A pessoa ciumenta tem como padrão de comportamento certificar-se freqüentemente se é mesmo querida e se as outras pessoas são capazes de dar provas de seu amor, como se o amor e a atenção dependessem de algumas coisas externas à relação (como se vestir de determinada maneira ou não freqüentar alguns lugares), como se o amor exigisse um preço para ser dado e uma prova para ser recebido. É comum que os ciumentos interpretem os acontecimentos de maneira distorcida (por exemplo, o fato de o parceiro ter se arrumado para sair é interpretado como uma provocação) e sofram por isso. Esse padrão está presente desde o relacionamento com a pessoa amada até as relações com os amigos, familiares, bichos de estimação e objetos. As pessoas ciumentas costumam cobrar mais a atenção dos amigos e não gostam muito de ver seus objetos pessoais sendo usados por outras pessoas.
Por uma questão cultural, é comum as pessoas acreditarem que ciúme é prova de amor e que podem fazer pequenos sacrifícios como deixar de ir à determinados lugares ou trocar de roupa para que a pessoa amada não se chateie. O problema é que esses pequenos sacrifícios tendem a transformar-se em pequenas prisões com o passar do tempo. O ciúme vai aumentando e o prazer de estar na companhia do outro vai diminuindo.
Quem sente o ciúme também sofre e se prejudica muito, pode sentir-se desvalorizado e ficar muito ansioso quando tem que enfrentar situações em que se sente ameaçado e, muitas vezes, não consegue lidar com esse sentimento.
É importante que o casal que passa por essa dificuldade converse bastante sobre o assunto e procure, juntos, encontrar alternativas que permitam que o amor e a confiança cresçam cada vez mais.
Une accolade
2007-03-26 03:05:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Situação desagradavel essa.
Se o ciume atingir um nivel exagerado é sinal de insegurança e este relacionamento tenderá a acabar.
Fumaça
2007-03-29 13:15:31
·
answer #2
·
answered by FAROFA 7
·
0⤊
0⤋
A indiferença, quem tem sua boca diz o que quer e se ele faz cobranças é pq com certeza não deve ser nenhum santo, questione isso a ele e teras uma grande surpresa.
2007-03-28 13:19:41
·
answer #3
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
0⤋
Procure não fazer com que esta discussão se prolongue,então o melhor e deixar que tudo se acalme,principalmente se a razão for absurda,deixe ele falar,é um meio dele desabafar,logo ele entrara na real e verá que não é assim que vai se manter ao seu lado....abraço
2007-03-27 17:18:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ou entao vai correndo trocar a micro-saia por algo mais decente
ou vai colocar um soutien, pq os peitos estao ameaçando saltar pra fora da blusa.
ta vendo ,,facil acabar com briga por ciume
2007-03-27 10:38:56
·
answer #5
·
answered by belchiior 3
·
0⤊
0⤋
Ñ se deve larga-ló sozinho.Pois quem está com ciúme merece ser ouvido;gostaria q fizessem com vc.Hoje poder ser q ñ seja;+depois.
Vcs devem diálogar,pois uma homem inseguro ou deixado de lado é um perigo.
Eu mesma sou + ciúmenta.
2007-03-26 16:59:39
·
answer #6
·
answered by amorzinho 1
·
0⤊
0⤋
Todos nós, sem excessão, temos ciúmes e sentimentos de posse sobre quem amamos, o que nos diferencia é apenas o grau, nada mais.
Quando alguém sente ciúme de mim em algo que lhe gera essa sensação de ciúme, tudo que posso fazer para cessar o ciúme, é o mais óbvio: deixar de fazer o que lhe gera tal ciúme. Se devo ou não fazê-lo, se quero ou não, se ela merece ou não, esse é um outro papo. Estou apenas dizendo o que deveria ser feito, para além de desejá-lo ou não fazer.
Se tenho ciúme de minha mulher quando ela fala com um tal "Zé", por exemplo, não haverá outro remédio para meu ciúme a não ser ela parar de falar com ele. Se for de seu vestido curto, será ela parar de usá-lo, e por aí em diante.
Aí você dirá que eu é que preciso confiar nela e aprender a conviver com meu ciúme. Sim, mas só depois que conseguir fazer isso e tiver "evoluído" a esse ponto, mas enquanto não atingir esse ponto ideal para ela, terá que substituir a atitude que gera em mim o ciúme. Antes que eu mesmo decida que é melhor deixá-la e procurar outra que não me provoque tal ciúme.
Toda mulher gosta de provocar de vez em quando um ciumezinho, não é mesmo? faz bem ao seu ego, à sua segurança e à sua auto-imagem!
E, com certeza, o ciúme, no homem, dói mais que na mulher, pois, para o homem, ele seria como uma "pré-traição" ou "um indício dela", ainda que a mesma nunca venha a se consolidar. Mas é essa a terrível sensação.
A mulher pode e deve provocar ao seu homem, por sua gostosura, sua sensualidade, sua feminilidade e por sua performance sexual. E isso ela consegue com a maior facilidade, e sabe disso. Mas não provocá-lo através da iminência de que outro lhe terá acesso, e é isso que o ciúme provoca no homem, para além de haver ou não fundamento.
Ciúme não é só medo de perder; é ainda o medo de que outro também venha a ter o que "é seu" e que você julga "só seu".
Um abraço,
Guima Ubá
2007-03-26 10:57:37
·
answer #7
·
answered by Guima Ubá 2
·
0⤊
0⤋
A conversa é a solução,o ciúme surgiu deve ter sido por alguma situação,na terapia ele vai conversar,coisa que vc mesma pode discutir com ele,as vezes qdo a pessoa tem ciúme é pq se acha insuficiente para outra, entende??? o ciúme as vezes é prova de que existe alguém melhor do que vc e que o outro pode se interessar,mostre tb as qualidades dele, talvez assim ele pare.
2007-03-26 10:10:28
·
answer #8
·
answered by . 2
·
0⤊
0⤋
quem não deve não teme.
ele tem que provar que não tem nada ou dizer a verdade.
pior coisa é mentir
2007-03-26 10:06:55
·
answer #9
·
answered by docedecoco 6
·
0⤊
0⤋