É sinónimo de Retículo Endoplasmático Rugoso, é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca). O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita, de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem portanto função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma.
2007-03-26 07:59:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Ergastoplasma é o mesmo que Retículo Endoplasmático Rugoso.
É uma denominação meio antiga para esta estrutura, e que hoje praticamente não é mais utilizada. No entanto, é sempre bom lembra-la, pois os vestibulares continuam a usá-la, como uma "pegadinha" nas provas. É sempre bom ficar de olho nesses termos em desuso...
2007-03-28 06:53:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre Retículo endoplasmático=O retículo endoplasmático é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca). O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita, de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem portanto função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma.
Reconhecem-se dois tipos de retículo endoplasmático, liso e rugoso.Retículo endoplasmático rugoso
O retículo endoplasmático rugoso é formado por sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos a membrana o que lhe confere aspecto granular. Função: Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. É também chamado ergastoplasma, palavra originada do grego ergozomai, que significa elaborar, sintetizar. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco. a microscopia eletronica revelou a presença, no interior do citoplasma, de um reticulo de membranas lipoproteicas que foi denominado reticulo endoplasmatico(RE). conforme a posiçao das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e saculos ou vesículas achatadas .O reticulo endoplasmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superficie interna da celula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorencia de reaçoes quimicas necessarias ao metabolismo celular.
[editar] Retículo endoplasmático liso
O retículo endoplasmático liso é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos a membrana. Função: Participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios. Atua também na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo, desta forma o REL tem, como uma de suas funções, a desintoxicação do organismo. Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do fígado e das gônadas.
[editar] Retículo endoplasmático e a tolerância ao álcool
O etanol, ou mesmo certas drogas, como sedativos, quando ingeridos em excesso ou com freqüência, induzem a proliferação do retículo não-granuloso e de suas enzimas. Isso aumenta a tolerância do organismo à droga, o que significa que doses cada vez mais altas são necessárias para que ela possa fazer efeito. Esse aumento de tolerância a uma substância pode trazer como conseqüência o aumento da tolerância a outras substancias úteis ao organismo, como é o caso de antibióticos. Esse é uma alerta importante para que possamos entender parte dos problemas decorrentes da excessiva ingestão de bebidas alcoólicas e do uso de medicamentos sem prescrição,e controle médico.
2007-03-26 10:12:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ergatoplasma palavra originada do grego ergozomai, que significa elaborar, sintetizar é sinónimo de Retículo Endoplasmático Rugoso.
O retículo endoplasmático rugoso é formado por sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos a membrana o que lhe confere aspecto granular. Função: Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco. a microscopia eletronica revelou a presença, no interior do citoplasma, de um reticulo de membranas lipoproteicas que foi denominado reticulo endoplasmatico (RE). conforme a posiçao das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e saculos ou vesículas achatadas .O reticulo endoplasmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superficie interna da celula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorencia de reaçoes quimicas necessarias ao metabolismo celular.
2007-03-26 09:15:58
·
answer #4
·
answered by Prof. Rafael 2
·
0⤊
0⤋
Trata -se do retículo endoplasmático rugoso,no citoplasma,com ribossomas aderidos,participante da síntese de proteínas .
2007-03-26 08:02:15
·
answer #5
·
answered by Alice não mora mais aqui 7
·
0⤊
0⤋