English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

g = G.M / R² , onde R é o raio da Terra no local e M a massa total da Terra.
Como nos polos a Terra é achatada, o raio R é menor e portanto a gravidade maior.
Pelo menos na teoria da física clássica.... muitos explicam que o achatamento é devido a velocidade da rotação da terra, portanto se aumentarmos drasticamente a velocidade da rotação da terra, a tal ponto de achatar a terra , ou seja as distâncias dos pólos tenderem a zero, verifica-se que o g tende a infinito...pois a equação válida neste caso é g=GM/r², pois é o g da superfície.... ou seja formou o buraco negro...
até onde está correto ou está tudo errado... inclusive a física clássica....??????

2007-03-27 04:38:19 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

3 respostas

Essa equação não pode ser aplicada a "discos" ou planos. É aplicada no caso de corpos esféricos ou esferoidais, como a Terra. Um asteróide, por exemplo, que tenha o formato de um misto quente, não tem maior gravidade no centro do que as partes mais externas do mesmo.

Mas não deixa de ser uma boa pergunta...

2007-03-27 08:03:28 · answer #1 · answered by Wagner A 4 · 0 0

Pergunta legal esta ...
Deixa-me ver se entendi perfeitamente

Como se tivesse uma bola de praia e voce achatasse as extremidades utilizando a rotacao excessiva. . O raio que ficará no centro desta bola de praia irá aumentar, porem a distancia dos polos ficaria reduzido... conforme a formula, quanto maior o Raio, menor a gravidade, tendendo a zero, pelo fato de ser o denominador desta divisao, entao quanto maior for seu numero, reduzirá de forma quadrática a gravidade. Pelo menos entendo desta forma, e nao que a gravidade tenderá ao infinito, prendendo objetos em solo.

Abraco amigos.
Mario

2007-03-27 10:47:50 · answer #2 · answered by Mário 5 · 0 0

A física clássica foi feita para se explicar matematicamente fenômenos físicos reais e não coisas fictícias.
A diferença entre os raios da Terra no equador e nos polos é de apenas 0,33%.
A hipótese da Terra girar loucamente de forma a se achatar nos polos é uma hipótese impossível de acontecer na prática, pois a velocidade de rotação teria de ser tão grande que que os corpos e a própria superfície da Terra seriam ejetados para o espaço, pois a força centrífuga seria maior que a força da gravidade na superfície.
A Terra assim perderia massa a partir da sua superfície e quando ficasse com massa zero a gravidade seria nula e não infinita.

2007-03-27 07:12:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers