Olá Luiz,
Acho que isso se deve a alguns fatores determinantes:
1º) O Exame => Além de um exame, é também restrição de mercado (eis que a área jurídica está supersaturada), portanto o Exame é difícil;
2º) Os cursos => (tanto em universidades quanto em faculdades), são ruins, tem professores ruins ou professores relapsos (no Direito a maioria dos Professores são: Advogado, Juiz, Promotor, Procurador... e depois Professor, então o ato de lecionar está sempre em 2º plano);
3º) Os cursos => (novamente), em sua maioria tem uma grade defesada, com matérias (com o perdão de quem não concorda), inúteis ou irrelevantes para a prática jurídica, como: Filosofia do Direito. Sociologia Jurídica, Economia Política, Criminologia... etc... Tudo bem, é importante o "bom senso" na aplicação do Direito, mas é menos necessário haver matérias específicas para isso, do que deixar "de lado" matérias importantes como: Direito Previdenciário (cai em qualquer concurso mais geralmente não é lecionado) ou Direito Economico (fundamental, mas em geral matéria optativa), etc.
4º) "Status" e curso barato => Parece que todo mundo quer ser médico ou advogado, senão não está bom. Isso é um erro, bom profissional é aquele que faz bem o seu trabalho (e geralmente só o fazem quem gosta do que faz), o restante são mal humorados, mal qualificados, mal remunerados, etc. Há uma faculdade de Direito quase a cada esquina, claro que não dá para ter bons profissionais assim.
5º) Na minha opinião o mais importante: os ALUNOS => em grande parte, são péssimos ou nem sabem o que estão fazendo ali. Há muito descaso (coisa que não pode em uma carreira tão dinâmica), há muita gente procurando "status" ou "remuneração" (sinto muito mais a maioria "cai do cavalo"), há muita gente que está lá porque o pai mandou... É uma realidade horrível... O que gera? Péssimos profissionais, óbvio.
Assim, acho que falta mais atenção ao curso, principalmente dos ALUNOS e dos Professores. Direito está em todos os nossos atos da nossa vida, os profissionais da área tem que ver a carreira como algo institucional, e não como "escadinha" política.
Diante do exposto, sou completamente a favor do exame da Ordem, pode não ser perfeito, mas de fato: só passam os melhores.
B-jos para todos.
2007-03-26 05:17:41
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Olá, creio que a qualidade dos cursos de Direito têm caído bastante, como vi em algumas respostas, as Universidades estão visando somente lucros e estão se esquecendo da qualidade, fator importantíssimo qdo se fala em OAB, infelizmente essa realidade deve continuar, pois em algumas Universidades não tem nem vestibular.
2007-03-26 06:28:02
·
answer #2
·
answered by Lindinhabq 2
·
1⤊
0⤋
Você já teve a oportunidade de ler o que os advogados escrevem??? Mal dá prá entender. Agora imagina os que não conseguem passar. Se a Justiça já é ruim, imagina se baixarmos o nível para esses despreparados entrarem.
2007-03-26 05:33:00
·
answer #3
·
answered by Dr. T 6
·
1⤊
0⤋
os alunos e que são uma porcaria!eu que tenho talento não tenho dinheiro!e quem tem dinheiro não tem talento!
2007-03-26 05:08:06
·
answer #4
·
answered by laercio 3
·
1⤊
0⤋
Não sou advogado, nem Bacharel em Direito, mas acho que há dois fatores:
Há muitas faculdades realmente ruins!
O exame tem um certo rigor, mas pelo número de advogados ruins que militam por aí, talvez devesse ser mais difícil ainda!
A propósito: o Brasil precisa retirar a exigência de advogados para muitos processos, pois o aumento do número de advogados tem se relacionado com a piora da justiça!
2007-03-26 05:04:34
·
answer #5
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
Infelizmente no brasil as faculdades particulares são empresas que visam somente lucro, pagou passou, e por outro lado os aluno tem o mesmo argumento - tô pagando
Por jamais conseguiremos premio nobel de qualquer área.
2007-03-26 05:03:16
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
OS ESTUDANTES `E QUE NAO ESTUDAM MESMO !!!!
E CLARO AS FACULDADES SAO DE QUALIDADE PRECARIA ,/...........
2007-03-26 04:58:23
·
answer #7
·
answered by fafa 5
·
1⤊
0⤋
Difícil não é....digamos que é "raro". ecu já perdi as contas de quantas pessoas amam e não dizem e de quantas não amam e dizem que amam....... Não quero me tornar um falso em relação a coisa mais importante: o amor. Primeiro tenho que saber como me sinto, se é real ecu digo as vezes ecu amo sim...o relacionamento entre pessoas precisa disso, mas não sou de ficar confessando isso o pace todo....talvez minhas palavras sejam minhas atitudes, minha paciência,etc...
2016-12-19 14:14:31
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tudo é ruim, os estudantes são ruins, os professores são ruins até o exame da OAB é ruim pq. é tendencioso...
2007-03-26 06:04:48
·
answer #9
·
answered by boxteude 4
·
0⤊
1⤋
Acredito que cada caso tenha sua excessão, é claro que existem alunos que talvez não se dedicam o bastante, e com certeza é muito mais provável que o aluno tenha um déficit e não a Universidade.
E a própria ordem esta tendo que dificultar cada vez mais as provas, pois acho que o que mais tem na minha Universidade são alunos de Direito, a demanda é enorme.
2007-03-26 05:11:56
·
answer #10
·
answered by Aline Dalla 2
·
0⤊
2⤋