Jean-Jacques Rousseau
Nascimento 28 de Junho de 1712
Genebra, Suíça
Falecimento 2 de Julho de 1778
Ermenonville, França
Escola/tradição Iluminismo, Romantismo(precursor)
Principais interesses Política, Educação, Literatura, Música, Autobiografia
Idéias notáveis vontade geral
Influências Maquiavel, Montesquieu, Diderot, Hobbes, John Locke
Influenciados Saint-Just,Robespierre, Napoleão,Immanuel Kant, Johann Gottlieb Fichte, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Romantismo
foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.
Rousseau foi uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa - a última das revoluções modernas, e que deu início a um longo período de terror e instabilidade política, que acabaria por levar à ditadura de Napoleão. Do Contrato Social, de sua autoria, inspirou muitos dos revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos subseqüentes a esse período, um pouco por toda a Europa continental.
Inspirados nas idéias de Rousseau, os revolucionários defendiam o princípio da soberania popular e da igualdade de direitos.
A contestação da sociedade tal como estava organizada foi tema do ensaio Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755), em que se vê a desigualdade e a injustiça como frutos da competição e da hierarquia mal constituida.
Rousseau é associado frequentemente às ideias anti-capitalistas e considerado um antecessor do socialismo e comunismo. Foi um dos primeiros autores modernos a atacar a propriedade privada. Victor Klemperer, ao estudar o Iluminismo francês em geral e Rousseau em particular, viu em Adolf Hitler a concretização suprema dos ideiais defendidos pelo filósofo do século XVIII. Rousseau questionou a suposição de que a maioria está sempre correta e argumentou que o objetivo do governo deveria ser assegurar a liberdade, igualdade e justiça para todos, independentemente da vontade da maioria.
O filósofo conta-se entre aqueles autores que mitificaram um passado fraternal e feliz de todos os Homens, face a um presente desordenado e desigual do século XVIII. O ideal romântico de um "regresso ao passado" está patente no espírito de Rousseau. Voltaire afirmou mesmo que: "ninguém colocou alguma vez tanto engenho em nos querer converter em animais" do que ele. Ler Rousseau faz nascer "o desejo de caminhar em quatro patas".
Entretanto, outras interpretações, como a do antropólogo Roger Bartra, nos dizem que este comentário irônico de Voltaire não é uma boa intepretação da obra de Rousseau, já que para Bartra, "Rousseau não oferecia o homem selvagem como um tipo humano ideal, como insinua Voltaire, senão um modelo que permita compreender a origem do mal" (BARTRA, 1997, 180-1).
A função principal de sua filosofia é libertar o homem.
2007-03-31 03:43:35
·
answer #1
·
answered by Ternurinha 6
·
0⤊
0⤋
Rousseau foi um dos autores mais importantes para a politica do séculos 19 e 20. Um conceito fundamental en Rousseau é a liberdade. Para Rousseau na sua sociedade foi uma sociedade opressiva onde o simbolo máximo do opressão foi o rei. O autor quis uma sociedade do homes livres onde eles mesmos pudisem fazer suas regras e leis. o ciudadão tem uma funcão dupla. Ele é um membro do soberano qui faz as leis e tambem ele é qui obedece as mesmas leis. Rousseau diz "somos livres porque nos obedecemos nossas propias leis". A sociedade está pensada como um corpo onde todos nos temos uma função. Muitos dos governos totalitarios do seculo 20 tiveram seus fundamentos nas propostas do Rousseau.
2007-03-29 01:07:38
·
answer #2
·
answered by Diego M 2
·
0⤊
0⤋