English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O fanatismo? Tenho alguns amigos que ao se converterem (hj sao evangelicos), ficaram tao chatos; tao criticos em relaçao a td e tds, que ficou impossivel de se manter um dialogo saudavel por mais de10 minutos, sem que eles nao começem a falar de sua religiao. Eu fui espirita kardecista por 20 longos anos, mas nao ficava comentando com ninguem a minha opçao religiosa; Hj, frequento uma igreja evangelica, absorvo o conteudo espiritual transmitido pelo pastor, mas tenho o mesmo cuidado de separar as coisas; nao comento com quem nao quer ouvir; apenas qd me telefonam, ou me pedem alguma opiniao sobre algo referente a minha antiga crença, ou sobre outra coisa qualauer; Acho que as mensagens que Cristo nos deixou, deveriam ser seguidas, mas sem precisar obrigar a ninguem segui-lo. O que vc acha disso? Ja teve, ou tem amigos assim? Nao acha desagradavel, querer conversar com aquela determinada pessoa, mas ter que ouvir sermoes moralistas? ou vc acha que isso eh algo normal?

2007-03-26 03:18:02 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

vejam..nao estou criticando religiao de ninguem, muito pelo contrario; O Tema central, aqui eh, simplesmente

FANATISMO!

2007-03-26 03:45:07 · update #1

7 respostas

Bom dia!
Na minha opinião, acho que as religiões deveriam ser respeitadas por seus seguidores. Vemos direto aqui no YR pessoas querendo impor a sua verdade como a verdade absoluta. Temos que entender que cada pessoa cresceu com determinadas crenças, que isso é indiscutível quando se trata de influenciar sua formação religiosa. Tenho amigos de todas as religiões: budistas, espíritas, católicos, até ateus. Sou evangélica mas não tenho freqüentadoa Igreja, porém sou dizimista.
Deus tem feito maravilhas em minha vida, em todos os setores, e, felizmente, sou rodeada de pessoas que gostam de testemunhar. Entretanto não deixei de cultivar as amizades de diferentes religiões porque todos esses amigos são pessoas de bom caráter e nunca me deram as costas, e gosto deles. Sempre os respeitei, apesar de falarem coisas que não acredito e não gosto de ouvir (isso é normal) mas sempre cultivei a tolerância. Se estamos dispostos a amar ao próximo, temos de respeitar as diferenças. Acho que é o melhor caminho.
Obs.: Ainda com problemas no PC? Espero que fique bem logo...tô com esse problema com o PC lá de casa e também fico p...por não poder acentuar como se deve. PCs têm vida própria, hehehe! Ah, me fala por que você coleciona cabos de guarda-chuva e caneta...?
Abraços!

2007-03-26 03:31:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O fanatismo na minha opinião inicia-se quando você passa a se distanciar de Deus e enxergar a religião...Dinastia nós precisamos sim de uma igreja,uma religião para por-mos em prática toda a adoração que temos por Deus,mas é só para isso...você não vai a uma igreja para aprender a gostar de Deus,você vai a uma igreja pra ouvir sua palavra e para adorá-lo...apartir do momento que vc vai a igreja para seguir a sua religião(que no geral é melhor que a dos outros)vc passa a ser um adorador da sua religião e não de Deus....querer impor religião aos outros só dificulta mais o processo de fazer com que alguém passe a adorar a Deus....sou evangélica a 3 anos,sou de uma igreja pentecostal (aquelas bem barulhentas)me sinto bem estando lá...converso sobre religião?não...por que jamais se conversa sobre religião geralmente se discute...falo de Deus sim para quem estiver disposto a ouvir,gosto de oração,gosto de hinos,amo a bíblia,posso divitir o que aprendo sobre Deus,com quem quiser,mas a chamada salvação é individual...na igreja aprendemos que devemos orar por aquelas pessoas que ainda não conhecem o amor de Deus que se entregam as coisas do mundo(bebidas,drogas etc..)nunca aprendemos que devemos abrir o cerebro dele e enfiar nossa religião lá..até por que a salvação é individual,eu não posso salvar ninguém,só posso dizer que Deus é bom,que le existe e que ele nos ama por igual...Converso sobre tudo e também não tenho paciencia para crente cabeça de bíblia que quer te jogar biblia o tempo todo esquecendo que Deus é um verbo vivo que ama constantemente..compreende? bjos

2007-03-26 11:20:12 · answer #2 · answered by lely 3 · 1 0

Poucos são capazes de ter fé, apenas apoiados na sua fé.

Para mim a fé não depende de: local, ritual, roupas, figuras,
bugigangas tribais e todo esse comércio "cultural" de fé.
Considero a fé verdade interna, posso contatá-la no silêncio ou no meio da multidão, quando faço meu templo em mim.

Precisar de "apoio" ou "aceitação", do grupo ou do social, é perder o sentido da fé, e passar ao fanatismo, que é ligado a necessidade de dominação, poder e controle pela fé. Geralmente fanáticos possuem egos doentes e dementes, duvidam da "fé", apenas fazem uso de qualquer ideologia para manipular, os que se deixam ser manipulados. Dai vem o império da loucura e dos falsos profetas.

O poder é um teste que poucos egos enfrentam sem virar
"pipoca", como você, vi amigos e amigas enlouquecendo,
sem nada poder fazer, apenas respeitei o momento de cada um.

Beijos.

2007-03-26 11:06:52 · answer #3 · answered by Lenda. 7 · 1 0

Olá irmão! A meu ver, os cristãos falam todo o tempo pelo ardente desejo de tirarem a todos (principalmente seus amigos) do mundo, que jaz no maligno. Eu os entendo. Jesus disse que o Seu Evangelho deve ser pregado a toda criatura.
Tb fui espírita e mé dói muito ver pessoas em erros tão grandes... Mas não cabe a mim julgá-las e sim amá-las, e desejar vê-las fora do engano, seja ele qual for.
Sei bem que não é a minha vontade que prevalecerá, Graças a Deus, mas sim A Vontade de Deus sobre todos nós, pois dEle é o querer!
Porém concordo com vc! No meu trabalho por exemplo, não prego com palavras, ao menos a todo tempo, mas sempre que alguém profetiza algo incorreto sobre a minha vida, ou tenta jogar sobre mim palavras incorrtas, eu as repreendo (as palavras).
Em minha opinião, o verdadeiro cristão deve ser o que fala... na verdade, a sua vida deve ser retrato de Jesus. O Exemplo é muito mais forte, característico e atrativo do que palavras.
Sabe quando alguém usa um perfume maravilhoso, e vc quer erstar perto dessa pessoa para "sentir o cheiro"? A meu ver, deve ser mais ou menos assim: Devemos ser exemplos, atrativos, e quando as pessoas nos questinarem o que nos faz tão diferentes, não superiores (pois ninguém é superior a ninguém), mas diferentes, aí sim, o nosso testemunho de vida mostrará Quem nos fortalece! Devemos agir mais do que falar.
Porém seguimos buscando o alvo, certo?
Que Jesus o abençoe!

2007-03-26 10:39:30 · answer #4 · answered by Desir D 6 · 0 0

A fé só termina se a pessoa pára de acreditar naquilo em que acreditava;o fanatismo começa se a pessoa exagera nas suas crenças:começa fervoroso,vai ficando maníaco pelo que acredita,fica tentado a "puxar" alguém p/ a própria crença,acha que os outros estão errados por não acreditarem no mesmo que ele,só faltando obrigar essa pessoa(talvez com ameaça)a seguir sua crença.Eu já vi o suficiente de religião nessa vida e posso dizer que uma fé jamais deve ser professada dessa forma errada porque isso chega a ser uma falta de respeito com a própria crença - e o que é pior,usar onome de Alguém tão poderoso pra justificar esse erro(e a pessoa nem quer enxergar isso!) - e olha que tem alguém na mimha família que acha(certo) que devo seguir Cristo,mas do jeito que ela conhece,só porque se sente feliz na forma como encontrou Ele,entende?Não dá p/ ficar ouvindo sermão cuja intenção da pessoa é querer nos converter sem sequer perguntar se queremos(francamente!).

2007-03-26 10:39:13 · answer #5 · answered by daninhoencantado13 3 · 0 0

Eu acho que tem que haver um respeito e amor entre as pessoas e ninguém tem o direito de ficar criticando o que a outra pessoa crê.

2007-03-26 10:32:55 · answer #6 · answered by tina l 4 · 0 0

O fanátismo começa junto com a ignorancia ou a falta de oportunidade, (pobreza e outras coisas "ruins")... Veja que uma pessoa que não tem ou não quer ter acesso a outras fontes de informação, que só lê a Bíblia e só ouve o Pastor(ou outro livro sacrado e sacerdote), fica alienado, pensando que não existe mais nada no mundo a não ser aquilo, e que tudo que é dito alí é uma verdade absoluta, que qualquer um fora daquilo é possívelmente um servo do "mal"... Ou então estão sem trabalho, problemas de saúde, violência, guerra, ou seja em uma situação desesperadora, sem muito consolo além da Religião, se apegam tanto a ela, pensando que essa pode salvá-los de desta ou daquela situação... e isso faz com que a pessoa fique fanática...

Sim sem dúvida é muito chato conversar com alguém que só fala de religião... Pior ainda é quando ela começa a dizer que vc não está seguindo a Bíblia e que vai para o inferno de escorregador... Já não tenho mais paciencia para isso ...

2007-03-26 10:49:21 · answer #7 · answered by Dan@ 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers