alexandre Dumas. Aliás, a ambiguidade em Dumas é constante; será que a rainha traiu o rei com o Duque de Buckingham?
O truque constante em Luciano (e em Voltaire) é este: O traído continua em dúvida da traição. Luciano procurava fazer humor com esta situação ambigua, e Machado de Assis transporta este tipo de humor para o ambiente do Rio de Janeiro, acrescentando um amargor ao personagem.
Na época de Machado de Assis, vários lucianistas (escritores que procuravam escrever no estilo de Luciano de Samossata) haviam escrito histórias semelhantes, ou seja, de um amante em dúvida sobre a traição da mulher. Um de grande sucesso foi, é claro, Assim fazem todas, de Lorenzo da Ponte; Fiordiligi traiu Ferrando ou não traiu? Realmente não interessa descobrir isto, diz Don Afonso, pois Assim Fazem Todas.
A história deste tipo que teve maior sucesso, devido a grande dramaticidade, foi The Lady, or the Tiger, de Frank R. Stockton, em 1882 (Dom Casmurro foi escrito em 1899). Certamente Machado de Assis quis fazer uma paródia desta história e de Cosí Fan Tutte. No conto de Stockton, resolver o problema da traição da noiva é questão de vida ou morte para o amante; claro que o conto termina sem a solução.
Outros que exploraram o tema, cada um com diferentes misturas de humor e dramaticidade, foram Henri Murger (mas a Mimi é digna de pena e é perdoada por Rodolpho), Poggio (ele não deixa muitas dúvidas da traição, mas o marido fica em dúvida), e outros. Mas levando-se em conta que, em todos os autores que Machado de Assis utilizou como inspiração, a traição ocorreu ( o único que deixa dúvida total é Stockton), podemos ter certeza de que ela ocorreu também com Capitu.
2007-03-31 02:54:39
·
answer #2
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
ah iaiá essa é uma questão que entrou para a galeria das impossíveis. e com certeza foi essa razão que tornou a obra tão importante quanto é. sabe de uma coisa, a verdade que vc diz não tem passado nem futuro é e será tudo o que precisa ser, ou seja garotinha, verdade verdadeira não existe pois sempre aparecerá novas idéias e opiniões a respeito. mas essa é uma questão interessante viu!
2007-03-30 20:26:35
·
answer #3
·
answered by vetelapoja 3
·
0⤊
0⤋
Ninguém sabe se ela traiu ou não, pois o autor não dá essa certeza, mas acredito que ela traiu bentinho,
Abraços.
2007-03-29 14:13:07
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
se acharem no livro algum trecho que relate fatos comprovando o adultério, me avisem. este livro às vezes é lido no curso de direito, justamente para ensinar que somente com provas pode-se acusar alguém.
acham mesmo que Machado de Assis estava preocupado com a história? uma esposa adúltera ou não?
por favor, ele é lido até hoje por outros motivos, olhar Dom Casmurro do ponto de vista "houve traição?" é não entender a obra. desculpem a revolta.
2007-03-27 20:57:37
·
answer #5
·
answered by Sarinha 2
·
0⤊
0⤋
Este é o maior enigma da literatura brasileira: o enigma de Capitu... Machado de Assis colocou umas pistas no livro; algumas suspeitas, mas narradas pelo casmurro Bentinho já velho e viúvo... e os dois capítulos Olhos de Ressaca, especialmente o último, naquelas circunstâncias de velório e enterro? E o filho do homem, o Escobarzinho ?
E,seguindo a tendência da escola realista, o adultério é punido com a morte (ver Ana Karenina,do Tolstói / Madame Bovary do Flaubert / Otelo de Shakespeare) de Capitu ... e o próprio filho morre no Egito ...Machado seguiu esta onda de matar os adúlteros...
Volto a dizer: é um enigma... mas,na visão do personagem narrador, no último capítulo (E bem,e o resto?),no último parágrafo assim se encerra:
"E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos,a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se...e enganando-me... A terra lhes seja leve ! Vamos "História dos Subúrbios". "
Pois é, queridas (gostei de vossas participações) o que é que vocês acham ? Mandem-me respostas...
Carpem die !
27.03.2007 - 14,15h - Em Belém chove -
HOJE 180 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO MERCADO DO VER-O -PESO
2007-03-27 13:14:38
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho que não
Se foi ele que narrou a historia no livro
ele vai narrar do jeito que ele quer
pra mim ele era muito ciumento e fantasiou tudo
2007-03-27 12:15:13
·
answer #7
·
answered by manda 4
·
0⤊
0⤋
Eu acho que não, senão toda a razão de ser do enredo se perderia, "Dom Casmurro" é a história de um homem possessivo, como "Otelo"
2007-03-27 12:14:07
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Como não tem nada diretamente dizendo q sim,fica muito a critério do leitor,alguns acham q traiu e outros acham q era só paranóia do Bentinho
2007-03-27 12:12:29
·
answer #9
·
answered by Ca S 3
·
0⤊
0⤋
essa foi a idea de machado de assis, deixou todo mundo curioso, mas vale da sua opniao , eu acho qe ela nao traiu...
abraço
2007-03-27 12:12:28
·
answer #10
·
answered by Dani 2
·
0⤊
0⤋