resposta
resumo sobre litosfera=A litosfera (do grego "Lithos" = pedra) é a parte do planeta Terra constituída por rochas e solo, correspondendo à crosta terrestre. É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da Hidrosfera e da atmosfera, que na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.
A litosfera é a camada sólida mais externa da terra. Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. A litosfera, nas regiões continentais, é constituída principalmente de rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental). Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crusta oceânica). A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação da erosão ou pela atuação dos chamados agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.
A litosfera e constituida principalmente pela crosta continental pela crosta oceânica e pela parte externa do manto.
resumo sobre hidrosfera=Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Por outras palavras, hidrosfera é a camada do planeta que tem água.
O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rios, lagos ,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre. A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.
A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.Hidrosfera da Terra=A hidrosfera da Terra consiste principalmente nos oceanos, mas inclui todos os ambientes aquáticos, como citado anteriormente. A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. A massa dos oceanos é de aproximadamente 1.35 x 1018 toneladas, ou cerca de 1/4400 da massa total da Terra.
A abundância de água na Terra é uma característica original que distingue nosso chamado "planeta azul" de outros no sistema solar. Aproximadamente 70,8% (97% de água do mar e 3% de água doce) da Terra são cobertos de água e somente 29,2% de terra. A órbita solar, o vulcanismo, a gravidade, o efeito estufa e a atmosfera combinam-se para fazer da Terra um planeta de água.
A Terra é provavelmente o único planeta do sistema solar onde se encontra a água em estado líquido. Sem a ação do efeito estufa a água certamente congelaria. Estudos paleontológicos indicam que logo após as cianobactérias colonizarem os oceanos, o efeito estufa teria "falhado", e os oceanos teriam congelado por 10 a 100 milhões de anos. Tal acontecimento é chamado de Snowball Earth (em inglês.
Em outros planetas, tais como Vênus, a água gasosa é destruída pela radiação ultravioleta do sol, e o hidrogênio é ionizado e afastado pelo vento solar. Este efeito é lento, mas inexorável. Esta é uma hipótese que explica porque Vênus não teria nenhuma água.
Na atmosfera da Terra, uma camada tênue de ozônio dentro da estratosfera absorve a maior parte da radiação ultravioleta, reduzindo seus impactos. O ozônio pode ser produzido em uma atmosfera que contenha uma grande quantidade de oxigênio, produzido na biosfera (através das plantas).
O vulcanismo emite continuamente vapor de água oriundo do interior do planeta. O movimento das placas tectônicas libera dióxido de carbono. Os minerais presentes no interior da Terra contêm grande quantidade de água.O ciclo da água descreve os métodos de transporte da água na hidrosfera. Este ciclo inclui a água presente abaixo da superfície e nas rochas (litosfera), a água presente nas plantas e nos animais (biosfera), a água que se encontra na superfície e a água que se encontra na atmosfera em forma de vapor, nuvem e chuva.
História
Há diversas teorias a respeito da formação da hidrosfera na Terra. O planeta contêm proporcionalmente mais água na superfície do que outros corpos existentes no sistema solar.
Uma das hipóteses que tem ganhado popularidade entre cientistas é a de que a Terra esteja sujeita a um período de bombardeio de cometas e asteróides ricos em água.
Idades do gelo=A Idade do Gelo ou Era Glacial é a designação dada ao período em que a Terra se encontra com uma atmosfera composta por uma quantidade muito elevada de água (umidade excessivamente elevada do ar), quando tem seus ajuntamentos de água bastante ampliados (chegando a atingir a própria atmosfera da Terra), mantendo assim uma temperatura muito baixa (por isso também chamada Idade do Gelo), diminuindo o nível dos oceanos e gerando condições de vida bastante inóspitas.
Os indícios da existência dessa era são bastantes evidentes até mesmo para as nossas épocas. A existência de fósseis de animais extintos, como dinossauros (animais répteis), e certas características em animais sobreviventes nos períodos atuais mostram fortemente os indícios da sua existência.
Segundo levantamentos feitos por estudiosos, o fim do período da Era Glacial é dado pela mudança da umidade atmosférica, fazendo com que se dê uma diminuição da quantidade de água existente no ar (queda da umidade relativa do ar), gerando assim o um acúmulo maior das águas nos oceanos e o aquecimento a nível global.
Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciais, ocorrendo com freqüências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:
* Glaciação de Günz - há cerca de 700 mil anos
* Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos
* Glaciação Riss - há cerca de 300 mil anos
* Glaciação Würm - há cerca de 150 mil anos
De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo. Devido à ação humana (principalmente através de atividades industriais e do desmatamento florestal), a planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo. Se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos; por outro está provocando grandes desastres ecológicos como furações e tornados, secas e queda na diversidade biológica. Além disso, o efeito do aquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. Estudos de predições dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado, podem afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa; enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.
O impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis.
[editar] O Homem na Idade do Gelo
O ancestral humano deste período é denominado homem de Cro-Magnon, que convivia com espécies animais já extintas, como os mamutes, os leões das cavernas e os cervos gigantes, entre outros.
O ser humano dispersa uma infinidade de espécies pela superfície do planeta; plantas, animais domésticos, etc. Em zoológicos, parques, jardins domésticos, criações e plantações, espécies que nunca teriam saído por conta própria de suas origens só o fizeram pela ação da "mão" do Homem.Durante a história da Terra houve uma série de períodos em que uma parcela significativa da hidrosfera ficou congelada. Durante esse período, acredita-se que o gelo do mar se estendeu até a região da linha do Equador.
Teriam acontecido quatro idades do gelo principais durante a história terrestre. A última há aproximadamente 4107 anos atrás e ganhou intensidade durante o pleistoceno.
Os indícios da existência dessa era são bastantes evidentes até mesmo para as nossas épocas. A existência de fósseis de animais extintos, como dinossauros (répteis), e certas características em animais sobreviventes nos períodos atuais mostram fortemente os indícios da sua existência.
[editar] Vida
Em praticamente todos os ambientes aquáticos existentes na atmosfera possibilitam o surgimento e o desenvolvimento de seres vivos. O ciclo da água permite a purificação natural da água salgado e doce. Através da evaporação é removido grande parte dos poluentes existentes na atmosfera, purificando-a. Embora a maior parte da vida na Terra existir nos oceanos e outros ambientes aquáticos, os seres humanos estão particularmente interessados na hidrosfera porque esta fornece água para o consumo humano.
A busca pela vida em outros corpos celestiais em nosso sistema solar é focalizado primeiramente na busca pela existência de água nos mesmos. Esses lugares são pesquisados pois, num futuro distante, poderiam servir de habitação para o homem, segundo alguns cientistas.
[editar] Extinção
Os cientistas acreditam que daqui aproximadamente 4109 anos o sol terá esgotado sua fonte de hidrogênio em seu núcleo e a estrela expandirá em tamanho. Durante esse processo, a temperatura na superfície da Terra irá se elevar consideravelmente, fervendo toda a água existente, evaporando-a.
[editar] Outras hidrosferas
Acredita-se que possa existir uma hidrosfera "grossa" em torno da lua Europa. A camada exterior desta hidrosfera seria congelada quase inteiramente, mas os modelos atuais predizem que há um oceano até 100 quilômetros dentro - a profundidade debaixo do gelo.
Sugeriu-se que a lua Ganímedes pode também possuir um oceano subsuperficial. Entretanto, acredita-se que a camada exterior desta atmosfera seja mais "grossa" do que a existente em Europa.
resumo sobre atmosfera=Podemos definir a atmosfera como sendo uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, que também existe em outros planetas do sistema solar que também possuem atmosfera.
2007-03-27 01:06:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
6⤋
A Terra é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes que dão sustentação a vida.
Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da superfície da Terra que é a camada de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera, dando origem a Biosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.
Para saber mais:
http://br.geocities.com/sousaraujo/a1_au8_ambientes_da.html
2007-03-27 07:28:11
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋