Fosfolipases são as principais substâncias alergizantes dos himenópteros e agem sobre fosfolipases de diversas membranas,levando à lise celular.
As fosfolipases são de relevância particular para aformação de eicosanóides, porque os ácidos graxosprecisam estar na forma livre para serem utilizadoscomo substratos da ciclooxigenase e lipoxigenase.
As fosfolipases são enzimas hidrolíticas que degradam fos-folipídeos em quatro diferentes sítios, dependendo do localde ação da enzima sobre o substrato (WEETE, 1974; PRI-CE; CAWSON, 1977).Price et al. (1982) verificaram em seus estudos que a gemado ovo comum possui grandes quantidades de fosfolipíde-os, principalmente a fosfatidilcolina e a fosfatidiletanolamina, sendo assim os mesmos sugeriram o método de “poorplate” para a detecção de atividade fosfolipásica, utilizandogema de ovo esterilizada (Difco). A atividade de fosfolipasepositiva é determinada por uma zona de fosfolipase (PZ)que seria determinada pelo diâmetro da colônia divididopela soma do diâmetro da colônia com a zona de precipitação (halo). O método demonstrado por estes autores paraa detecção de fosfolipase é simples, seguro e reprodutível.A pesquisa a respeito do metabolismo dos fosfolipídeos foiestimulada pelo fato de que a hemólise provocada pelosvenenos de animais está associada à degradação da lecitina que possui complexa estrutura química e oferece diferentes pontos de ataque e é possível que a hidrólise damesma ocorra com o auxílio de enzimas diferentes chamadas inicialmente de lecitinases, embora outros fosfolipídeos também sejam substratos apropriados, no entanto, conforme a nomenclatura adotada por alguns autores estas enzimas são chamadas de fosfolipases que por convenção foram designadas pelas letras A, B, C e D (DENNIS, 1983apud MELO, 1990; PRICE; CAWSON, 1977).Mayser et al. (1996) concluíram que as fosfolipases são capazes de invadir e danificar a membrana do hospedeiro,bem como de manter uma relação com alta taxa de mortalidade em experimentos com animais apresentando determinantes de patogenicidade.
2007-03-30 07:00:45
·
answer #1
·
answered by Frito 6
·
0⤊
0⤋
Fosfolipases são uma super-família de enzimas que, na membrana celular, realizam a clivagem de fosfolipídios em ácidos graxos. São membros desta super-família as fosfolipases A2 que hidrolizam os fosfolipídios na posição sn-2.
As fosfolipases têm um papel importante em inflamações. Liberando ácidos graxos a partir da hidrólise do ácido araquidônico que por sua vez é precursor de eicosanóides, de prostalglandinas, tromboxanos e leucotrienos, todos poderosos mediadores no processo inflamatório.
O metabolismo dos lípides é controlado por um grupo deenzimas lipolíticas denominadas fosfolipases. Uma vez que oreceptor na membrana seja ativado pelo seu agonista, a açãodas fosfolipases é induzida. Estas irão hidrolisar fosfolípidesda própria membrana, liberando ácidos graxos e lisofosfolípidesque servirão como segundos mensageiros, ativando processosde respostas celulares.12,13As células dos mamíferos contêm diversas formas defosfolipases envolvidas nos processos de turnover fosfolipídicoe remodelação de membranas. Uma elevada atividade dasfosfolipases pode ter implicações patológicas, como perda defosfolípides da membrana, alteração de permeabilidade e in-cremento na liberação de ácidos graxos bioativos, que resul-tam em hiperatividade dos processos de transdução de sinaispós-receptor. Tais processos podem ser relevantes para osurgimento de manifestações neuropsiquiátricas.14,15É importante ressaltar que evidências atuais acerca do meca-nismo bioquímico dos principais compostos estabilizadores dohumor, utilizados no tratamento do TAB (lítio, valproato ecarbamazepina), indicam que essas drogas não possuem suaação principal nos neurotransmissores ou receptores, mas apre-sentam efeitos inibitórios nos processos pós-sinápticos detransdução de sinais modulados pelas fosfolipases.
2007-03-29 02:50:02
·
answer #2
·
answered by Vanyle 6
·
2⤊
0⤋