Você está insinuando que todo ateu é anti-ético?
Onde fundamentar a exigência absoluta de fazer o bem e evitar o mal?
Simples. Na mera coexistência humana. Na vida em sociedade, na bondade inerente ao Homem.
.
2007-03-27 01:54:49
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
3⤊
0⤋
Creio q a ética sem Deus seria vazia, sendo q os alicerces da msm estão baseados em preceitos religiosos de amor e respeito... Simplesmente se, de repente, todo mundo desacreditasse na existência de algo supremo, acho q em alguns anos a maneira de enxergar a ética estaria completamente distorcida...
E naum existe essa de q o ateu segue uma vida ética porq acredita no homem... Ninguém é completamente ateu, porq se fosse ele naum teria motivo para respeitar algumas regras, tornando assim menos empolgante o seu período único de vida. Quem naum teme uma punição pós vida. naum tem q respeitar nenhuma regra q vá deixá-lo menos a vontade...
HUUUUUUUUUUUUUUUUUU, q livro hein
Abraçus
2007-03-27 11:46:10
·
answer #2
·
answered by Saga 2
·
1⤊
0⤋
Falar em ética é acorrer ao cumprimento de normas ditadas por alguém. Deus, pelo que sabemos pela tradição, foi o primeiro a dirigir certas normas ao povo. Isso é constante no Antigo Testamento. No entanto, quando se fala em Deus invisível, como é o caso da primeira parte da Bíblia, se refere a um conceito de alguém superior, incompreensível e indizível. Sendo assim, é fácil dizer que os próprios homens, porque foram eles que escreveram as normas de Deus, criaram regras de comportamento para conseguir viver em sociedade. É buscando fazer o bem que o homem reflete as melhores ações para sua vida. Quando falamos de Deus, a impressão que temos é que á alguém que vai nos julgar por nossos crimes e delitos, ou seja, o que é o crime diante de Deus? O que é o mal diante dele? Na verdade nós temos dentro de nós a consciência do mal, nós sabemos definir corretamente o mal e o bem, qual ação é boa e qual não é. E isso será que foi Deus que colocou em nossa vida? Ou fomos influenciados por toda a tradição? A ética é prática humana, não de Deus. O homem deve ser ético, não por causa dos conceitos religiosos ou filosóficos, mas porque isto já é inerente ao homem, porque, o homem sendo capacitado de inteligência ele consegue ver quais atitudes são boas para si, para os outros e para o mundo.
2007-03-27 10:29:42
·
answer #3
·
answered by Tadeu 2
·
1⤊
0⤋
O mal e o bem se justificam não por si só, mas pela natureza humana. É impensável um ser humano sem estes dois elementos. São elementos que colocam equilíbrio na vida humana, e faz com que a humanidade perdure. Renegando um ou outro, se renega a própria natureza. Pq não ser mal, ou não ser bom? Pq reprimir a si próprio? Como diria Nietzche, pq prender os cachorros dentro de si?
Sou agnóstico. Acredito que algumas respostas jamais serão encontradas, por isso, não me apego a dogmas, muito menos religiosos. São grades que lhe cercam, que escravizam, que definem artificialmente. São limitações ao ser humano a valores e princípios que lhe foram impostos, e não escolhidos. E que pertencem tão somente a uma cultura específica. Como saber quem eu sou, se me limito a uma doutrina, se sigo apenas o que ela diz, e não a mim mesmo? E mais, se é um aspecto cultural, pq a cultura ocidental é a correta, e não a oriental? Pq o cristianismo, e não o islamismo ou busdismo ou espiritismo? Pq sobrepor a religião à cultura. Ela pertence a cultura de um povo, nada mais. Ela é apenas mais uma das fantásticas construções sociais criadas pela mente humana. Não existe originalmente. Foi criada, assim como os números. Artificialmente. Então, pq seguir artificialidades, e negar a si próprio? Negar o que é de fato?
O engraçado disso tudo, é que, apesar de não pertencer a nenhuma doutrina específica, tenho (e sigo) princípios que as religiões apregoam. Fraternidade, solidariedade, amor. E pq? Pq construo o meu próprio caminho. Busco a verdade, e só a encontro no conhecimento. E o que encontrei até hoje, é que o sentido para vida somos nós mesmos que damos. E entendo que para perpetuar a humanidade, é necessário enxergar a si próprio como um indivíduo, mas não tão somente. É necessário enxergar a si próprio como um membro de uma rede mais complexa, chamada sociedade, chamada humanidade. Precisamos um do outro, somos uma rede, uma equipe. E sem ética, sem respeito ao ser humano e ao meio ambiente, não perduramos, não existimos. Não teríamos leito e o quebra-cabeça estaria incompleto.
A razão, portanto, de preferir o bem ao mal, é que foi este o sentido que dei para minha vida. O de entender a manutenção da humanidade. De pertencer ao grande jogo e contribuir para que as regras deste jogo sejam as mais humanas possíveis. E isto requer conhecimento e liberdade.
Quando a humanidade entender a seguinte frase, e agir em coerência com ela, teremos dado um grande passo para um futuro mais humano: A vida é um eterno retorno.
SIM, É POSSÍVEL UMA ÉTICA SEM DEUS.
PS: Há uma crítica às religiões logo acima. Como o meu caro interlocutor é um padre (pelo menos no nome), sei que dificilmente a minha resposta será tida como a melhor. De qq forma, foi uma boa oportunidade de expressão.
PPS: Também há bons cristãos na minha família. =D
2007-03-27 09:44:21
·
answer #4
·
answered by F. 2
·
1⤊
0⤋
Porque? Só quem tem religião é ético?Você ofende pessoas,
2007-03-29 04:16:08
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
pode , so nao entra no cel
2007-03-29 02:54:54
·
answer #6
·
answered by akksonlima2006 6
·
0⤊
0⤋
é possível ter consciencia de si mesmo
2007-03-29 00:12:01
·
answer #7
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Sim...
Leia "O existencialismo é humanismo" do Jean Paul Sartre
Ele era ateu e trabalhava muito em cima da moral em sua
filosofia existencialista...
Ele é a resposta para esta sua pergunta...
falow aih e ti cuida...
2007-03-28 21:46:59
·
answer #8
·
answered by Luiz André 1
·
0⤊
0⤋
Prezado Padrejorgeribeiro...
Ao falarmos de qualidade, sentimos a real necessidade de compará-la com as formas positivas e negativas do ser.
Ética é agir de uma maneira cuja sociedade apóie.
Viver conforme as necessidade de aceitação do público.
Deus é o Ser Supremo Detentor de todos os dons e de toda a ciência.
Nesse quesito, temos "provas" de que ele existe assim como tbm existem as provas de sua inexistência.
Por isso, muitos seguem o ditado que diz: tudo existe àquele que crê.
Se o poder da mente é assim tão significativa, Deus seria o nosso pensamento?
Não temos pq indgar a existência ou não de Deus.
A origem do mundo é o enigma mais desejado a conhecer.
Enquanto às bondades e maldades, é importante salientar que o bem e o mal existem por intemédio da "ação" do ser humano.
E as auterações climáticas desastrosas tem alguma ação humana para prejudicar o mal?
Dizem que hjá contribuição do homem mas mesmo que não houvesse, a natureza tbm é detentora de um poder natural.
E o homem é um ser natural.
E consequentemente tudo aquilo q é natural é detentor de qualidade positivas e negativas.
Deus, em sua infinita bondade, não comete algum mal?
E a criação do Inferno? É uma atitude boa?
O bem e o mal se atraem assim com falam dos opostos.
Todos possuem essas qualidades e "desqualidades".
O importante é entender q por nós mesmos andam os caminnhos da bondade e da maldade respectivamente.
E que tudo aquilo nos dado por uma "unidade Divina" possas ser reaproveitada pela inteligência de nossa mentee conquistada, não com o acaso mas com a certeza de q somos meros integrantes dessa natureza.
Abraços!!!!!!!!!!
2007-03-27 09:49:31
·
answer #9
·
answered by Chick 2
·
0⤊
0⤋
Sim. Deus so quer de nos sinceridade fidelidade.
E ele procura os verdadeiro adoradores que o adorem em
espirito e em verdade.
E para evitar o mal entre no caminho que é Jesus.
Aquele que habita no esconderijo do altissimo à sombra do
onipotente descansará (salmo 91)
2007-03-27 09:27:39
·
answer #10
·
answered by BOB DICK 4
·
0⤊
0⤋