English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), afirmou que: "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco" e, "A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”. Você pensa que ela esteja promovendo o racismo ou instigando a discussâo? (Veja a entrevista dela em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070326_ministramatildedb.shtml)

2007-03-27 03:09:29 · 4 respostas · perguntado por Eu sei! 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

4 respostas

O problema da afirmação da ministra, a meu ver, é por ela considerar "natural" a discriminação de brancos por negros. Natural, não é. De fato, não é racismo, pois os negros não são maioria política e econômica, mas é discriminação sim, é preconceito racial, e não tem nada de natural nisso.

Natural pressupõe a inexistência de fatores humanos que contribuam para uma situação, é o que vem de nascença, ue decorre normalmente da ordem regular das coisas. Ela é explicável por si só. ISSO é um absurdo vindo de uma ministra, pessoa que deveria ter algum esclarecimento básico sobre a pasta que administra.

Aliás, a discriminação feita por negros é algo com o que o ministério dela deveria se preocupar também, pois se é para promover a igualdade racial, é para acabar (se isso fosse possível) com o racismo e a discriminação racial seja de que ordem for.

2007-03-29 00:25:47 · answer #1 · answered by Katemari R 1 · 1 0

Se "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco", a recíproca é verdadeira ?

A declaração da ministra é hipócrita e preconceituosa.

2007-03-27 03:37:26 · answer #2 · answered by Khallil 4 · 2 0

Ela mostrou ser tão racista contra os brancos que dá inveja até em grupos skin heads

2007-03-28 19:12:09 · answer #3 · answered by The Dark Knight 5 · 1 0

Sobre a notícia, penso que a Ministra faz uma mistura daquilo que ela sente, coisa subjetiva, particular, com aquilo que ela pode falar na qualidade de Ministra.
Buscar caminhos para a solução do problema da posição social do negro é um trabalho que tem que ser feito com a razão, com estudo, com novas regras de acesso, "JAMAIS COM AQUELAS DECLARAÇOES " . Ninguém muda o coração de uma sociedade. Só não haverá racismo ou os vários tipos de discriminação quando as pessoas se apaixonarem pelas pessoas. E isso ninguém pode ensinar.
Há necessidade das pessoas estarem em igualdade de condições sociais para que cada um possa mostrar seu valor.
Abraços !

2007-03-29 04:22:08 · answer #4 · answered by pop 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers