English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Onde psicologos, avaliavam o comportamento deles, no intuito de se descobrir, o pq de tanta crueldade para com suas vitimas (inclusive os que usaram requintes de violencia); E a conclusao? Muitos começaram a caminhar pela marginalidade por causa de traumas de infancia; ou pq foram vitimas de abusos sexuais, ou abusos fisicos (apanhavam muito); Mas a caracteristica que tds tinha em comum, eh que vieram de uma familia, completamente desagregada; desestruturada; pai ausente; mae ausente; abandono nas ruas; Ora, levando td isso em conta, vc pode afirmar que a educaçao eh realmente a base de td? se houvesse investimentos serios, vc acha que se nao acabasse, pelo menos diminuiria os indices de violencia? mesmo que essas pessoas viessem de uma familia desestruturada? o esporte seria um meio de obter um resultado eficiente? ou vc acha que nao tem mais jeito, a violencia eh algo que nao da mais para controlar? Na Colombia, nosso vizinho, investiu-se em educaçao e houve diminuiçao; o q vc acha?

2007-03-26 03:30:29 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

4 respostas

Não creio que haja uma causa única. Muitos fatores podem influenciar e/ ou determinar os comportamentos verificados nesses criminosos. Certamente existem doenças patológicas que podem causar ou agravar esse tipo de comportamento.
Mas a sua pergunta está no rumo certo. Socialmente falando, só uma educação de qualidade pode ajudar as pessoas que enveredam nos caminhos do crime por causa de uma desestruturação familiar e mesmo os casos patológicos, com diagnósticos e tratamentos mais precisos. Isso inclui programas de ATENDIMENTO aos menores abandonados (e não de confinamento). A própria desestruturação familiar tende a diminuir numa população com um padrão de educação melhor. E muitos outros países já deram o exemplo para nos basearmos.

2007-03-26 03:44:42 · answer #1 · answered by Regis 4 · 1 0

Tem jeito, não pra já, será pra longo tempo.
Primeiro, a educação tem que começar com os pais,(usar preservativo) "fazer filhos é fácil, educá-los é difícil".
Para os que aí já estão, o Estado terá que dar assistência educacional assistida.(Educação e castigo na hora da necessidade).
Pra não me alongar muito, "tem jeito se houver honestidade política"(com essa corrupção que aí está, somente vai piorar).
Abraços.

2007-03-26 10:41:07 · answer #2 · answered by Leidy 6 · 2 0

As circunstâncias dão ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem comete muitas faltas que por serem a conseqüência da posição em que a sociedade o colocou não são menos repreensíveis; mas a responsabilidade está na razão dos meios que tem de compreender o bem e o mal. É assim que o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais culpado aos olhos de Deus do que o selvagem ignorante que é governado pelos instintos.
O caráter de cada individuo, independe do meio ou do modo como foi educado.
Há pessoas más por natureza, e outras que embóra tenham sofrido toda sorte de infortúnios, são extremamente educados e tem um caráter impecável.

2007-03-26 10:53:48 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Oi de novo! Gostei da pergunta...tem muito a ver com o que penso.
Como eu disse em uma das suas perguntas anteriores, indivíduos com psicopatia (que é o caso dos criminosos mais sanguinários) podem tê-la e conviver com ela de uma maneira inofensiva para os familiares e a sociedade em geral quando se faz parte de uma família estruturada. No entanto, algumas pessoas nem precisam sofrer desse distúrbio para se revoltarem com problemas familiares e se tornarem criminosos perigosos. Não obstante, a educação também é base para a formação do caráter de uma pessoa, e, considerando que a educação do Brasil está um lixo (não faz muito tempo que terminei colegial em escola pública, sei do que falo)...as pessoas ficam mais suscetíveis à marginalidade. Concordo que, com melhoria na educação, haverá também diminuição nos índices de criminalidade, afinal, essas pessoas poderão trabalhar, ter melhores condições de moradia, etc.
Mas e os valores morais, pelos quais a família é responsável? Existem pessoas que, não importa quão bem estão suas vidas, elas vão querer extrapolar...e tudo isso pela ausência de uma educação e disciplina na infância. Ou, salvo exceções a pessoas com distúrbios. Acho que ambos são importantes. Mas é fato que, pessoas pobres mas com uma família unida dificilmente se entregam à marginalidade; já, ao contrário, vemos muitos filhinhos de papai roubando e matando, como no caso daquele promotor de justiça que matou um jovem...
Mais objetivo que isso não consigo!
Beijos...

2007-03-26 10:47:56 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers