Para alguns teóricos, vivemos a época do fim das utopias, das ideologias, dos mitos, dos ídolos (pós-modernidade). Atualmente, há a supervalorização do "real", e a própria ficção acaba por ser menos instigante do que a realidade em si, daí a importância que conquistaram os paparazzi na mídia: eles mostram o lado "real" das celebridades. Contudo, o surgimento dos reality shows, como o BBB, no Brasil, com sua audiência massiva, e a idolatria que algumas pessoas nutrem pelos participantes, nos levam a duvidar destas afirmações. Alguns teóricos dizem que essa situação é mais preocupante do que parece, na medida em que antigamente separava-se o mito da realidade, e agora ambos se fundem numa coisa só, e a realidade, artificialmente construída, passa a ter status do real, como no caso de jovens confinados em uma casa, gerando uma espécie de psicopatia social. Partindo dessas reflexões, gostaria de saber a opinião de vocês: ter ídolos é uma necessidade humana?
2007-03-26
03:08:35
·
17 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Cara, acredito que ter ídolo é uma necessidade sim, mas em determinadas situações. Primeiro temos que estabelcer a função social e individual de um ídolo. Ele serve pra quê? Simplesmente a gente sempre sonha em ser igual ao nosso ídolo. A psicologia nos relata que a criança tem como primeiro ídolo o pai ou a mãe. Isso é uma necessidade para a criança, porque ela deve se espelhar em alguém para ter e tomar atitudes para sua vida. Quando vemos esta função começamos a perceber que o ídolo não é algo totalmente depreciativo e tem sua contribuição na formação de uma pessoa.
Depois, todos nós devemos ter sempre alguém para admirar. Isto colabora principalmente em não se voltar para nós mesmos e, numa espécie de narcisismo, criar uma redoma e não admirar as virtudes das outras pessoas. Logicamente, temos que perceber nossas qualidades, mas também os defeitos. Da mesma forma: com um olhar crítico, devemos observar as qualidades das pessoas que admiramos, se pudermos, nem reparemos seus defeitos, mas tentemos colocar em nossa vida o que de bom aquela pessoa tem.
Acredito que esta é a função de um ídolo. Precisamos admirar sim as pessoas que são extraordinárias. Repito: as EXTRAORDINÁRIAS!
Valeu... Boa pergunta vc fez.
2007-03-26 04:07:09
·
answer #1
·
answered by Tadeu 2
·
0⤊
0⤋
Não ídolos não é uma necessidade humana.
Eu acho que a mídia é quem faz toda essa propaganda afim de ganhar dinheiro, eu acho que tudo isso é comércio.
Quem foi ver na minha casa o que eu estava assistindo? Ou na sua casa?
2007-03-26 03:27:42
·
answer #2
·
answered by tina l 4
·
1⤊
0⤋
Não sou diferente da maioria das pessoas. Também gosto de estar perto de amigos, de meu cantor preferido, etc. Só temos que ter discernimento para saber a diferença entre idolatria e identificação. Não necessitamos de ídolos como referência para nossas atitudes. A idolatria confunde. Em certos momentos um jovem não sabe se é ele mesmo ou um integrante do grupo Rebelde.
Ao atingirmos nossa maturidade intelectual, desenvolvemos nossa capacidade para discernir o certo do errado, o bem do mau, o bom do ruim. Desta forma não perderemos nosso foco e não deixaremos de buscar nossos objetivos.
2007-03-27 19:54:21
·
answer #3
·
answered by Julio 2
·
0⤊
0⤋
Devido às nossas limitações dentro de uma sociedade que supervaloriza o material, aqueles que não detêm tais objetos de veneração coletiva, transferem-se para a figura de pessoas notórias.
É um processo mental, meio virtual. Imagine o Superman. Clark Kent é um bundão, desprezado. Quando se transforma, passa a ser o homem-sensação, amado e desejado. Queríamos ser todos assim, mas nossa cultura capitalista elimina por completo a chance de ser sem ter.
2007-03-26 09:20:08
·
answer #4
·
answered by . 5
·
0⤊
0⤋
Não acredito na idolatria, mas os preceitos humanos veêm sendo copiados e exercitados por anos de nossa mera existência. De ídolos não! mas de modelos de vida com certeza.
2007-03-26 08:25:55
·
answer #5
·
answered by Marcos o 2
·
0⤊
0⤋
Oi Croata.
Acredito que necessitamos de exemplos a serem seguidos, seja de pai, mãe, irmão ou Ayrton Senna....
Nenhum ser humano se desenvolve sozinho, todos sofremos influências benéficas ou não....
Vai do mapa mental da pessoa, da criação que ela teve dos seus primeiros ídolos (seus pais ou pessoas que as criaram) distinguir o que é bom ou ruim.
Abraços meu caro!
2007-03-26 05:57:24
·
answer #6
·
answered by Raquel - Amelie Poulain 4
·
0⤊
0⤋
particularmente...eu não preciso.
2007-03-26 05:05:45
·
answer #7
·
answered by Lau 4
·
0⤊
0⤋
As pessoas precisam de bons exemplos... naum de idolos...
Bjos....
2007-03-26 05:05:06
·
answer #8
·
answered by i§a §empre! 4
·
0⤊
0⤋
Se você necessita de um ídolo, este deveria ser alguém que fez algo muito importante por você, sofreu para criá-lo, passou noites sem dormir para cuidar de você, trabalhou mesmo doente para tentar te alimentar, dar educação, te vestir, cantou para você dormir, chorou quando você esteve doente, deu umas palmadas quando você errou. Os pseudos ídolos que você vê por aí, sabe-se lá sobre quantas cabeças pisaram, quantas pessoas magoaram para atingir o auge, ganhar o seu dinheiro. O que o mundo precisa é mais informação, mais seriedade, até mais humor sadio, honestidade.
2007-03-26 04:49:19
·
answer #9
·
answered by bussola 4
·
0⤊
0⤋
PRECISAMOS SIM DE ÍDOLOS SÓ QUE TEMOS QUE TER SABEDORIA PARA ESCOLHER UM.
NO MEU CASO O MEUS ÍDOLOS SÃO MEU PAI E MINHA MÃE.
2007-03-26 03:45:57
·
answer #10
·
answered by marcos_lem 6
·
0⤊
0⤋