"Pimenta nos olhos dos outros é refresco..."
Eu dependo de transporte público diariamente e costumo observar o seguinte:
As pessoas não gostam de ceder acento aos mais velhos, mesmo quando os acentos já se encontram reservados. E quando cedem, o fazem de cara feia ou resmungando. Dificilmente vejo pessoas que, de imediato, cedem o acento.
Outra falta de gentileza que assito é o não se importar com os pacotes, mochilas, bolsas... e demais pertences que as pessoas que estão de pé carregam. Com certeza é porque quem está sentado ainda não passou pelo incômodo de estar de pé, com o ônibus lotado e ter as mãos ocupadas com embrulhos e mal conseguir se equilibrar.... é horrível!
Sem contar os que falam tão alto que incomodam - e muito - àqueles que enfretaram uma jornada inteira de trabalho e regressam pra casa.
Ah, claro que tem os engraçadinhos que adoram se "enroscar" nas mulheres... Tem os que falam alto ao celular, os que fazem de tudo pra dificultar o troco com notas altas, aqueles que insistem em estacionar logo na porta de desembarque, os malas que adoram transitar pelo ônibus com as mochilas nas costas esbarrando em todo mundo... enfim, é um exercício diário de resistência e paciência pra quem precisa utilizar.
Acho que bom censo é a palavra. Falta bom censo e gentileza.
Tenho procurado me colocar no lugar das pessoas e assim procuro ceder lugares, oferecer para carregar embrulhos e sempre que possível, tento não incomodar demais o próximo.
2007-03-27 00:57:30
·
answer #1
·
answered by Nithas 3
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida temos que fazer nossa parte independente do que outro faça, o certo é certo, mesmo que ninguém o faça, o errado é errado mesmo que todos o façam. Mas também creio que o poder público levasse o TC a serio, como prioridade nº 1, talvez estaríamos vivendo uma outra realidade.
2007-03-30 19:13:07
·
answer #2
·
answered by passe livre para todos - ônibus 2
·
2⤊
0⤋
transporte coletivo é isso....aumenta o numero de transportes ou aumenta o tamanho dos corredores.
2007-04-01 21:22:55
·
answer #3
·
answered by didi_767 6
·
0⤊
0⤋
A postura em qquer situação é ser razoável e pensar no coletivo. Isso faz diferença.
2007-04-01 19:06:17
·
answer #4
·
answered by Mirella D 2
·
0⤊
0⤋
Eu entraria segurando a mochila, pois além de incômodo, importuna os outros.
2007-04-01 10:42:23
·
answer #5
·
answered by Aryanna 1
·
0⤊
0⤋
Júpiter.
Esta que chamo uma discussão produtiva, fruto de quem é comum neste país e que usa transporte coletivo. Certamente que alguns não sabem o que isso significa, tanto para transporte de passageiros, como para transporte escolar.
Minha postura é a seguinte. Saúdo ao motorista quando saio e ao cobrador quando entro. Costumo me sentar quando não tem ninguém em poltronas ou assentos fora das preferenciais, sempre deixando as de idosos e gestantes lives por que são garantidas por Lei. Costumo ficar no fundo quando vejo que está lotado. E geralmente não ando de mochilas nas costas. Quanto estou procuro proteger da passagem dos que ficam ao redor de mim. Algumas vezes algumas pessoas fazem a gentileza de pegar e segurar para que possamos nos situar melhor. Costumo bater papo com a pessoa ao lado quando vejo que é alguém também confiável. Nem sempre. Evito jogar papéis ou copos plásticos ou outros vasilhames no chão do carro. Costumo ajudar os que vendem mercadorias como canetas ou balas, e coisas do tipo quando tenho sobras. Qdo não fico na minha. Se estiver uma gestante ou uma idosa, gosto de ceder o lugar para elas. Enfim faço o que posso, e quando não posso não utlilizo o coletivo. Enfim, vejo muitas pessoas usarem-se dele sem nada pagar e sem atributo legal para isso.
Abcs
2007-03-31 20:05:34
·
answer #6
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Procuro atrapalhar o mínimo possível. O detalhe da mochila foi um tok e tanto, pq sou estudante e ando de mochila direto q nem me lembro q ela está nas costas, e muito menos atrapalhando.
Vou ficar + ligada.
2007-03-30 11:46:19
·
answer #7
·
answered by Vanessinha 1
·
0⤊
0⤋
O ideal é ficar em local que não encomode ninguém.
2007-03-28 15:18:13
·
answer #8
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
olhe jupiterzinha, nao uso transporte coletivo, pois tenho carro próprio e tambem moro em cidade pequena , mas quando morava em cidade grande quando fazia faculdade, as mulheres usavam mochila nas costas, para impedir daqueles sujeitos mal intencionados, que encoxavam, ou ficavam esfregando, nos seus traseiros, porque geralmente em horario de pico a coisa é feia, tanto em onibus ou trens, valeu
2007-03-27 07:40:16
·
answer #9
·
answered by ***///**** 5
·
0⤊
0⤋
Cara colega,
Eu geralmente só vou para perto da porta quando estou a uma estação do ponto onde vou descer. Detesto quando o povo fica na porta, atrapalhando o fluxo de pessoas. Uma vez, por causa disso, eu fiquei entalada na porta, porque estava carregando uma mala pesadíssima (ia da Barra Funda para a Tietê) e o filho da **** ao invés de sair da frente, ficou lá ocupando a porta inteira...
Quem já passou por isso sabe o quanto é chato... Todo mundo no vagão ficou me olhando como se eu fosse um ET...
Não costumo fazer com os outros o que eu não gosto que façam comigo. Portanto, fico longe das portas do vagão, quando ando de metrô.
2007-03-27 07:40:05
·
answer #10
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋