Basicamente, da necessidade do homem em adquirir bens que não era capaz de produzir, em detrimento ao que produzia em excesso.
Levava o excesso do que produzia, a feiras e pontos de troca (mercado), e trocava por aquilo que lhe era útil, mas não tinha capacidade de produzir.
Em seguida surgil o dinheiro para auxiliar e dar mais agilidade naquelas trocas.
Barbosa.
2007-03-27 07:32:12
·
answer #1
·
answered by BARBOSA® 7
·
0⤊
0⤋
Bom, a resposta do Barbosa diz tudo, mas, eu tomaria a liberdade, de complementar a resposta, destacando o conceito de "sociedade de mercado".
Como já foi dito, o mercado surge justamente quando as sociedades começaram a produzir em uma escala maior do que o consumo e comercializar o execedente. Depois disso, eles verificaram que era mais interessante se cada parte da sociedade se especializasse na produção de alguma coisa e aí o excedente começou a ser a regra e não a exceção. Eis o começo do conceito de "sociedade de mercado".
Na idade média, já existia a produção de excedente e a comercialização de produtos. O mercado já existia. Mas não era isso o que determinava as relações sociais (são relações sociais que determinam um sociedade). Existiam outro conjunto de valores, de natureza não-econômica, que determinavam isso, como a religião, hierarquia militar e outras coisas.
Só com o advento da II Revolução Industrial é que a gente começa a ter o que se denomina "sociedade de mercado", ou seja, a maior parte das relações sociais é determinada no mercado. A força de trabalho passa a ser comercializada como mercadoria e não como uma relação natural de servidão (feudalismo) ou como uma posse (escravidão). Aliás, muitos historiadores (como Eric Hobsbawn) consideram que a sociedade de mercado só foi possível com o fim da escravidão. Neste caso, a posição do indivíduo na sociedade é dada pela sua relação com a posse de meios de produção e, principalmente, pela sua relação com o consumo.
Volto a repetir. A resposta do Barbosa é excelente. Eu só quis aplicá-la ao conceito de "sociedade de mercado".
2007-03-28 23:05:50
·
answer #2
·
answered by Ricardo C 1
·
1⤊
0⤋
Resumindo para fácil compreensão:
Primeiro pela necessidade de trocas diretas de mercadorias ( alimentos, tecidos, utensílios, ferramentas etc, etc. )
Segundo pela lei da oferta e da procura ( oferta e demanda de bens, de mercadorias ).
Terceiro pela criação da moeda como base para aquisição de bens substituindo a troca.
Até aquí não tinha Estado para se meter na vida dos outros.
Depois, você sabe o que aconteceu. Impostos e mais impostos e roubalheira desenfreada.
Então a sociedade de mercado é anterior a criação do Estado.
2007-03-31 06:19:52
·
answer #3
·
answered by gabriel oliva 4
·
0⤊
0⤋
Pelas trocas de produto de 1ª necessidade, lá na idade arcaica.
2007-03-30 23:34:20
·
answer #4
·
answered by Vanessa 5
·
0⤊
0⤋
pela necessidade do homem em vender e comprar. Primeiramente eram trocas... Bem depois surgiu o dinheiro para facilitar as vendas.
2007-03-27 14:24:32
·
answer #5
·
answered by Jeje 5
·
0⤊
0⤋
Um padre, um prefeito e um delegado.
2007-03-27 10:53:33
·
answer #6
·
answered by Juliano 4
·
0⤊
0⤋