English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Psicologia

2007-03-26 02:04:59 · 3 respostas · perguntado por decaquimer5 2 em Artes e Humanidades História

3 respostas

resposta
resumo sobre Titchener=Edward Bradford TITCHENER (1867-1927)
Edward B. Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor. Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistema são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia.
Para Wundt a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, enquanto que Titchener, se centra nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação. Segundo este, a tarefa fundamental da Psicologia é descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Para tal Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, tornando-o mais próximo do de Külpe, sendo designado introspecção qualitativa e consistia em, observadores descreverem o seu estado consciente após sujeitos a um dado estímulo. Titchener opôs-se à abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentração em medidas objectivas.
De acordo com Titchener, o objecto da Psicologia é, à semelhança de Wundt, a experiência consciente e afirmou que todas as ciências compartilham deste mesmo objecto, ocupando-se cada qual de um aspecto diferente. O objecto de estudo é assim a experiência enquanto dependente das pessoas que passam por ela. Por exemplo, a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos; os físicos vêem esses fenómenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos, não necessitando que as pessoas passem pela experiência para estudarem os fenómenos, sendo por tal independentes da experiência das pessoas; pelo contrário, os psicólogos estudam os fenómenos, as sensações, em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiência das pessoas.
Titchener define a consciência como a soma das nossa experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.
Para Titchener, os problemas ou finalidades da Psicologia seriam:
1. Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples;
2. Determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam, e
3. Conectar esses elementos às suas condições fisiológicas.
Logo, os objectivos da Psicologia coincidem com os das ciências naturais.
Titchener propôs 3 estados elementares de consciência: as sensações, as imagens os estados afectivos. As sensações são os elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocadas por objectos físicos do ambiente; as imagens são elementos de ideias e estão no processo que reflecte experiências não concretamente presentes no momento, como a lembrança de uma experiência passada; os estados afectivos (afectos ou sentimentos) são elementos da emoção que estão presentes em experiências como o amor, o ódio ou a tristeza.
A era do estruturalismo acaba quando Titchener morre.

Contribuições do Estruturalismo
Titchener e os estruturalistas deram, sem dúvida, contribuições importantes à Psicologia. Definiram claramente o objecto de estudo - a experiência consciente. Os seus métodos de pesquisa seguiram a melhor tradição científica, envolvendo a observação, experimentação e medição. Como a consciência era melhor percebida pela pessoa que tinha a experiência consciente, o método de estudo do objecto deveria ser uma auto-análise (método introspectivo).
Embora o objecto de estudo dos estruturalistas esteja hoje ultrapassado, a introspecção é ainda usada em muitas áreas da Psicologia.
Com a ajuda de Titchener e os estruturalistas, a Psicologia avançou além das suas fronteiras iniciais.

Críticas ao Estruturalismo
As críticas mais fortes ao estruturalismo foram dirigidas ao seu método: a introspecção, especialmente a introspecção praticada nos laboratórios de Titchener e Külpe pois estava voltada mais para os relatos subjectivos dos elementos da consciência, enquanto que a concepção wundtiana estava voltada mais para respostas objectivas a estímulos externos.
O movimento estruturalista foi também acusado de artificialismo por causa da sua tentativa de analisar processos conscientes através da sua decomposição em elementos. Os críticos alegaram que a totalidade de uma experiência não pode ser recuperada por nenhuma associação das suas partes elementares. Para estes críticos, a experiência não ocorre em termos de sensações, imagens ou estados afectivos, mas em totalidades unificadas.
Algo da experiência consciente é inevitavelmente perdido em qualquer esforço artificial de analisá-la e a Gestalt fez uso desta crítica para lançar o seu movimento contra o estruturalismo.
Para Titchener, a Psicologia animal e a Psicologia infantil nada tinham de Psicologia, aspecto que também foi criticado. A Psicologia desenvolvia-se também em áreas que os estruturalistas excluíam.

"A mente pode observar todos os fenómenos excepto os seus próprios… O órgão observador e o órgão observado são idênticos, e a sua acção não pode ser pura e natural. Para observar, o nosso intelecto deve fazer uma pausa em sua actividade; contudo, o que se quer observar é precisamente essa actividade. Se não se puder fazer essa pausa, não se pode observar; se se conseguir fazê-la, nada há a observar. Os resultados desses métodos são proporcionais ao seu carácter absurdo" (Comte).

2007-03-26 03:43:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Edward Bradford Titchener (1867-1927) foi um psicólogo [estruturalismo|estruturalista]] britânico.

2007-03-26 09:10:03 · answer #2 · answered by Meyri 2 · 0 0

JA FOI RESPONDIDA.

2007-03-29 18:59:05 · answer #3 · answered by ÍNDIO 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers