English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-26 02:26:19 · 2 respostas · perguntado por nando saraiva 1 em Ciências e Matemática Biologia

2 respostas

resposta
resumo sobre sistema=Um sistema (do gr. σύστημα), é um conjunto de elementos interconectados harmonicamente, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Todo sistema possui um objetivo, embora às vezes seja difícil identificá-lo - por exemplo, quando não conseguimos visualizar o meio ambiente em que está inserido.

Um sistema consiste de componentes, entidades, partes ou elementos - embora também possam ser vistos como sub-sistemas - e as relações entre eles. A integração entre tais componentes pode se dar por fluxo de informações, matéria, energia.

A boa integração dos elementos é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possivel a este cumprir sua finalidade com eficiência; já sua falta pode implicar em mau funcionamento, inclusive falha completa. Podemos também dizer nesses últimos casos que a entropia sistêmica está alta.

Vários sistemas possuem a propriedade da homeostase, que em poucas palavras é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo. As reações homeostáticas podem ser boas ou más, dependendo se a mudança foi inesperada ou planejada, respectivamente.

Também pode-se construir modelos para abstrair aspectos de sistemas, como por exemplo um modelo matemático, modelos de engenharia de software, gráficos.

Em termos gerais, sistemas podem ser vistos de duas maneiras:

* através da análise, em que se estuda cada parte de um sistema separadamente afim de recompô-lo posteriormente.
* através de uma visão holista, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único, i.e., irredutível em suas partes.
Tipos de sistemas

Um sistema pode interagir como o seu meio, por meio de entradas e saidas. Nesses casos, é declarado com um sistema aberto - exemplos como um ser humano, uma árvore, um programa de computador padrão. Já um sistema fechado é auto-contido.

Sistemas dinâmicos tem componentes ou fluxos, ou ambos, que mudam ao longo do tempo, o que não acontece com sistemas estáticos.

Outra distinção é a relação de sistemas físicos para sistemas conceptuais. Sistemas físicos são sistemas compostos de matéria e energia. Sistemas conceptuais são compostos de idéias. Sistemas conceptuais geralmente existem para ajudar a busca de objetivos específicos ou podem ser usados para modelar sistemas físicos.
Sistemas de Informação e Ciência da Computação=Em Ciência da Computação e Ciência da Informação, sistema poder ser também um método ou um algoritmo. Para o primeiro caso existe os sistemas de cálculo, como os numerais romanos, and various systems for filing papers, e no segundo caso há os de catalogação, como vários sistemas de biblioteca e de livrarias que usam a Classificação facetada de Dewey, por exemplo. This still fits with the definition of components which are connected together (in this case in order to facilitate the flow of information)

resumo sobre ecossistema=Ecossistema (grego oykos, casa + σύστημα) designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento...

A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.

A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, detacam-se:

►Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.

►Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.

►Consumidores terciários: São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.

►Decompositores ou biorredutores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.

2007-03-26 10:27:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A bem da verdade não há muita diferença qnd pensamos que o sitema é um conjunto de eventos que se interligam permitindo o funcionamento do todo.
O ecossistema é exatamente isso, MAS o conjunto de eventos é tido como fatores ABIÓTICOS (sem vida, inanimados) e os fatores BIÓTICOS (com vida, animados), que se relacionam e interdependem tornando o conjunto um todo equilibrado.

2007-03-26 04:21:34 · answer #2 · answered by Patricia 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers