Muito boa sua pergunta. Cuba já cumpriu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de educação, igualdade de gênero e mortalidade infantil; deve atingir os de pobreza, saúde materna e HIV; e, se investir em ações específicas, pode alcançar os dois restantes, de sustentabilidade ambiental e parcerias para o desenvolvimento, eu acredito que, apesar do isolamento comercial, a nação comandada por Fidel Castro tem tido um bom desempenho socioeconômico.
Eu li um artigo do PNUD, que Cuba atribui o desempenho cubano ao modelo social do país, que diminui a importância da renda e das relações comerciais na determinação das condições de vida da população, uma vez que oferece uma rede de bens e serviços sociais gratuitos e subsidiados. “A população, mesmo a de menor renda, tem acesso a bens e serviços que não estão ao alcance dos pobres de outros países em desenvolvimento”.
Entre os pontos da política social do governo cubano destacados neste artigo estão a distribuição racionada de alimentos com preços subsidiados; os médicos de família, que fazem atendimento de casa em casa; a garantia de ensino da pré-escola à universidade; e o serviço de assistência social. Essas ações foram complementadas em 2000 com programas focalizados voltados a jovens desempregados que abandonaram a escola, gestantes e deficientes.
Esses benefícios têm gerado resultados que deixam a ilha de Cuba mais próxima da Europa que da América Latina.
Por outro lado, Cuba ainda precisa melhorara em indicadores como mortalidade materna (35,5 mortes a cada mil nascidos vivos), taxa pior que a do Uruguai (27) e do Chile (21)...
2007-03-27 05:16:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha,lá deu certo porque a saúde,escola e o esporte eles dão muito valor a isso.Mas estive em Cuba em 91,e senti o povo um pouco amargo,com cotas para comer e fazendo um monte de coisas que pensei não existisse por lá.Os Cubanos sào ávidos por saber como é viver em liberdade de ir e vir.fidel é muito carismático apesar de eu nao gostar d6ele.Mas,não consigo ver Cuba um país diferente dêsse não vamos ver.
2007-03-27 04:55:52
·
answer #2
·
answered by majô 7
·
0⤊
0⤋
Se o sofrimento extremo marca pontos para entrar no céu, então os cubanos estão numa boa...a vida eterna será no paraíso. Em nenhum país do mundo o comunismo/ socialismo deu certo...porque eles existem...ora, acreditar em utopia é uma opção ou até a falta de opção, para não ir para o "Paredon". Já o Pensamento Capitalista é um sucesso, só tem uma ressalva, é preciso trabalhar e ser honesto, um dia chegaremos lá.
2007-03-27 04:28:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ainda não fui a Cuba, mas pretendo. Quem sabe depois possa falar algo com mais propriedade a respeito.
2007-03-27 03:51:14
·
answer #4
·
answered by Melissa *aka Memê 6
·
0⤊
0⤋
Te respondo com outra pergunta. Por que os brasileiros odeiam os ianques e adoram Cuba, país fraquim demais sem nada a oferecer pobreza total, oferece saúde e educação, mas não oferece sonhos, socialismo é pra mente retrógrada, de país pequeno.
2007-03-27 03:26:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
uma faca de 2 gumes. Fidel eh o pai de cuba, mas eh um pai autoritario que na ansia pelo COMunismo conseguiu dividir apenas a pobreza absoluta.
o ideal de comunismo deveria ser dividir a riqueza e nao a pobreza...
Cuba fez isso... fechou as portas para tudo que possa vir de fora: ate uma simples importaçao de peças para carro,,,por exemplo.
Mas nunca conseguiu produzir TUDO aquilo que precisava importar, dai o povo cubano vive com mais retrocessos que avanços..
Acredito que quase deu certo...se Fidel tivesse entendido que para nao aceitar nada dos outros temos que fazer nós mesmos aquilo que precisamos ele teria sido mais bem sucedido...
2007-03-27 03:25:12
·
answer #6
·
answered by Íris Dourada 3
·
0⤊
0⤋