Oi Mile
O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo.
Sua principal função era expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia.
Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas.
Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito.
No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.
Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O
Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.
O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico.
Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.
As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colãs e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos.
É o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais.
Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belíssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.
Um abraço!
2007-03-26 08:38:03
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
2⤊
1⤋
O BALLET CLÁSSICO se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as "entradas de mouriscas", usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.
Os espetáculos ganharam maior dramaticidade na Itália e os temas da mitologia clássica substituíram os dos romances medievais. A dança pantomímica passou a ser executada por bailarinos profissionais e transformada em espetáculo público.
O balé se estruturou na Itália, antes de se desenvolver na França. Em meados do século XVI, Catarina de Médicis levou a Paris o balé "Comique de la Reine". A primeira peça de gênero dramático "Ballet de Circé" foi composta em 1581, pelo músico italiano Baldassarino.
O BALÉ CONTEMPORÂNEO, mais conhecido por BALLET MODERNO, foi criado no início do século e ainda preserva o uso de pontas e gestuais muiito próximos do ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.
As roupas usadas no ballet moderno são, geralmente, collants e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimentos aos bailarinos. É o estilo que esquecerá os passos clássicos, com movimentos harmônicos e delicados, dando ênfase aos movimentos corporais assimétricos.
Entre os pioneiros do movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis; o suíço Emile Jacques-Dalcrose; e o húngaro Rudolf Laban. Isadora Duncan era a mais espontânea, dançava descalça e vestia túnicas soltas, não permitia cenários que pudessem desviar a atenção da platéia.
2007-04-02 10:47:41
·
answer #2
·
answered by maria celia mg 5
·
0⤊
0⤋
o bale classico e diferente do balet moderno porque:o balet classico, tem as suas regras,que nao permite alteracao dos passos,e nao requer a nenhuma restrucao nao cumprida.
2007-04-02 09:39:40
·
answer #3
·
answered by Ll 4
·
0⤊
0⤋
NÃO
2007-03-31 12:39:17
·
answer #4
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Estilo, técnica, liberdade coreográfica. Só em olhar você já sabe.
2007-03-30 17:54:59
·
answer #5
·
answered by pestilpen3 5
·
0⤊
0⤋
O balé clássico se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as "entradas de mouriscas", usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.
No século XX, apareceu o Balé Moderno, que não se preocupava mais em contar uma história definida, os movimentos passam a ser mais importantes. As roupas usadas nesse tipo de Balé são colãs e malhas, diferente dos outros gêneros de Balé, sempre luxuosos, com saiotes e muitas roupas brilhantes.
2007-03-26 13:30:02
·
answer #6
·
answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7
·
0⤊
0⤋
Balllet clássico geralmente é dançado nas pontas, com movimentos mais suaves e clássicos, roupas delicadas e coloridas, é outro estilo.. mais romantico.
O ballet contemporâneo ou moderno dá mais enfase aos movimentos no chão, mais bruscos, sem muita leveza, com roupas menos delicadas e música menos clássicas...
Espero ter ajudado!
2007-03-26 09:03:50
·
answer #7
·
answered by Thamíris 1
·
0⤊
0⤋
A técnica é diferente e, na maioria das vezes, não existe a famigerada "sapatilha de ponta" na dança moderna...
2007-03-26 08:38:28
·
answer #8
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋