English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

são sentimentos que conseguem facilmente bloquear a razão, a lucidez e o raciocínio? Vj bem, a base de nossa sobrevivencia são os nossos cinco sentidos primitivos (tato, olfato, audiçao, paladar e visão); usamos a nossa inteligencia lógica e o raciocínio analítico, para nos desenvolvermos individualmente e em grupo na sociedade. Aprendemos a nos defender, a nos alimentar a seguir uma série de padrões que essa sociedade exige, afim de que possamos participar dela; Obedecemos leis, costumes, etc; Nossos instintos básicos, sempre nos protegem e nos deixam alerta qd algo está errado; Mas qd esses sentimentos surgem, é fácil observar que, apesar de td essa defesa interna, eles nos destravam e acabamos por fazermos coisas que naturalmente não fariamos, se estivessemos ouvindo a nossa lógica. Existe um aumento de adrenalina; perdemos o controle de nossa razão; td passa a ter um segundo plano; tem gente que abandona o lar estruturado, para viver sua paixão; Algo ilogico e incoerente...

2007-03-26 11:10:44 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

Eu sei que e extremamente difícil equacionar um sentimento, então pelo menos emita alguma opinião; no seu entendimento pq esse fato ocorre com todos nos?

2007-03-26 11:11:08 · update #1

11 respostas

Creio que isso ocorre por que atrás desse sentimento há toda uma história, nossa história. A perda dos sentidos se deve a soma de fatores decorrentes dessa história. Muitas vezes somos educados para enfrentarmos a vida lá fora, mas como não existe nada que nos indique onde, como ou quando e se surgirá esse sentimento, fica complicado termos um treinamento antecipado de como devemos reagir quando ele ocorre. Uma criança é maltrata de alguma forma, e aprende que amar é sofrer, amar é sentir dor, lógico que quando se tornar um adulto será dessa forma que irá amar, e na cabeça dessa pessoa a perda desses sentido ocorrerá de forma deturpada. Ou seja, quanto mais preparados estivermos desde nossa infância até a nossa vida adulta, mais prontos estaremos para amar a outro saudavelmente. Largar tudo em nome de um amor, também é uma história de vida mal contada. Em algum momento que, vezes nem nos damos conta o, trauma ocorreu. Tenho minha história pessoal e sei que amei levianamente. Felizmente a pessoa que amei tinha a cabeça centrada e me salvou de mim mesmo. E eu sequer sabia que precisava de ajuda. Mas fui amada saudavelmente.

2007-03-26 15:28:16 · answer #1 · answered by Cida 6 · 0 0

Boa noite, Dinastia!
Meu Deus, não acredito que acabei de ler o q escreveu!Vc está dizendo que o amor, bloqueia a razão, o raciocínio, a lucidez? Creio que amou, ame alguém, por acaso, perdeu a razão, deixou de raciocinar? Virou um ser irracional?
Acredito que algumas paixões, possam levar, alguns corações desavisados, a algum bloqueio momentâneo, de lucidez, mas daí a vc generalizar, foi pesado e aí, sim, sem lógica.
Caro amigo, AME, APAIXONE-SE E DESEJE.
De tudo concluo que amou, apaixonou-se e desejou a pessoa errada. Ou então estava tão contido, com esses sentimentos reprimidos, que perdeu o controle de tudo, quando o amor, a paixão e o desejo, surgiram na sua vida.
Abraços afetuosos

2007-03-26 18:43:59 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Vc conseguiu me explicar, pq devemos agir com a a razão, e tb conseguiu me explicar, quais as consequências de agirmos sem ela, e por este motivo, vc tem razão, em 50% do q vc diz, pra q vc tenha mais 50%, me explique, pq não devemos sentir amor, paixão, ou desejo, (desejo sadio) e não querer algo q não é nosso, ou impuro, pq até então, agir com razão não significa anular estes sentimentos de nossas vidas, mas sim saber controla-los de maneira q não vire um desiquilíbrio emocional, assim como chamamos de calculista, alguém q usa apenas a razão para viver.

2007-03-26 19:24:12 · answer #3 · answered by queilinha 5 · 0 0

Tem que ler tudo isso??? A não, mas acho que todos esses sentimentos nos fazem as vezes perder a razão, a lucidez, eo raciocinio.

2007-03-26 18:56:45 · answer #4 · answered by princess 5 · 0 0

Oi amigo.

Vejo a questão de modo um pouco diferente.

Os instintos são antigos, poderosos e selvagens.
Eles são os responsáveis pro nossa sobrevivência até aqui.

Nós evoluímos por mérito e como parte dessa evolução, desenvolvemos um raciocínio lógico, que nos ajuda a controlar nossos instintos.
Mas esse raciocínio ainda é rudimentar, estamos só começando a utilizá-lo corretamente.

Hoje temos mais poder do que podemos controlar, por isso vemos a ganância de poucos, matar muitos de fome e arriscar destruir a vida na Terra pelo efeito estufa. A paixão destruir famílias, o ciúme e a luxuria matando pessoas diariamente.

Nossa mente ainda é muito fraca para direcionar os instintos para atos construtivos.
Nesse momento, estamos correndo perigo, mas o universo é perfeito demais para aceitar um erro tão básico.
Somos deuses e demônios em um só corpo, mas a lógica e o coração dizem que o lado divino vai vencer essa briga.

É só evolução.

Um abraço.
.

2007-03-26 18:43:49 · answer #5 · answered by Wagner S 6 · 0 0

Tem explicação cientifica sobre isso. Nossos cérebro. As emoções percorrem no cérebor um determinado caminho que passa por nosso senso de razão, mas como uma estrada com vários atalhos, nosso cérebro também tem um. Quando temos que usar de nossa emoção de uma forma inesperada, ela percorre o atalho que existe em nosso cérbro, passando pelo que os médicos chamam de Amigdala cerebral que faz fluir rapidamente nossa emoção. Assim nossa emoçaõ não passa pelo caminho da razão e é por isso que agimos com instinto. Quantas vezes fazemos algo por impulso e depois nos perguntamos porque fizemos o que de forma pensada não teriamos feito jamais. É nossa emoção pegando o atalho e fugindo do setor da razão.
As vezes é bom fugir à razão para sair da rotina dese que seja para nosso próprio bem. tudo em demasia é prejudicial, até nossas incontrolaveis emoções.

2007-03-26 18:37:04 · answer #6 · answered by Maria Angela 7 · 0 0

O fato de a pessoa, na maioria jovens de 14 a 28 anos, fazer "loucuras" como, fugir de casa para viver um românce, vai além do estado de paixão.
Tendo em vista que o jovem tem "necessidade" de superar limites, ele coloca em risco seu futuro em busca de um objetivo, nesse caso um sentimento.
Então é extremamente importante não fazermos relação entre sentimentos e noções, quando se trata da juventude, principalmente. Pois está vivendo período onde a automotivação é o que lhe dá força para continuar a viver.
E, tendo o jovem êxito em uma aventura amorosa, mesmo perdendo amigos e parentes para isso, estará satisfeito no final da jornada.
Por fim, sentimentos são diretamente proporcionais aos sentidos, onde quando mais desejo, amor, paixão, ou seja lá o que for, que ele tenha... mais aguçados ficaram seus sentidos. Então um não bloqueia o outro. É a necessidade de superar limites que faz a pessoa perder a razão.

2007-03-26 18:36:29 · answer #7 · answered by Tamys s 1 · 0 0

Todos os sentimentos bloqueiam nossa razão, por mais que tentemos ser racionais, eles nos atingem as vezes de surpresa.
Particularmente(opinião extremamente pessoal) isto acontece, porque ainda não conseguimos nos conhecer de fato.

2007-03-26 18:28:08 · answer #8 · answered by Lau 4 · 0 0

Ô tia das Dinas. Tôda teoria, dependendo de quem a formula, é definitiva. Recomendo "Crime e Castigo" de Dostoiévski, e embora eu concorde com muito do que você diz, neste livro, se é que você ainda não o leu, mostra um pouco mais da realidade da vida. Vai lá cara, você não perdera nada. Pêlo contrário. (sem gracinhas com o pêlo) Abraço. . .

2007-03-26 18:24:06 · answer #9 · answered by H. Romeu 4 · 0 0

toda loucura e valida para viver um grande amor

2007-03-26 18:18:57 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers