English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

É uma maneira de tentar fazer a justiça social.
Dá certo em alguns cursos, principalmente de humanas, mas quando é um curso difícil como medicina ou engenharia a maioria do pesosal não passa do 2 período e cria um problema na faculdade..pelo menos é assim na prática que eu vejo.

2007-03-26 07:31:53 · answer #1 · answered by gffam1973 6 · 1 0

como o governo não consegue melhorar o nível de ensino no pais, por vários motivos, até eleitorais (quanto mais ignorante, mais votos) já era assim no regime militar. Se tapeia o povão com cotas para pobres, negros, daqui a pouco vai vir cota para homossexuais, prostitutas, e todos os níveis numa pura tapeação ao povo. Cota é discriminação total...

2007-03-28 13:27:57 · answer #2 · answered by kekomacdonalds 4 · 1 0

sou contra qualquer tipo de discriminação, e esse é mais um deles.

2007-03-26 14:40:32 · answer #3 · answered by HELOKA 4 · 1 0

Olá Lilika,

Acho que é discriminação como qualquer outra.

Discordo do que dizem que é justiça social, não existe justiça social, toda "justiça social" é uma injustiça disfarçada. É como condenar os netos de hoje, pelos crimes dos avós de ontem... E pior, criando "direitos adquiridos" que depois dificilmente serão retirados, criando uma nova "injustiça social", que tentará ser coibida com uma outra suposta "justiça social"... Enfim, é um ciclo vicioso e preocupante. E, e "gambiarra" o Brasil já está farto.

Além disso, no Brasil somos a diversidade, a missigenação, todos temos um pé na Senzala e outro na Realeza... Não conheço ninguém que não tenha um parente loiro e outro negro, isso é Brasil e isso é bonito.

As cotas geram discriminação porque fraudam um sistema justo, no qual os melhores deveriam ter acesso as vagas, as vagas são deixadas a outros "nem tão bons assim", que serão profissionais "nem tão bons assim", que receberão "não tanto assim", etc etc etc...

Justiça seria haver vagas para todos, mas já que não há, que sejam disponibilizadas em igualdade de condições.

Quanto a quem estudou em escola pública ou particular, também não me venham com essa "historinha para boi dormir". Conheço (pessoalmente), pessoas que estudaram a vida toda em escola pública e são os melhores alunos de suas salas na faculdade, como também conheço pessoas que estudaram em escolas particulares toda a vida e nem conseguiram passar no vestiba da própria particular.

Conheço também um caso de cotas, a um índio, sabe o que houve?! Ano passado ele reprovou pela 2ª vez por faltas, (por faltas, isso não é descaso?!), além do que ele faz DP (dependencia) com quase todas as turmas do curso (isso é deplorável).

Diante do exposto, acho que a "justiça social" só é possível dando a todos a oportunidade de passar (através de uma ótima educação básica) e não segregando.

Mas, opinião cada um tem a sua. Eu estudo numa universidade pública e gratuita, passei por meus próprios méritos (estudando muito) e meus pais não tem onde cair mortos. Mas eu sou loira... e aí com as cotas, eu estaria "injustiçada", não?!

Como uns gostam de dizer aqui no Y!R: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco".

Observação: Gostaria de ver quanto tempo duraria o conceito "USP", "UNB", dentre outras, se implantassem de fato o sistema de cotas.

B-jos para todos.

2007-03-26 21:39:01 · answer #4 · answered by Si 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers