Pois é,os EUA falam tanto em direitos humanos,liberdade e essa prisão de Guatânamo é uma versão moderna do holocausto,lá eles torturam,enlouquecem,batem e não os deixam dormir,além de ficarem em condições sub-humanas,mas como são os EUA, ninguém fala nada,se fôsse em outro país, os EUA já teriam invadido,matado um monte de gente enfim a arruaça que lhe são habituais.
2007-03-27 04:45:02
·
answer #1
·
answered by majô 7
·
0⤊
0⤋
Outro dia tive um ataque de riso quando vi num noticiário que houve UMA denúncia de maus tratos e tortura contra um prisioneiro lá...
2007-03-27 10:50:08
·
answer #2
·
answered by Melissa *aka Memê 6
·
0⤊
0⤋
É uma vergonha que um país que se julga o defensor da justiça e dos direitos humanos possua uma base com as características da que está localizada na baía de Guantánamo, em Cuba.
Entre as torturas e tratamentos degradantes, estão o isolamento, a humilhação sexual, a privação de sono, a submissão a temperaturas extremas, a alimentação forçada dos presos em greve de fome e ameaças com cães.
Foram registradas mais de 40 tentativas de suicídio em Guantánamo, três homens morreram em junho de 2006 aparentemente por suicídio, e 200 fizeram greves de fome como protesto pelas circunstâncias e condições da prisão.
Guantánamo deve fechar não apenas porque os direitos humanos são flagrantemente violados ali, mas porque simboliza a indiferença dos EUA sobre o direito internacional em sua 'guerra contra o terrorrismo'.
2007-03-27 10:29:15
·
answer #3
·
answered by Srtª Plenilúnio 6
·
0⤊
0⤋
Base americana em solo cubano
h. t.
Os EUA, após os atentados de 11 de Setembro de 2001, decidiram transferir os guerrilheiros talibãs e elementos ligados à Al-Qaeda, detidos no Afeganistão, para um centro de detenção criado para o efeito na base de Guantánamo, em Cuba. Os primeiro grupo chegou em Janeiro de 2002. Nos últimos três anos, passaram por aquelas instalações mais de 750 prisioneiros oriundos de mais de 40 países.
Situada na costa sudeste de Cuba, a base tem uma extensão de 117 km2. Está rodeada por 26 quilómetros de arame farpado, minas e barreiras naturais pântanos e as águas infestadas de tubarões do mar das Caraíbas. O espaço aéreo é controlado por um radar e guardas armados controlam o perímetro a partir de torres de vigia.
Situada em território cubano, a baía de Guantánamo está sob controlo americano desde 1903, quando o Governo dos EUA fez um contrato de arrendamento perpétuo com Tomás Estrada Palma, primeiro Presidente cubano. Neste momento, a base recebe 520 detidos; os restantes foram libertados e repatriados para os seus países.
Na base vivem, além dos detidos, 500 soldados e dois mil civis. Os primeiros presos chegados em 2002, foram alojados no campo X-Ray, constituído por celas minúsculas, com paredes de rede e cobertas com chapas de zinco. As lâmpadas estavam acesas 24 horas por dia para facilitar a vigilância. Os detidos apenas estavam autorizados a sair 15 minutos por dia. Em Abril de 2002, X-Ray foi encerrado, sendo substituído pelo campo Delta. Este é constituído por seis edifícios. Os campos 1, 2 e 3 recebem os prisioneiros considerados mais perigosos. Os novos reclusos chegam ao campo 3 onde a segurança é mais elevada. À medida que vão cooperando, são transferidos para os complexos que têm melhores condições e mais liberdade.
Nos anos que antecederam a guerra contra o terrorismo, a base americana recebeu refugiados cubanos e haitianos interceptados no mar enquanto procuravam alcançar a costa dos EUA.
2007-03-27 10:21:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋